Dicas para andar de moto com segurança no trânsito

Quer saber como andar de moto com mais segurança no trânsito? Confira essas oito dicas para motociclistas que rodam a trabalho ou a passeio.

Especialistas mostram onde é preciso ter atenção ao sair de moto, seja a trabalho ou a passeio


Andar de motocicleta pode ser um grande desafio nas cidades. “Quem sai de moto se prepara como se fosse atravessar uma selva, com imprevistos que vão desde pedestres e carros até o clima. Por isso é preciso ter um ‘plano de voo’, saber antes o que pode dar errado e se prevenir”, afirma Lylian Tsai, coordenadora do núcleo de motociclismo do Observatório Nacional de Segurança Viária, instrutora de moto habilidade e idealizadora do projeto Pilote como uma Garota.

Ela explica que cuidar da segurança no trânsito é responsabilidade de todos os motociclistas. “Acidentes acontecem com todo mundo, não só com entregadores”, reforça Lilian. “Antes de sair de casa, cuide primeiro da sua segurança pessoal. No trânsito, preste atenção ao comportamento dos outros para evitar colisões.”

Nesse sentido, o iFood se uniu a outros órgãos e empresas para apoiar a campanha “Pilotos pela Vida”, idealizada pelo SEST SENAT, em parceria com a Raízen, neste mês de fevereiro.

A iniciativa também conta com o apoio do Ministério da Cidadania, do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Observatório Nacional de Segurança Viária e da Transjordano.

O movimento tem como objetivo conscientizar motoristas sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito e sobre como mitigar esses riscos. Assim, busca engajar esses públicos na tomada de atitudes práticas que possam preservar vidas no trânsito e torná-los multiplicadores dessas informações.

E motoristas de carro também podem colaborar para a segurança viária com atitudes simples e colaborativas. Uma delas é sempre “dar seta” quando for mudar de faixa; outra é manter sempre uma distância segura das motos.

Quando estacionar e for sair do veículo, é sempre bom olhar para a via antes de abrir a porta, para evitar atingir motociclistas (e até mesmo ciclistas), aponta Fernando Campos, instrutor técnico de formação profissional do SEST SENAT Guarulhos (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A seguir, os dois especialistas dão dicas para os motociclistas andarem com mais segurança no trânsito —a trabalho ou a passeio.

Como andar de moto com segurança

Proteja seu corpo

Para se proteger de acidentes e do clima (faça chuva ou faça sol), use capacete, bota, jaqueta e luva, além da proteção para os olhos, pois na cidade as partículas de poeira incomodam bastante e podem machucar.

Cheque a moto

Faça sempre a manutenção preventiva para garantir que a moto esteja em boas condições de rodar. Preste atenção especial aos pneus, que devem estar sempre calibrados (e jamais “carecas”), e aos freios.

Capriche na cautela

No trânsito, pilote sempre defensivamente e com cautela. Preste atenção no movimento para não ser surpreendido por movimentos inesperados de veículos e de pedestres. E use sempre faróis baixos, de dia e de noite.

Mantenha distância

Para evitar acidentes com outros veículos, mantenha uma distância segura deles e evite corredores ou pilotar em zigue-zague. Não se coloque nos pontos cegos de carros e ônibus: procure deixar a moto sempre visível na via.

Atenção a faixas na chuva

As faixas de pedestre ficam mais escorregadias na chuva (e a água pode também espalhar óleo que vaza de carros e caminhões). Ao fazer curvas em esquinas quando o piso está molhado, reduza a velocidade e incline menos a moto, para não escorregar.

Cuidado no cruzamento

Sempre reduza a velocidade em cruzamentos e faça ultrapassagens somente em locais onde ela é permitida.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas