3 caminhos para zerar a poluição plástica no delivery

Conheça as estratégias do iFood para reduzir o uso de plástico e incentivar a reciclagem

Zerar a poluição plástica em suas operações, até 2025, é um dos pilares do iFood Regenera, o plano de impacto ambiental positivo do iFood. Para cumprir essa meta, a empresa tem atuado em diferentes frentes estratégicas.

Por um lado, criou ações que permitem reduzir o uso do plástico nas entregas, especialmente talheres e canudos. Por outro, tem investido em parcerias para desenvolver embalagens sustentáveis e incentivar a cadeia da reciclagem —desde os consumidores até as cooperativas. 

Quer saber quais são essas iniciativas? Conheça, a seguir, os três eixos estratégicos do iFood para zerar com a poluição plástica na sua operação de delivery.

Redução do envio de itens plásticos

Desde junho de 2021, o aplicativo do iFood dá aos clientes a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas e canudos plásticos ao fazer o pedido. Essa é uma iniciativa da campanha “Amigos da Natureza”, que busca reduzir o consumo de plásticos de uso único e, assim, apoiar a meta do iFood Regenera de zerar a poluição plástica das entregas até 2025.

E os resultados já estão aparecendo: desde então, mais de 200 milhões pedidos foram entregues sem estes itens plásticos de uso único. Considerando apenas os pedidos que o consumidor responde “não preciso deste itens”, mais de 510 toneladas de plásticos deixaram de circular. Os próximos passos da iniciativa estão focados em incluir a pergunta sobre a necessidade do envio de sachês de condimentos nas entregas e desenvolver formas de dar visibilidade no aplicativo para os restaurantes “Amigos da Natureza”.

Incentivo ao uso embalagens sustentáveis

Para reduzir o envio de embalagens plásticas, a empresa tem investido em parcerias para ampliar o leque de opções sustentáveis e aumentar a escala destas soluções no mercado e, assim, reduzir o seu preço final. 

Uma delas, com a Suzano, visa desenvolver embalagens para uso no delivery, utilizando papel cartão livre de plástico (100% reciclável e biodegradável); outra é com a growPack, startup que produz embalagens compostáveis a partir da palha do milho.

As atuais parcerias com a indústria visam encontrar soluções escaláveis e com preço mais acessível, mas desde 2019, o iFood Shop já oferece uma seção de embalagens sustentáveis, como as da “Já Fui Mandioca”, que usa fécula de mandioca para fabricar bioembalagens que viram adubo em até 90 dias, embalagens de cana de açúcar, dentre outras.

Nos próximos anos, o foco do iFood será engajar grandes redes de restaurantes e pequenos também (estes, por meio do market place de embalagens, o iFood Shop) a adotarem embalagens mais sustentáveis nas suas operações.

Investimento em reciclagem

Depois de reduzir e substituir o uso do plástico e embalagens, chega a vez de incentivar a reciclagem. É nesta etapa que o ciclo de zerar a poluição plástica se completa, já que prevê reciclar, em 2025, 100% do volume de plástico que ainda circular (ou seja, tudo aquilo que não foi reduzido ou substituído). De um lado, o iFood ajuda as pessoas na mudança de hábitos, tanto usando o chatbot Recicla Bot para tirar dúvidas via WhatsApp como implantando pontos de entrega voluntária (PEVs). Desde 2021, 81 PEVs foram abertos em três Estados —São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia—, juntos, eles reciclam, em média, 400 toneladas de materiais por mês.

Na outra ponta, a empresa fomenta a cadeia recicladora. Uma das iniciativas do iFood Regenera é a reciclagem das mochilas térmicas usadas pelos entregadores parceiros. O programa Já Fui Bag recolhe as que não estão mais em condições de uso e, em parceria com a GreenPlat e a Retalhar, transforma esse material em novos produtos, como sacolas e pochetes, e até em combustível para a indústria. Entre 2020 e 2021, 124 toneladas de mochilas foram recuperadas em vez de ir para o aterro.

O iFood também está investindo na melhoria da cadeia de reciclagem em cooperativas. Em parceria com a eureciclo, a empresa busca otimizar a operação de cooperativas no Rio Grande do Sul. Um exemplo é a Coolabore, cooperativa de Novo Hamburgo, que promoveu aumento de mais de 40% na sua operação de resíduos reciclados.
Por fim, a todas essas ações, soma-se mais uma iniciativa: em julho de 2021, o iFood aderiu ao compromisso #DeLivreDePlástico, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos. Por ora, o iFood é a única empresa de delivery do Brasil a aderir à iniciativa.

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