Açaí derrete? Desvende esse e mais 5 mitos sobre o delivery

É verdade que a batata frita sempre murcha no delivery? Especialista em embalagens desvenda esse e outros mitos sobre a qualidade dos pratos entregues em casa.

É verdade que sushi e açaí não chegam frescos quando pedimos no delivery? Ou que não é bom pedir massa com molho (muito menos sopa) porque derrama? Volta e meia, surgem por aí alguns receios sobre se o prato que queremos pedir vai chegar na nossa casa como esperamos.

Para esclarecer o que é mito e o que é verdade, escalamos um especialista no assunto: Renan Serrano, coordenador de embalagens do iFood. “Cada prato demanda uma embalagem específica para a sua dinâmica, até mesmo os mais elaborados”, conta.

A seguir, ele tira algumas dúvidas a limpo e mostra como a tecnologia joga a favor para que os pratos cheguem em sua melhor forma até a mesa de quem adora pedir comida.

Batata frita sempre murcha

Mito. Já existem embalagens especiais que garantam que ela chegue crocante em casa. “Se a batata frita for totalmente vedada, vai murchar”, explica Renan. O segredo é uma embalagem com respiro especial, que permite que o vapor do alimento quente saia e a batata não murche.

Massa com molho é uma furada

Mito. A melhor maneira de transportar massas e pratos com molho abundante é usar embalagens 100% seladas com a ajuda de uma máquina específica. “A vedação correta elimina o risco de o molho vazar”, diz Renan, acrescentando que no futuro nem será preciso usar esse equipamento. “Novas tecnologias que dispensam a máquina estão em fases avançadas de testes.”

O açaí derrete no caminho

Mito. O transporte do açaí pode parecer desafiador, mas já existe um copo especial que mantém a sua temperatura para que o produto chegue gelado na casa do consumidor. E a melhor parte é que é uma embalagem sustentável: a PLA, feita de amido de milho.

Pratos quentes sempre esfriam

Mito. Quando a embalagem é vedada para que o alimento não tenha contato com o ar, a temperatura se mantém até que a comida seja entregue. Portanto, pode pedir até sopa sem medo: elas são transportadas em tigelas e potes de papel feitos especificamente para manter seu calor sem queimar a mão de quem recebe o alimento. “Uma máquina seladora veda a tampa do pote, por isso a sopa não vaza”, conta Renan.

É perigoso pedir sushi porque não chega fresco

Mito. Renan também desmente essa. “Hoje existem embalagens específicas para comida oriental, feitas com papel acartonado especialmente para manter uma boa apresentação do prato enquanto mantêm o produto na temperatura mais fria durante a janela de entrega.”

A mussarela da pizza sempre escorrega

Mito. A embalagem certa, do tamanho da pizza e com respiros para ela não murchar, faz a sua parte para que ela não “sambe” no transporte, diz Renan. Mas é o cuidado do entregador que garante que o recheio não escorregue todo para um lado, explica um craque na segurança no trânsito: Matheus Filipe, entregador parceiro de Minas Gerais. “Isso só acontece quando se acelera e freia com frequência no caminho. Quando andamos em velocidade constante, sem aceleração brusca de velocidade, a pizza chega bem.”

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas