Como um negócio de delivery pode frear o aquecimento global

Até uma empresa de delivery pode colaborar para reduzir o aquecimento global --André Borges, head de soluções sustentáveis do iFood, explica como fazer isso.

Líderes de países do mundo todo se reuniram recentemente na COP 26 –a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Clima – para discutir como acelerar no combate ao aquecimento global, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que o mundo deve alcançar até 2030.

Nas negociações, houve muita discussão sobre como zerar a emissão de gases do efeito estufa até 2050, proteger as florestas e usar menos combustíveis fósseis. Tudo isso para que a temperatura da Terra não aumente mais do que 1,5oC.

Leia também: 4 práticas para combater a intensificação do efeito estufa

Mas não são só os governos que têm um papel a cumprir para proteger o planeta das mudanças climáticas. As empresas também podem (e devem) colaborar para que as metas de redução do aquecimento global sejam atingidas.

No iFood, por exemplo, não vamos esperar 2030 chegar. A meta do iFood Regenera, nosso plano de ação para ter um impacto ambiental positivo, é neutralizar 100% das nossas emissões de gases do efeito estufa até 2025.

Para isso, já estamos mensurando, reduzindo e neutralizando essas emissões na prática. Em julho de 2021, fomos a primeira empresa de delivery compensar antecipadamente todas as emissões das nossas entregas em parceria com a startup Moss.Earth, especialista no mercado de carbono.

Depois de calcular quanto gás carbônico é emitido em nossas operações, neutralizamos as emissões comprando créditos de carbono. Nessa compra, geramos recursos que foram investidos em projetos de preservação ambiental e reflorestamento e colaboramos para a proteção de 1.250.000 metros quadrados de Floresta Amazônica no segundo semestre de 2021 –uma área do tamanho de 125 campos oficiais de futebol.

Redução de emissões nas entregas

Outra iniciativa para reduzir as emissões de gases nas entregas foi investir em modais não poluentes. Em 2020, lançamos o iFood Pedal, uma parceria com a Tembici, líder em micromobilidade, para oferecer planos acessíveis de aluguel de bicicletas elétricas a entregadores de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2021 fizemos mais de um milhão de entregas por bicicletas elétricas e 21 milhões de entregas por bicicletas convencionais, que juntas evitaram a emissão de 292 toneladas de CO2. A iniciativa fez tanto sucesso que o programa foi estendido a mais quatro capitais (Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre) e a frota deve chegar a 2.500 bikes elétricas em 2022.

Com essas e outras iniciativas, queremos inspirar parceiros e clientes a fazer parte desse movimento de ação para reverter a mudança climática. Hoje, com um clique, quem pede uma refeição no app faz doações para proteger a Mata Atlântica. Já os restaurantes podem se beneficiar do nosso investimento em energia limpa e reduzir emissões e custos com energia elétrica no programa Vantagens do Chef.

Esse é apenas o começo. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer para regenerar o meio ambiente. Por isso firmamos um compromisso perene, no iFood Regenera, de reduzir cada vez mais as emissões e colaborar para a proteção das florestas brasileiras. E já começamos a atuar, porque o planeta não pode esperar.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas