Como criar anúncios apetitosos no Instagram

O especialista em marketing digital, Micha Menezes, dá dicas incríveis para otimizar o perfil do Instagram do seu restaurante. Confira!

Você já se deparou com a foto do seu prato favorito nas redes sociais e ficou com água na boca?  Longe de ser uma mera coincidência, o flerte com a comida é fruto do fenômeno que fez das redes sociais uma excelente vitrine para restaurantes, bares e padarias. “Sem dúvida, elas são o lugar ideal para aparecer diante de novos clientes bem na hora em que eles estão prontos para comer”, explica o especialista em marketing digital Micha Menezes.

Segundo ele, o Instagram tem se despontado como um dos melhores canais para despertar o apetite de potenciais clientes e aumentar as vendas pelo delivery. Isso porque a rede já reúne o maior número de usuários ativos no Brasil — são 99 milhões de pessoas usando o aplicativo diariamente.

Desde 2016, Micha vem testando e validando novas estratégias e táticas de marketing digital. “Está todo mundo online, então é preciso sempre se atualizar para otimizar o investimento”, diz o especialista. “Antes o foco estava na panfletagem e no outdoor. Hoje o foco está em levar encantamento para a tela do consumidor, investindo menos e obtendo mais resultado.”

A seguir, confira as dicas do especialista sobre o passo a passo para criar anúncios pagos no Instagram, para alcançar mais consumidores e turbinar as vendas.

1 – Perfil organizado

Antes de anunciar, é preciso ter o que mostrar. “Não pode ter um Instagram fantasma, sem publicação nenhuma, senão não atrai ninguém”, diz Micha. Sua dica para os empreendedores é reservar um dia para preparar e fotografar os pratos principais e mais apetitosos para colocar no feed. Para finalizar a preparação do perfil, ele aconselha informar o que o restaurante vende, o horário de funcionamento e o link para fazer o pedido no iFood.

2 – O combo-isca

Para atrair o público a pedir online, a dica de Micha é escolher um combo-isca para fazer o anúncio. Na live, ele usou uma porção de hambúrguer com batata frita e molhos como exemplo de algo que as pessoas adoram comer e, por isso, vai incentivá-las a explorar o cardápio online e pedir mais coisas. “Quando o restaurante atrai a pessoa com a isca, dificilmente ela pede uma coisa só, porque explora bebidas, sobremesa. É uma estratégia que vende muito bem.”

3 – Capricho nas fotos

O primeiro passo para fazer um anúncio apetitoso é caprichar na foto.  “As pessoas primeiro comem com os olhos, então uma boa foto faz a diferença na hora de publicar o anúncio”, diz Micha. Ele recomenda fotografar o prato em um local bem iluminado, sem tirar flash, usando a luz natural para deixar as cores da comida mais vivas. Para se dar bem com qualquer celular, ele indica usar o aplicativo gratuito Lightroom para ajustar a nitidez, tirar o brilho do prato e ressaltar as cores.

4 – Descrição emocional

Feita a foto, é hora de pensar no texto da publicação. “As pessoas consomem de forma emocional, então não adianta só dizer qual é o prato e o preço”, diz Micha. “Descreva o que o prato tem de melhor, o que vai abrir mais o apetite: bacon crocante, molho picante, gostinho inconfundível.” 

Para fechar o texto, o ideal é provocar o consumidor a partir para a ação –com frases como “toque no botão e faça seu pedido agora”. Ao fazer o anúncio, o botão mais eficiente é o “Saiba Mais”. “Dos testes que eu já fiz, é o que tem a maior taxa de cliques. Se a pessoa clica, aumenta  a chance de converter a venda.”

5 – Escolha do público

Os anúncios são direcionados, então é importante escolher bem o público. Para quem está começando e ainda tem poucos seguidores, Micha indica ir na opção “Criar meu público” e focar em um segmento para que o anúncio seja mais eficiente. E, ao selecionar o raio do alcance do anúncio, ele recomenda moderação. “Diminua o raio para pegar bem a sua região mesmo”, diz.

Quer saber mais dicas sobre digitalização de restaurantes? Assista às Super Lives iFood Decola, com participação do  Micha Menezes e outros especialistas, no canal do iFood para Parceiros no YouTube.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas