Como o metaverso vai levar a EAD 1.0 de hoje para a versão 4.0

Para Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, o metaverso tem o potencial de revolucionar a educação a distância. Neste artigo, ele explica por quê.

Por Gustavo Caetano, fundador e CEO da Sambatech*

A pandemia de Covid-19 trouxe a educação a distância (EAD) para a realidade de muita gente. Só aqui na Sambatech, temos 20 milhões de pessoas usando a nossa tecnologia para aprender online, fazendo desde um curso universitário até aulas de finanças pessoais. Mas eu costumo dizer que esse é só o começo. Hoje, estamos vivendo a EAD 1.0. A verdadeira revolução da educação digital ainda está por vir.

Em 2020, todo mundo foi para o digital da maneira que foi possível. Em muitos casos, a saída foi pegar a aula de 50 minutos e colocar os professores ali na frente da câmera para falar. Qual é o problema? Não engaja. O conteúdo preparado por eles pode ser tudo de bom: relevante, de qualidade, exclusivo. Mas, se os alunos não participam, não se conectam, o formato tem que mudar. O futuro da EAD é ser uma mistura de conhecimento e experimentação. Caso contrário, a evasão será gigantesca.

A grande questão, nesse caso, é como fazer os estudantes entrarem de verdade na aula. Como permitir que eles testem as coisas, resolvam problemas e conversem com os colegas para trocar ideias como se estivessem na sala de aula. Em educação, é essencial criar mecanismos para os participantes se sentirem parte daquele momento.

É aí que entra o metaverso, que reproduz a realidade em um plano virtual usando dispositivos digitais. A gente coloca um óculos e de repente um está do lado do outro, conversando, em um ambiente inclusivo, com muito mais engajamento, como se aquilo ali fosse a realidade. Um estudante de Medicina pode fazer uma dissecação virtual. Você pode puxar papo com o colega do lado. O metaverso vai ser a grande virada para sair da EAD 1.0 para a 4.0, sua versão mais avançada.

Voltando um pouco, desde que a Sambatech começou a trabalhar com vídeos, em 2008, eu ouço que o grande negócio do vídeo será a realidade virtual, a realidade aumentada. Só que até agora essa tendência não tinha pegado. Hoje é diferente. Com a evolução da tecnologia, os óculos estão menores, com lentes mais avançadas, e tudo isso permite uma imersão realista e uma experiência bem mais inclusiva.

O metaverso vai trazer o clima da sala de aula para perto das pessoas. O ensino a distância atualmente é muito solitário. Esse ambiente de imersão no conhecimento é o que vai trazer valor à EAD. Digo isso porque costumo falar que o digital é um destruidor de valor. No bom sentido, claro.

Tudo o que vai para o digital perde valor porque se ganha em escala. Com a EAD, as mensalidades das universidades, por exemplo, ficaram bem mais baratas. Com o metaverso, os alunos terão a sensação real de estar participando, o engajamento será muito superior. Essa vai ser a virada de um modelo commoditizado, que hoje briga por preço, para um modelo valorizado.

Agora imagina tudo isso mais a combinação de 5G com Inteligência Artificial e computação quântica. A conexão de altíssima velocidade, com Inteligência Artificial para interagir com os alunos e o poder de processamento da computação quântica. As máquinas vão ensinar, e os professores serão os tutores dessas máquinas.

O ensino vai ganhar ainda mais escala, e ao mesmo tempo cada estudante vai ter um professor para si, dando aula no seu tempo, aumentando o grau de dificuldade no seu ritmo. Se não entender, o robô fala de outra maneira, tenta uma nova abordagem (em vez de repetir a mesma coisa ou voltar o vídeo).

Acredito que em 5 ou 10 anos, quando falarmos de EAD, vamos conversar sobre esse tema. Mas será um outro mundo. O grande desafio, desde já, é não colocar barreiras na nossa cabeça. Todo mundo tem idade para aprender e capacidade de mexer com tecnologia. É só abrindo a cabeça que iremos nos preparar para a educação do futuro, aquela que conecta pessoas, valoriza a troca e aproveita o melhor da tecnologia a favor do desenvolvimento humano.

*A Sambatech é uma edtech de soluções para instituições de ensino, cursos livres, preparatórios e empresas. Fundada em 2004, foi eleita uma das companhias mais inovadoras da América Latina pela revista FastCompany, dos Estados Unidos.

Leia mais sobre aqui.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas