Conheça o pacto mundial para combater a poluição plástica

O Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos reúne 500 empresas e governos para incentivar a economia circular do material

Você sabia que 500 empresas, organizações e governos (entre eles a prefeitura de São Paulo) de todo o mundo estão reunidos para combater a poluição plástica? Todos estão juntos no Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos, uma iniciativa criada em 2018 pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com a meta de promover uma economia circular para o plástico, mudando a maneira como produzem, usam e reutilizam o material.

Nessa parceria, que já atraiu US$ 10 bilhões em investimentos em novas soluções para embalagens, estão empresas como a Coca-Cola, o Walmart, a Nestlé e a L’Oreal —juntas, elas e as demais signatárias produzem cerca de 20% do total de embalagens plásticas do mundo. O Compromisso foca em ações para:

  • Eliminar os itens de plástico de que não precisamos;
  • Inovar para que todas as embalagens plásticas sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis,
  • Circular (ou reaproveitar) o plástico utilizado para mantê-lo na economia em vez de descartá-lo no meio ambiente.

Métricas de progresso do compromisso

O Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos tem cinco principais métricas, que devem ser cumpridas até 2025:

  1. Fazer com que 100% das embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  2. Aumentar o uso de plástico reciclável na produção de embalagens;
  3. Reduzir o uso de plástico virgem nas embalagens;
  4. Impulsionar a migração de embalagens de uso único para modelos reutilizáveis quando relevante;
  5. Eliminar o uso de embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias.

As metas serão cumpridas até 2025?

De acordo com o relatório de progresso, divulgado em outubro de 2022, é provável que as metas não sejam cumpridas até 2025. A Fundação Ellen MacArthur entende que a dificuldade em obter os resultados esperados reforça a urgência de que empresas e governos acelerem a ação para repensar o uso de embalagens em suas operações.

No geral, o Compromisso está tendo avanços, como o aumento da fatia de plástico reciclado após o consumo, que foi de 4,8% em 2018 para 10% em 2021. E a maioria (59%) das marcas e varejistas signatárias reduziu o uso de plásticos virgens.

No entanto, o relatório aponta que a maioria das empresas que assinaram o documento não vai cumprir a promessa de usar apenas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025: elas representam 65,4% das embalagens usadas pelas marcas, pouco mais do que o número registrado em 2019 (63,2%).

Quem são os signatários do compromisso?

Desde sua criação, 15 países já assinaram o compromisso: Ruanda, Chile, Portugal, Peru, França, Reino Unido, México, Nova Zelândia, Holanda, Escócia, Granada, Seicheles, Espanha, Grécia e Bélgica.

Algumas cidades também se comprometeram com a causa, como Buenos Aires (Argentina), Austin (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Copenhagen (Dinamarca), Toluca (México) e Liubliana (Eslovênia).

Em relação a empresas e marcas, são muitas as que assinaram o compromisso, desde fabricantes de embalagens plásticas até grandes varejistas que utilizam esses produtos em larga escala em suas operações. 

Entre as empresas que mais se destacam na apresentação de resultados e melhorias no uso do plástico, estão: Nestlé, PepsiCo, Unilever, Coca-Cola, Mars, Incorporated, L’Oréal, Danone, Mondelez, Henkel, Colgate-Palmolive, Diageo, Reckitt, SC Johnson, Kellogg, Essity e FrieslandCampina.

Compromisso do iFood na redução de plásticos

O iFood assinou o compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo PNUMA e pela ONG Oceana e tem a meta de implementar uma solução para reduzir o envio de sachês de condimentos para 5% da base de restaurantes até o final de 2022.

Até 2025, a empresa quer que 100% dos restaurantes que estão na plataforma deem a opção de as pessoas receberem seu pedido sem sachês de condimentos —e de reduzir em 50% o percentual de embalagens plásticas de uso único na sua operação (de 27% para 13,5%).

Além disso, o iFood tem o compromisso público de reduzir a poluição plástica do delivery até 2025. Uma de suas principais iniciativas, a Amigos da Natureza, permite, desde junho de 2021, que as pessoas dispensem o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos na entrega. Com isso, mais de 300 milhões de pedidos já foram entregues sem esses itens, e 510 toneladas de plástico deixaram de ser descartadas.

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