Como o iFood ajuda você a reduzir seu impacto ambiental

Conheça as ações voltadas para consumir menos e reciclar e reflorestar mais

Todo mundo pode tomar algumas atitudes simples, no dia a dia, para proteger o meio ambiente. Mas será que dá para fazer isso também na hora de pedir comida? Se for no iFood, dá. Afinal, o plano de impacto ambiental positivo da empresa —o iFood Regenera— tem como metas neutralizar a emissão de gases poluentes e zerar a poluição plástica no delivery até 2025.


Para chegar lá, a foodtech criou uma série de iniciativas que também ajudam os consumidores a reduzir seu impacto ambiental de três maneiras:


Reduzir o uso de plásticos de uso único
Desde 2021, o iFood oferece aos clientes a opção de dispensar o envio de talheres, copos, canudos e outros itens de plástico pelos restaurantes. De cara, 82% das pessoas responderam no app que preferem não receber talheres e canudos plásticos.


Resultado: em oito meses, mais de 130 milhões de entregas foram feitas sem itens plásticos. Isso significa que 1.000 toneladas desse material deixaram de ser entregues com as refeições. Agora, a meta é ter zero poluição plástica no delivery até 2025. Vamos juntos?


Plantar novas árvores na Mata Atlântica
Um dos biomas mais importantes do Brasil tem hoje apenas 12% de sua cobertura vegetal original. Para ajudar na recuperação, o iFood abriu no app um espaço para arrecadar doações para plantar árvores nativas em parceria com a fundação SOS Mata Atlântica e o Grupo Heineken. A meta era plantar uma árvore para cada R$ 16 doados pelos clientes do iFood.


Em março de 2022, os parceiros começaram o plantio de 50 mil mudas nas cidades de Porto Feliz e Marabá Paulista (ambas em São Paulo), o que representa uma área similar à de 20 campos de futebol e que pode retirar até 8.300 toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos —o equivalente a 28 milhões de entregas no delivery.


Descobrir o que dá para reciclar
Você conhece o Recicla Bot? É um chatbot que usa inteligência artificial para tirar as suas dúvidas sobre reciclagem no WhatsApp. Basta mandar uma mensagem que o chatbot se prontifica a ajudar a identificar se a embalagem é reciclável e onde descartar o material, por exemplo —pode ser em um dos 78 pontos de descarte voluntário de resíduos recicláveis, os PEVs localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.


Além disso, quando o pedido do iFood chega até você, toda a emissão de poluentes daquela entrega já foi compensada antecipadamente (isso se ela não foi feita de bike). Em vez de compensar no final do ano operacional, o iFood calcula o volume de emissões de acordo com a expectativa de vendas e adquire créditos de carbono para neutralizá-las.


Em 2021, os recursos gerados na compra de créditos de carbono foram aplicados em projetos de preservação da Amazônia. Em 2022, o foco foram projetos de incentivo à geração de energia renovável.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas