Alimentar o futuro do mundo, com Educação

O propósito do iFood é alimentar o futuro do mundo. E, para nós, alimentar esse futuro vai muito além de entregar comida. Para quem quer chegar mais longe, o alimento é a Educação.

O propósito do iFood é alimentar o futuro do mundo. E, para nós, alimentar esse futuro vai muito além de entregar comida. Para quem quer chegar mais longe, o alimento é a Educação.

Enxergamos Educação como uma das principais alavancas que vão fazer a diferença para construir o Brasil que queremos: um país mais próspero, com uma educação pública de qualidade, com oportunidades de aprendizado que preparam novos talentos para o futuro do trabalho e que oferece oportunidades inclusivas para inserir todos e todas em um mercado global competitivo, principalmente no setor de tecnologia.

Mas por que o iFood investe em educação? A situação estrutural da educação brasileira é muito grave. O Brasil figura entre os 20 piores países no ranking da principal avaliação internacional de educação, o Pisa, com destaque principal para a baixa performance nas áreas de Ciências e Matemática.

A pandemia e seu agravamento acenderam um alerta vermelho sobre o atual sistema educacional do país, sendo que a infraestrutura para estudo remoto ainda é um gargalo para milhões de pessoas.

Além disso, o Brasil é um dos países que menos forma profissionais nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, áreas essenciais para a preparação de talentos, e isso já se reflete no apagão tecnológico no mercado de trabalho, onde a contratação de profissionais na área de tecnologia se torna um desafio imenso para as empresas.

O iFood entende que é necessário que as empresas contribuam para os desafios apresentados na Educação do país, visando mudar esse cenário. Por isso, se compromete em contribuir para três principais frentes até o ano de 2025:

  • Formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados em tecnologia, contribuindo para a redução do apagão tecnológico no Brasil.
  • Capacitar por meio da tecnologia, preparando mais de 5 milhões de pessoas em 5 anos para o trabalho do futuro e empreendedorismo.
  • Incentivar a educação básica, impactando 5 milhões de pessoas, desenvolvendo e fomentando STEM (Matemática, Ciências, Engenharia e Tecnologia) em redes de educação pública.


Nos comprometemos em combinar tecnologia, inovação e pessoas para transformar a Educação no Brasil. Vamos conectar necessidades com soluções, formar pessoas de grupos sub representados em tecnologia e conectá-las com oportunidades do mercado.

Dentro dessa frente, temos mais de 7 parceiros fechados, ofertando cursos de formação em carreiras diversas de tecnologia, como Cubos Academy, Reprograma, Rocketseat, Kenzie, Let’s Code, WoMakers Code e Resilia.

Com a Resilia, por exemplo, já formamos 29 pessoas, sendo que 27 delas foram empregadas após o curso. Além disso, o iFood lançou em outubro a plataforma do Potência Tech, que oferece cursos gratuitos, bolsas de estudo, auxílio financeiro e vagas de emprego em tecnologia.

1.600 bolsas de formação em tecnologia para pessoas de perfis sub-representados
100 alunos formados e 64 empregados na área de tecnologia até o momento.

Futuro do trabalho

Para o futuro do trabalho, queremos que planos e sonhos decolem e mais oportunidades sejam criadas. Da educação financeira de um dono de um pequeno restaurante a uma carreira em tecnologia para entregadores, vamos usar todo o nosso ecossistema para transformar realidades.

Por exemplo, por meio de programas de formação a rede de parceiros, com trilhas específicas para entregadores, empreendedores e funcionários de estabelecimentos parceiros e familiares para contribuir para aprendizagem de novas habilidades. Em parceria com a Niduu, o iFood tem sua própria plataforma de cursos de aprendizagem rápida, o iFood Decola, que já alcançou mais de 110 mil parceiros.

O iFood também possui conteúdos em parceria com a Escola Conquer, SEBRAE e SESI, com foco em donos de restaurantes e entregadores. Ao todo, já são mais de 106 mil pessoas engajadas em cursos e 53 mil certificações. Por sua vez, para atender grupos sub-representados, temos parceria com o instituto PROA, com mais de 4 mil alunos.


Educação pública

Acreditamos que só a educação de qualidade permite mais e melhores escolhas. Não por acaso, um dos nossos objetivos é unir quem pode ensinar e quem quer aprender.

Para incentivar a rede pública de ensino, o iFood está investindo na expansão do Aprendizap, ferramenta tecnológica gratuita desenvolvida pela Fundação 1bi para mitigar as desigualdades na oferta de educação a distância.

O Aprendizap já impacta mais de 150 mil alunos e professores, com trilhas para os Ensinos Fundamental e Médio, desenvolvidas em parceria com Nova Escola e Fundação Lemann. São quase 1.500 aulas, que podem ser usadas gratuitamente por alunos de todo o Brasil.

O iFood também está investindo em organizações de referência em Educação, como o Todos pela Educação e parcerias com a SEDUC-SP (Secretaria de Educação do Estado de SP), à qual estamos apoiando na revisão da grade curricular do Ensino Médio por meio do Instituto Reúna, visando fomentar STEM.

E o mais importante: acreditamos que a transformação só acontece com uma grande mobilização da sociedade como um todo. Por isso, convidamos você para participar também dessa transformação pela educação! Vamos juntos?

Renata Citron – Head de Educação e Tech
Luanna Luna – Gerente de Impacto Social
e Danielle Guastalle – Analista de Performance

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas