3 pontos em que os investidores podem ajudar as startups

O volume de investimentos em startups alcançou o valor de R$ 50 bilhões em 2021 e vem dobrando a cada ano desde 2016, segundo dados da consultoria de inovação Distrito. Como figura ativa desse montante investido, existem mais de 200 investidores ativos no Brasil.

Esses investidores podem ser pessoas físicas (investidores-anjo), aceleradoras, programas de fomento governamentais, associações de investidores e fundos de capital de risco. Em todas as modalidades, a proposta de valor mais clara é o smart-money, expressão comum no mercado para ilustrar que o valor vai muito além do que apenas o capital aportado.

Investidores de alto impacto no mercado serão reconhecidos pelo poder das conexões que podem realizar. Por mais que seu papel como mentores e conselheiros seja importante, geralmente são as conexões que mais podem fazer a diferença para o dia a dia das startups investidas.

As principais formas de conexão que um investidor pode promover para uma startup são:

Acesso a talentos

Ao longo da jornada da startup, sempre haverá a necessidade de contratação e formação do time. Os investidores possuem um vasto contato com startups que não deram certo ou futuros empreendedores, e podem atuar como headhunters para as posições-chave.

Acesso a mercado

Parcerias comerciais, apresentação a novos clientes, desenvolvimento de negócios, dentre outras atividades que surgem com o objetivo de ajudar a startup a crescer. Esse é um grande diferencial que os investidores podem ter no dia a dia da startup para destravar importantes barreiras em potenciais novos negócios e oportunidades.

Acesso a investidores

A cada 18 meses, em média, uma startup brasileira vai precisar recorrer a uma nova rodada de investimentos. Os investidores possuem um relacionamento com os demais investidores dos próximos estágios e certamente irão auxiliar nessa preparação para uma nova rodada de captação.

Além dessas formas de conexão, um investidor ou uma investidora vão poder compartilhar muitos aprendizados práticos de outras startups investidas, que certamente irão te ajudar a encurtar caminhos e ganhar tempo para conseguir crescer melhor e mais rápido. O verdadeiro smart-money dos investidores estará na sua capacidade de promover essas conexões e compartilhar aprendizados no dia a dia.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas