Como proteger os dados do seu celular contra criminosos

Com ações simples, você pode proteger o celular da invasão de criminosos em caso de roubo; confira as dicas do time de segurança corporativa do iFood.

O que você deve fazer para evitar a invasão do aparelho e dos aplicativos em caso de roubo ou furto

Um em cada três brasileiros que têm um smartphone já teve o aparelho roubado ou furtado, aponta uma pesquisa feita em 2021 pela Mobile Time e a Opinion Box. E só metade conseguiu bloquear o chip após a perda —uma ação fundamental para que os criminosos não tenham acesso aos dados dos donos dos celulares.

Se antes o valor do aparelho era o maior atrativo para os ladrões de celular, hoje o cenário é outro: o acesso a aplicativos que movimentam contas bancárias e investimentos, bem aos que permitem fazer compras online, tornou-se muito mais valioso.

Por isso é importante proteger o aparelho do acesso indevido e permitir que ele possa ser controlado remotamente em caso de roubo ou furto para apagar os dados. Quando o ladrão leva o aparelho desbloqueado, tem acesso irrestrito a aplicativos e às mensagens de SMS, portanto pode burlar a autenticação de dois fatores requerida em algumas operações, uma vez que as mensagens serão enviadas para o celular que está em sua posse.

Nesse caso, o que se pode fazer é acessar o site da sua conta de e-mail onde o celular for cadastrado  para apagar os dados do aparelho, além de pedir o bloqueio do chip à operadora e alertar os bancos sobre o ocorrido. Preventivamente, não se deve deixar senhas bancárias anotadas em blocos de notas, para evitar que sejam usadas pelos criminosos.

Em outros casos, o aparelho é levado quando não está em uso, mas pode ser acessado pelos criminosos se tiver atalhos para permitir o acesso rápido sem desbloqueio, uma opção que deve ser desabilitada —confira, no quadro abaixo, como fazer isso. O ladrão também pode tirar o chip e usá-lo em outro aparelho, daí a importância de proteger o chip também.

A boa notícia é que dá para proteger o celular e o tablet da ação dos criminosos com alguns passos bem simples. Veja, a seguir, quais são as recomendações do time de segurança corporativa do iFood para evitar que, em caso de roubo ou furto, seu aparelho seja acessado mesmo se estiver bloqueado.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas