A gente dá match: iFood é top 3 no relacionamento com startups

Estamos sempre em busca de startups que tenham foco em suas ideias, que assumam riscos e não se importem de colocar a mão na massa

Por Marcos Gurgel, diretor de inovação do iFood, e Heloisa Zampieri, analista de inovação aberta do iFood

O iFood está oficialmente no top 3 das empresas que melhor se relacionam com o ecossistema de startups. O ranking, realizado pela consultoria The Bakery, em parceria com a ABStartups, aponta o pódio: Ambev, iFood e Natura são as organizações que mais dão match com empresas inovadoras que estão apenas começando seu caminho para o sucesso.

O resultado foi divulgado no CASE 2022, evento que recebeu patrocínio do iFood justamente por ser voltado a impulsionar o ecossistema de inovação. Melhor timing, impossível. 😉

Esse reconhecimento não é pouca coisa. A pesquisa que colocou o iFood no top 3 levantou dados quantitativos e qualitativos de 20 gigantes de seus setores, inclusive bastante tradicionais no mercado brasileiro. Estamos falando de iniciativas como Santander, Suvinil, Andrade Gutierrez, Bayer, Renner, Vivo e Mondelez, apenas para citar algumas.

Tá, mas o que isso significa?

O objetivo do levantamento realizado pela The Bakery era demonstrar que, mais do que trabalhar com iniciativas de corporate venture capital, a empresa precisa ter um bom relacionamento com as startups a quem suas ações se destinam.

Ou seja: não é só ajudar financeiramente uma nova organização, mas fazer com que ela se sinta parte de uma comunidade, que seja acolhida nesse senso de pertencimento.

Isso se dá através de programas focados em inovação para acelerar novos negócios. No iFood, esse é o propósito do iFood Labs. Antes da abertura do CASE 2022, nós recebemos a visita de 50 empreendedores de todo o país para a tour na sede da companhia e, claro, para que eles vissem de perto o que o iFood Labs produz em valor ao ecossistema.

E a estrada é longa!

O iFood nasceu em 2011 e fechou o ano com pouco mais de doze mil usuários ativos que faziam pedidos pela clássica ligação para o restaurante. Dez anos depois, já eram mais de 60 milhões de pedidos através do aplicativo — e esse número só cresce.

Esse negócio de conectar pessoas é, sim, o nosso core business; mas, mais que isso, é nossa essência. Então, por que a gente se contentaria em ligar restaurantes, entregadores e clientes em um aplicativo se a gente pudesse fazer isso muito bem, mas ir ainda mais longe?

Essa é ideia do iFood Labs.

Nesse laboratório de inovação, nosso foco é conectar novas empresas aos principais elementos de seu sucesso. Revisamos práticas de inovação, empreendedorismo e negócios para facilitar a criação de produtos, serviços e verticais cada vez mais úteis ao público final.

Assim, o iFood Labs é o nosso hub de inovação —e, aqui, a gente testa, co-desenvolve e investe em novas soluções que possam alimentar o futuro do mundo com a gente. No fim do dia, queremos nos conectar a startups com MVP validado que queiram criar com a gente soluções que sejam testadas e, potencialmente, integradas no ecossistema do iFood.

Pesquisar, conectar, criar, crescer

É isso que a gente faz no laboratório de inovação do iFood, é isso que esperamos de quem quer se juntar ao time. Estamos sempre em busca de startups que tenham foco em suas ideias e nas estratégias de concepção de seus produtos e serviços, que assumam riscos e não se importem de colocar a mão na massa. Afinal, feito é sempre melhor que perfeito.

Cada nova organização que entra no Labs é guiada a operar em ciclos curtos, com equipes multidisciplinares que possam aprender, construir e mensurar seus resultados conforme a solução se desenvolve.

É por essas e outras que estar no top 3 das organizações que mais dão match com as startups nos deixa tão feliz: essa é a prova de que estamos indo pelo caminho certo. Além de promover o financiamento de novos produtos e serviços, trazemos essa galera que quer mudar o mundo para aprender, seguir métodos e, através de comprometimento e foco, conquistar o objetivo: mudar o mundo.

 O iFood é prova concreta dessa possibilidade. Nossa empresa conseguiu transformar uma ideia simples, de entrega de alimentos, em um movimento empreendedor, social e econômico que está presente em todo o país. Participamos e fomentamos discussões sobre nossos impactos em todas essas frentes. Queremos mais: trazer cada vez mais gente boa, com ideias incríveis, para esse hub de inovação.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas