Compras de mercado por delivery ganham espaço na rotina dos brasileiros

Mudanças de hábitos no último ano e a digitalização de estabelecimentos e sociedade levaram consumidores a realizarem diferentes tipos de compras pelos apps

Mudanças de hábitos no último ano e a digitalização de estabelecimentos e sociedade levaram consumidores a realizarem diferentes tipos de compras pelos apps

Os últimos dois anos trouxeram transformações para diversos setores, como é o caso do comércio, que teve de se reinventar para continuar oferecendo produtos e serviços aos brasileiros. Por outro lado, a sociedade também passou por mudanças para se adaptar ao período dentro de casa durante os períodos mais críticos da pandemia.

Uma das grandes transformações foi a digitalização – ou a intensificação da digitalização. Isso porque a migração para os ambientes digitais – seja para se comunicar, trabalhar, pagar contas ou fazer compras – já vinha sendo observada há alguns anos. No entanto, o ano de 2020 fez o consumidor e os empreendedores descobrirem também novas possibilidades de se relacionar uns com os outros – haja vista o crescimento na busca por compras online de itens de supermercado.

O estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2020, mostrou que os brasileiros mudaram os hábitos de compras em lojas físicas e passaram a fazê-las de modo on-line. Segundo os dados, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. Em 46% dos casos esse aumento foi superior a 50%.

Já a pesquisa feita pelo EY Parthenon, mostra que, dentre os novos hábitos adquiridos, houve maior consciência sobre higiene pessoal e limpeza (71%), preparo das próprias refeições (69%), menor número de visitas às lojas físicas (62%), redução nos gastos com produtos não essenciais (60%) e intenção em cuidar melhor da residência (59%).

Com isso, aplicativos de delivery, como o iFood, passaram a observar uma transformação nos hábitos de consumo dos clientes. Antes o delivery era sinônimo de pizza e fast food aos finais de semana, mas passou a ser considerado um serviço essencial durante a pandemia e acabou se consolidando no cotidiano dos brasileiros.

Neste mesmo ano de mudanças no comportamento de consumo e transformação digital, o iFood Mercado atingiu um crescimento de mais de 193% no número de pedidos entre julho de 2020 a julho de 2021. O estado de São Paulo alcançou a liderança da categoria de compras de mercado online e conquistou a preferência dos consumidores, empatado com o Pão de Açúcar, segundo pesquisa Datafolha (abril 2021).

Com a transformação digital do varejo, grandes redes e a indústria abraçaram definitivamente o comércio online, o que se revela, por exemplo, no extenso portfólio de produtos de mercado que o iFood hoje oferece ao consumidor.

“Estamos otimistas com o avanço do iFood na categoria Mercado. Evoluímos muito com novas soluções e possibilidades para o segmento, como a lista de compras e as entregas express, por exemplo. Conquistamos um extenso portfólio com parceiros, acompanhando a forte mudança nos hábitos de consumo observada nos últimos anos. Cada vez mais conectados e buscando novas oportunidades para as compras, os consumidores querem seus estabelecimentos preferidos no aplicativo, tanto para realizar compras pequenas e emergenciais quanto para compras maiores e planejadas, nos mais diversos segmentos – Mercado, Pet, Farmácia ou mesmo Bebidas e Conveniência. Seguimos em busca das melhores soluções para os nossos clientes e para os milhares de estabelecimentos cadastrados na plataforma, com capilaridade, presença nacional e expertise na logística de entregas. É um importante passo estratégico na expansão prevista para os próximos meses”, destaca Antonio Mello, Diretor de iFood Mercado.

Entre os parceiros na categoria hiper e supermercados do iFood estão Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Dia, BIG, Quitanda, Muffato, Angeloni, Barbosa, Oba Hortifruti, Lopes, Hirota, Hortifruti, Natural da Terra, Eataly, entre outros.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas