5 curiosidades sobre a moto elétrica que será usada no iFood

Você sabe como funciona a moto elétrica que será usada pelo iFood em 2022? Descubra, aqui, cinco curiosidades sobre ela.

Você sabia que essa motocicleta tem 70% a menos de custos do que a convencional?

 

Em 2022, cerca de 10 mil pessoas entregadoras do iFood estarão pilotando um veículo diferente pelas ruas das cidades: a moto elétrica EVS Work. Desenvolvida pela Voltz, ela chega para se unir às bicicletas no esforço para atingir a meta de realizar 50% das entregas em modais não poluentes, até 2025.

A grande diferença da moto elétrica para a convencional, com motor a combustão, é ser um veículo sustentável e não poluente, além de reduzir em até 70% os custos com combustível e manutenção para o entregador. Quer saber mais sobre a moto elétrica? A gente revela aqui cinco curiosidades sobre ela.

O gasto com manutenção é menor

O motor da motocicleta elétrica é menor e menos complexo, ele possui menos componentes internos —pistões e cilindros não existem, como no modelo a combustão. Além disso, suas peças são menos desgastadas pela operação com eletricidade do que na queima de combustível (que gera resíduos, por exemplo). Por isso, a moto elétrica precisa de menos manutenção e dispensa a lubrificação.

Ela pode ser recarregada em qualquer tomada

A bateria que move o motor da motocicleta pode ser recarregada em qualquer tomada —sim, até a comum de casa serve. Depois de plugada na fonte de energia, o tempo total de recarga das baterias é de seis horas. Os entregadores parceiros do iFood não vão precisar gastar a energia de casa, pois poderão recarregar a moto nos postos de abastecimento e troca de baterias.

Ela evitará a emissão de 30 mil toneladas de CO2

Até o final de 2022, a previsão é que cerca de 10 mil motos elétricas da parceria VOLTZ e iFood estejam nas ruas. Isso poderá evitar a emissão de até 30 mil toneladas de CO2 que seriam lançados na atmosfera em um ano.

Seu motor não faz barulho

A moto elétrica reduz a poluição do ar e a sonora também. Na moto convencional, o motor é movido a pequenas “explosões”, por isso faz barulho. No caso da moto elétrica, isso não acontece: o motor é movido a eletricidade e não emite ruídos.

É mais leve, não tem tanque nem escapamento

Por ser movida a eletricidade, ela não precisa de um tanque (e, como não emite gases, não tem escapamento). Outra curiosidade: seu motor fica na parte traseira, e não na dianteira, como nas motos a combustão.

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