Alimentando o futuro do mundo através da tecnologia

iFood e tecnologia são o tipo de combinação perfeita, tipo arroz e feijão. Falando nisso, veja como o iFood está alimentando o futuro do mundo com a tecnologia!

Somos mais de 5000 FoodLovers compartilhando o sonho do iFood de alimentar o futuro do mundo. Acreditamos que graças ao poder da tecnologia, podemos criar um mundo mais próspero, sustentável e inclusivo, onde todos tenham boas oportunidades e educação.

Mas para entender como a tecnologia pode ajudar nesse objetivo, vale dar um passo atrás e falar sobre como o iFood se reinventou no último ano na busca por esse sonho.

Responsabilidades para além do nosso negócio

Nos últimos meses, vimos o mundo se adaptar a uma nova realidade por conta da pandemia do Coronavírus. Nesse contexto, o iFood se tornou um serviço essencial para os brasileiros e para o nosso ecossistema: ajudamos os restaurantes a se manterem abertos e ativos, preservando milhares empregos pelos país; demos suporte e mais segurança para que as pessoas entregadoras continuassem nas ruas, garantindo suas rendas; e permitimos que os nossos clientes recebessem seus pedidos na segurança de suas casas.

Nesse cenário, ficou cada vez mais evidente que o crescimento do iFood nos trouxe grandes responsabilidades com a sociedade e com o mundo. Além do impacto econômico, também sensibilizamos o meio ambiente, pois sabemos que temos impacto no trânsito das cidades e na produção de embalagens descartáveis. Por isso, a nossa entrega precisava ser maior e com impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Crescendo com consciência

O projeto de EMI — Educação, Meio Ambiente e Inclusão nasceu alinhado a esse propósito, pois reúne uma série de iniciativas voltadas para atingirmos o objetivo de sermos uma empresa cidadã que gera impactos positivos ambiental e social.

O iFood quer alimentar o futuro do mundo através da Educação, Meio Ambiente e Inclusão


O iFood Decola, na frente de Educação, espera capacitar por meio da tecnologia mais de 5 milhões de pessoas em 5 anos, além de formar e empregar 25 mil pessoas de baixa renda em tecnologia, reduzindo o apagão tecnológico no país. Já com o iFood Regenera queremos zerar a poluição plástica no delivery e regenerar toda emissão de carbono no Meio Ambiente, emitida pelas entregas. E por fim, com o iFood Inclui, queremos corrigir dívidas históricas, incentivando a pluralidade e a colaboração onde todos terão oportunidades iguais.

Tecnologia como ingrediente fundamental

Agora que você já conhece o nosso propósito e as nossas motivações, vamos falar de como a tecnologia pode ser um ingrediente importante para alimentar esse futuro que desejamos.

A resposta é simples. Queremos ser referência mundial em sustentabilidade e criar um mundo mais inclusivo e igualitário. Mesmo com diversas ações de impacto, seremos mais eficientes se incentivarmos e engajarmos os consumidores e parceiros do iFood a viverem esse sonho com a gente. E é através da tecnologia que escalaremos esse sonho e o tornaremos possível!

Para estimularmos o engajamento através da tecnologia, um grupo de FoodLovers das áreas de Produto, Design, Tecnologia e Negócios se uniu para propor melhorias e avanços no app do iFood. Nosso desafio era conversar com consumidores, mapear as principais oportunidades e entender como o aplicativo poderia ser um facilitador para escolhas mais sustentáveis de consumidores e até mesmo dos parceiros, criando estímulos para que o ecossistema adotasse atitudes sustentáveis nas suas vidas e nos seus negócios.

Definimos que faríamos esse processo utilizando o Design Sprint, metodologia criada pelo Google que auxilia na resolução de problemas. Na teoria, o Design Sprint acontece durante 5 dias, período em que somos desafiados a descobrir, definir, esboçar, decidir, prototipar e validar uma ideia. Mas nossa abordagem foi a de usar essas 6 fases como um guia durante as semanas que tivemos para criar a visão de EMI no app.

6 fases do Design Sprint

No entanto, a gente não estava saindo do zero, já que através do app é possível realizar doações para algumas ONGs e até mesmo optar por não receber itens descartáveis, como talheres, canudos e guardanapos através dos restaurantes Amigos da Natureza.

Durante o Design Sprint, entendemos que precisávamos potencializar essas iniciativas acima mencionadas, além de dar mais visibilidade para o consumidor do iFood sobre as ações que vêm sendo realizadas pela empresa acerca dos temas de EMI.

A primeira delas que ganhou bastante destaque no app foi a neutralização de emissão do carbono em nossas entregas.

CO2, ce é loko?

Desde o dia 1º de julho de 2021, todos os pedidos realizados através do iFood tiveram suas entregas neutralizadas em emissão de carbono. Isso está sendo possível devido à compra do token de crédito de carbono, em parceria com a startup ambiental brasileira Moss, que destina parte dos recursos investidos para projetos de preservação ambiental da Floresta Amazônica.

Durante o mês de julho, realizamos mudanças no app para impactar o consumidor sobre o tema. Nosso objetivo era dar visibilidade de que ele receberia seu pedido sem gerar poluição ao meio ambiente, falando especificamente do CO2 gerado pelas entregas. O time de Craft, que é responsável pela nossa identidade visual, criou propostas que permearam a jornada do cliente pelo app. Começando pela animação na abertura do app, com folhas verdes no logotipo do iFood.

Ao finalizar sua compra, o cliente era impactado por dois elementos na tela de pós-pedido: um novo ícone verde, que remete à uma folha e que acompanha o entregador durante o seu trajeto, e um banner que o direcionava para mais detalhes sobre a iniciativa. E quando o pedido sai para a entrega, o cliente passou a receber a notificação “Aí sim! Seu pedido saiu pra entrega e a gente já compensou a emissão de carbono”.

Mudanças no app do iFood que deram visibilidade sobre os pedidos neutros em CO2


A campanha foi um sucesso! Nos primeiros dias, aparecemos no intervalo do jogo na Globo falando sobre o projeto, tivemos destaque em grandes players da mídia e fomos citados por diversos influenciadores digitais. Já no app, o consumidor pôde ver essa história se refletir em suas compras. Um trabalho super bem orquestrado pelas equipes Comunicação e EMI, que envolveu times de Produto, Design, Craft, Tecnologia, Social Media, PR, além das frentes de Experience (People, Driver, Customer e Restaurant).

Esses exemplos vêm pra mostrar que estamos no começo de uma história que ainda está sendo escrita. O final dela a gente já sabe como quer que seja! O que precisamos agora é fazer com que a tecnologia continue trabalhando a nosso favor para gerarmos o impacto que esperamos e consigamos alimentar o futuro do mundo.

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