7 curiosidades sobre veículos autônomos

Você sabia que o primeiro projeto de carro autônomo é do Leonardo da Vinci?

Veículos autônomos estão bem mais perto do dia-a-dia de todos. Mas eles não são necessariamente uma novidade, afinal foi no século XV que Leonardo da Vinci pensou em um automóvel que poderia ser conduzido sozinho, pela força das molas. 

Essa é uma das curiosidades que o iFood News traz sobre a tecnologia que promete ser um dos pilares do futuro da mobilidade. Confira

Primeiro projeto de carro autônomo é do século XV

O autor do projeto: ele mesmo, Leonardo da Vinci. Em 2004, cientistas dos Estados Unidos e da Itália conseguiram “montar” o automóvel projetado pelo inventor. O veículo de três rodas era controlado por um computador muito rudimentar programado por suas molas.

O carro fantasma

Mais recentemente — mas não tão recentemente assim, em 1925 — Francis Houdina (não confundir com o ilusionista), ex-engenheiro do exército dos Estados Unidos, modificou um automóvel com um sistema de controle de rádio. Isso fez com que o carro pudesse ser controlado remotamente, alterando velocidade, direção e até buzinando. A exibição do veículo foi na Broadway e levou pedestres a apelidarem o equipamento de “carro fantasma”, uma vez que ninguém estava atrás do volante.

Os seis níveis de autonomia

Do controle por humanos ao controle feito pela máquina há alguns níveis que conferem alguma autonomia aos veículos. O iFood News mostrou esses níveis na matéria O que é um veículo autônomo. Os carros que vemos hoje em dia nas ruas estão entre os níveis 0 (nenhuma automação) e nível 3 (automação condicional). Ainda não temos exemplos de veículos com automação nível 4 (alta autonomia) ou nível 5 (autonomia total).

Um trânsito com menos acidentes?

A expectativa é que, sim, os veículos autônomos devem deixar o trânsito mais seguro e menos congestionado, uma vez que o fator humano, responsável por boa parte dos acidentes, estaria fora da jogada. Também se espera que o trânsito seja menos “trânsito”, mais organizado e menos nocivo ao meio ambiente graças ao controle total das máquinas. Estudo feito pela Universidade de Berkeley (Estados Unidos), observou a redução no tráfego e no consumo de combustível quando o carro controlado por humanos passou para o modo automático.

Cada um é cada um

Os carros autônomos serão capazes de diferenciar os possíveis obstáculos que possam aparecer em sua frente. Isso significa que ele sabe que um pedestre é um pedestre e tem um tipo de comportamento específico. Neste vídeo é possível entender como um projeto de carro autônomo do Google diferencia objetos por cor.

TV liberada nos carros autônomos do Reino Unido (quando eles existirem)

Será possível assistir TV enquanto estiver ao volante de um veículo equipado com a tecnologia de direção autônoma. Mas o motorista deverá estar a postos para retomar o controle quando necessário. A liberação vai valer apenas para os momentos em que o carro estiver dirigindo sozinho e para os aparelhos de TV que venham instalados de fábrica. Isso significa que assistir um jogo de futebol ou a série preferida no celular continua proibido. Ponto importante: o Reino Unido ainda não tem carros autônomos andando por suas ruas.

“Não tem ninguém dentro”Em abril de 2022 a polícia de San Francisco (Estados Unidos) parou um carro operado pela Cruise, uma companhia de carro autônomo, porque o veículo estava com os faróis apagados. “Não tem ninguém dentro”, uma pessoa no vídeo diz. O carro então segue em frente, em busca de um lugar mais seguro para parar, e deixa os policiais para trás. A cena divertiu internautas.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas