Conheça 6 estrelas da seleção de comidas típicas do Catar

Difícil não partir para o ataque diante de tantas delícias, escaladas para todos os tipos de gosto: do caldo de frango ao bolinho imerso no mel

As atenções do mundo todo estão voltadas para o Catar por conta do mundial, que acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Mas esse estado do Oriente Médio já está acostumado a ser um ponto de convergência global (e não só pelo evento esportivo).

Mais de 2 milhões de imigrantes vivem por lá, e essa concentração de riqueza cultural tem tudo a ver com o cardápio de comidas típicas do Catar. A variedade é grande, especialmente se considerarmos que, com seus 132 km², o país é um dos menores do mundo. Em suas cozinhas, porém, cabem influências de todo o planeta.

Peixes e carnes bovinas estão entre os ingredientes principais das comidas típicas do Catar. Eles são temperados com especiarias pinçadas durante as viagens mercantis dos povos árabes, caso do açafrão do Irã e do cravo e da pimenta preta da Índia.

Pelos costumes mais tradicionais do Catar, o almoço começa a ser preparado já na noite anterior, em panelas de barro e fogões a lenha. Em geral, as mulheres são as mais habituadas a cozinhar os pratos, enquanto os homens ficam encarregados da pesca e da pecuária.

Para entrar no clima do mundial, escalamos a seguir uma seleção de comidas típicas do Catar. Essa, por sinal, já é campeã.

1) Machboos

Esse é um prato bastante popular na região do Golfo, muito servido também no Kuwait, no Bahrein e nos Emirados Árabes. Além do arroz basmati lavado e cozido, a receita inclui uma proteína grelhada que pode ser frango, peixe, cordeiro e até camelo. 

O forte da combinação está nos temperos: alho, gengibre, pimentas e uma mistura de especiarias típicas conhecida como bizar, que leva cúrcuma, coentro e canela.

2) Thareed

Esse prato dá um belo de um caldo. Ou melhor, sua base é um caldo. De frango ou cordeiro, molho de tomate e vegetais frescos, sem deixar de faltar a batata e a cenoura. 

Geralmente o thareed é feito na panela de barro, revestida ao fundo com camadas de um pão crocante em folhas chamado khubs rgag.

3) Harees

Quem se lembra da fábula da menininha que entra na casa de uma família de ursos e come o mingau do filhotinho deles? Se a história se passasse no Catar, bem que esse mingau poderia ser um prato de harees. 

Ele é feito à base de farinha de trigo rústica triturada, fervida ou mantida de molho na noite anterior. Depois de cozida em fogo baixo por cinco ou seis horas, é misturada a pedaços de frango e cordeiro e temperada com cominho e canela. Uma fina camada de manteiga clarificada dá o toque final à iguaria.

4) Madrouba

Outra comida típica da família dos mingaus, o madrouba combina arroz temperado com cardamomo e uma proteína que pode ser carne de frango. O preparo envolve o cozimento do arroz por algumas horas, em fogo baixo, com leite e manteiga, resultando quase que em um cuscuz. 

A receita ganha ainda mais sabor com o acréscimo de legumes. Todos os ingredientes são então batidos com uma colher de madeira para chegar à consistência desejada. Deve ser servido bem quente.

5) Balaleet

No Catar, o lema é já acordar no pique para acompanhar os jogos do mundial. Para ter energia logo pela manhã, nada melhor que um balaleet, nada mais que um macarrão cabelo de anjo adocicado cozido com manteiga, canela, açafrão e cardamomo. Para arrematar, o prato leva uma omelete ou um ovo frito.

6) Lugainat

Na nossa seleção, não podiam faltar os bolinhos. Sua massa é feita de manteiga, leite e farinha, com o acréscimo de açafrão e cardamomo para enriquecer o sabor. Depois de fritos em óleo quente, os bolinhos são imersos em xarope de açúcar, mel ou tâmaras. São encontrados também na Turquia, lá com o nome de lokma.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas