5 dicas para levantar uma rodada de investimentos

Atualmente, o Brasil conta com 16.000 startups e mais de 500 investidores ativos, segundo dados da ABStartups (2022). Os investimentos em startups estão aumentando ano após ano, e o valor que os mesmos adicionam tem sido cada vez mais reconhecido pelo mercado e pelos empreendedores.

Geralmente as startups não conseguem levantar investimento quando não estão preparadas para crescer, com o público-alvo e os canais de aquisição definidos, seu produto ainda não está no ar ou o time pode estar incompleto, por exemplo. 

Vale ressaltar que cada investidor possui uma tese de investimento, que basicamente é o estágio, setor e alguns critérios de preferência para que eles possam realizar os aportes dentro de uma estratégia e direcional.

Por outro lado, ao levantar uma rodada de investimento bem-sucedida em uma startup, existe uma série de boas práticas que podem fazer a diferença:

  • Esteja preparado/preparada: elabore um plano de crescimento claro, o quanto você precisa, como vai usar o valor, objetivos, planilhas de projeções e o pitch deck
  • Crie um relacionamento prévio com os investidores: a maioria dos investimentos acontece quando os empreendedores já conhecem os investidores. Dessa forma, procurar consumir os conteúdos, participar de eventos e pedir introduções para conhecidos, pode ajudar bastante;
  • Tenha um investidor líder, alguém que irá aportar um valor significativo na rodada, introduzir e trazer outros investidores. Isso vai aumentar a confiança dos demais e aumentar as chances de sucesso;
  • Defina um prazo para fechar a rodada de investimentos: você pode usar esse elemento como uma escassez para acelerar a tomada de decisão dos investidores;
  • Tenha bons mentores e advogados: os investidores fazem essas negociações com muito mais frequência do que as startups, e por essa assimetria de informação, é importante você ter uma boa assessoria.

Seguir essas dicas pode aumentar as suas chances de sucesso. Vale ressaltar que levantar uma rodada exige bastante dedicação e atenção, por isso se recomenda que um dos fundadores dedique boa parte do seu tempo (ou de forma integral) durante esse período.

Por último, não se esqueça de que o investimento não termina quando o dinheiro cai na conta. Será importante você contar com o investidor na criação de valor, dar updates, usufruir da rede de contatos, conhecimentos, e manter um relacionamento ativo.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas