Anjos de Capacete: iFood capacita entregadores em primeiros socorros

Conheça o Anjos de Capacete, o projeto do iFood que capacita entregadores para atuar em primeiros socorros e tornar o trânsito mais seguro. A iniciativa acontece em parceria com diversas prefeituras.

Todo mundo sabe que trabalhar com delivery exige bastante cuidado e atenção no trânsito. Foi pensando no cotidiano dos entregadores que o iFood criou o Anjos de Capacete, um projeto voltado para a prevenção de acidentes, segurança no trânsito e capacitação desses profissionais em primeiros socorros.

A iniciativa acontece por meio de parcerias público-privadas do iFood com diversas prefeituras do país. No último ano, 162 entregadores já se voluntariaram para receber o treinamento, sendo 24 na cidade de São Paulo (SP), 85 em Belo Horizonte (MG) e 53 no Recife (PE). O projeto está em expansão para outras prefeituras, a fim de fomentar em todo o país uma verdadeira legião de heróis que não usam capa e, sim, capacete branco – o símbolo de quem se forma como Anjo de Capacete. 

A parte teórica da capacitação, que soma 40 horas/aula, é oferecida  por meio da plataforma de EaD (Educação a Distância) iFood Decola. Já a parte prática, realizada presencialmente em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e com o órgão de trânsito municipal, tem duração média de 4 a 5 horas.  

“Hoje, já temos Anjos em três cidades brasileiras de olho em tudo o que acontece no trânsito e cientes das melhores práticas de segurança e medidas que devem ser tomadas em casos de acidentes”, comenta João Sabino, diretor de Políticas Públicas do iFood. Segundo ele, a empresa pretende formar mais algumas centenas de entregadores até o fim do ano. “Faz toda diferença saber que existem olhares atentos e preparados, circulando nas ruas e avenidas.”

Pequenas ações podem salvar vidas

O grande diferencial do projeto está no fato de que uma ação rápida e consciente sobre o que fazer diante de um acidente de trânsito, como chamar o SAMU ou realizar um atendimento prévio de primeiros socorros, pode ser decisiva para salvar uma vida. 

Exemplo disso foi o que aconteceu com uma vítima de acidente de trânsito no Recife que pôde contar com a ajuda da entregadora Cintya Cavalcanti. Ela tinha se formado no projeto Anjos de Capacete havia apenas dois dias e auxiliou no resgate da vítima, reduzindo a gravidade do acidente.

Uma das primeiras turmas formadas no projeto Anjos de Capacete

“Eu torço para que mais entregadores participem do Anjos de Capacete, pois o projeto traz informações muito importantes para o nosso dia a dia, como noções de segurança no trânsito e primeiros socorros”, afirma o entregador Jefferson de Araújo, 49. Ele participou da capacitação no dia 18 de agosto, no Recife. 

Para incentivar o engajamento dos entregadores parceiros na iniciativa  e reconhecer aqueles que já participam, o iFood distribui brindes. Para os motociclistas, são entregues jaquetas, capacetes, antena corta-pipa e kit de primeiros socorros. Já os ciclistas ganham camiseta, corta-vento, squeeze, suporte de bicicleta, capacete e também um kit de primeiros socorros.

A seguir, confira como é a jornada de aprendizado de um entregador que se forma como Anjo de Capacete.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas