Cultivando o respeito e a igualdade nas empresas.

"Guia de Ações contra o Assédio” nasceu de uma necessidade do time de Políticas Públicas de dar aos colaboradores, segurança e autonomia para lidar com situações de assédio ou discriminação.

No iFood, a Cartilha “Cultivando o Respeito e a Igualdade: Guia de Ações contra o Assédio” nasceu de uma necessidade do time de Políticas Públicas de dar às(aos) suas(eus) colaboradoras(es), em especial às FoodLovers mulheres, segurança e autonomia para lidar com situações de assédio ou de discriminação em suas atividades cotidianas na interação com atores externos, visto que a empresa não tem total gerência sobre essas formas de relacionamento.

Percebeu-se, porém, que tal demanda seria de interesse de todos FoodLovers que interagem com terceiros. Afinal, além do assédio, muitos preconceitos e discriminações podem ocorrer com FoodLovers (ou serem presenciados por eles). O documento nasceu, portanto, como uma ferramenta poderosa para reafirmar o compromisso do iFood com o respeito e a diversidade.

Diante dessa situação, o time de Compliance foi fundamental ao entender a existência de uma lacuna para tratar situações de assédio e preconceito envolvendo FoodLovers e terceiros. A equipe contratou então uma consultoria especializada para elaborar o Guia, que complementa o Código de Ética e Conduta da empresa. Depois, ele foi revisado pelas áreas do Jurídico e de People, que fizeram contribuições valiosas quanto à perspectiva de gênero e diversidade.

De forma resumida, a Cartilha procura orientar FoodLovers a identificarem situações de assédio e discriminação, indicando que atitudes podem ser tomadas nas interações com agentes públicos ou terceiros e sobre como fazer uma denúncia nos canais apropriados do iFood, além de esclarecer o papel de gestores e lideranças quando um(a) FoodLover fizer uma denúncia de assédio, importunação sexual ou quaisquer situações de discriminação feitas por agentes públicos ou terceiros.

No iFood não se tolera o assédio, a importunação sexual e nenhuma forma de discriminação, seja por motivos como identidade de gênero, raça, idade, origem, religião, classe, expressão de gênero, etnia, orientação sexual, aparência física, saúde, deficiência, opinião políticas, nacionalidade, situação familiar ou qualquer atitude que possa constranger ou difamar alguém —FoodLover ou não. Nesse sentido, a empresa busca sempre interagir com parceiros que compartilhem dos valores expressos no seu Código de Ética e Conduta e com o “jeito iFood de fazer a coisa certa”.

O iFood entende que esse tipo de prática afeta as relações profissionais em que há, naturalmente, um desequilíbrio de posições –como na relação de seus colaboradores com agentes públicos ou clientes. Por isso, o Guia veio não apenas para conscientizar, mas também proteger toda a equipe do iFood contra qualquer comportamento considerado desrespeitoso, hostil, degradante, humilhante, discriminatório, ofensivo e/ou que represente intimidação à vida ou à integridade física, psicológica e moral de qualquer colaboradora ou colaborador.

Caso um(a) FoodLover se encontre em uma das situações apontadas, ela(e) é empoderada(o) para adotar medidas como dizer “não” à pessoa assediadora, solicitar o encerramento daquele tipo de conversa ou abordagem, bem como pedir o encerramento da reunião, videoconferência ou encontro, pois tais atitudes não serão aceitas pelo iFood. Mais importante ainda, o/a FoodLover não será, de forma alguma, prejudicado(a) por atitudes ofensivas de agentes externos, que não respeitam os mesmos princípios e diretrizes que a empresa.

Finalmente, a Cartilha “Cultivando o Respeito e a Igualdade: Guia de Ações Contra o Assédio” representa um posicionamento forte e inovador do iFood na luta de tantas pessoas contra o assédio e as diversas formas de preconceito. Não é possível encontrar qualquer tipo de orientação similar em outras empresas no setor de Relações Governamentais. O Guia representa não apenas a coragem do iFood de lutar por um ambiente de trabalho mais igualitário e saudável, mas também um convite à união de forças por parte de outras empresas que queiram aderir a essa causa.

Por: 

Luíza Jacobsen – Analista Sr de Políticas Públicas;

Tayara Calina – Coordenadora de Políticas Públicas;
Marina Merlo – Especialista de Políticas Públicas e
Brenda Gonçalves – Analista de Políticas Públicas.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas