Digitalização do cardápio ajuda a alavancar vendas de restaurantes

Cardápio Digital do iFood, ferramenta para estabelecimentos parceiros, ajuda empreendedores, de todos os portes, a alavancarem vendas com a divulgação online.

Impulsionados pelo isolamento social imposto pela Covid-19, tanto o investimento em recursos digitais pelos restaurantes quanto os hábitos de consumo do brasileiro mudaram. “Isso significa maior propensão do consumidor a aderir às comodidades das compras online, além do ganho de confiança na hora de consumir em canais digitais”, comenta Paulo Mezzalira, co-fundador de novos negócios na consultoria MarketingChef.

Já para o empreendedor, ele aponta as oportunidades que o online traz para se agregar valor à marca. “Por exemplo, com anúncios, vídeos, reels, lives e descrições atrativas nos cardápios digitais.”

De acordo com a pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, do Sebrae, 72% das empresas no setor de serviços de alimentação já contam com vendas online.

Para Mezzalira, a transposição para o digital deve ser encarada como oportunidade de ampliar o alcance do negócio. “Os marketplaces estão aí para ajudar os estabelecimentos a ter uma veia digital, com baixo custo, já que não é necessária uma equipe para desenvolver um app nem formar uma equipe de entregadores”, aponta.

Cardápio Digital do iFood

Para aumentar a visibilidade e vendas dos estabelecimentos parceiros, o Cardápio Digital do iFood surge em resposta às necessidades do empreendedor neste momento de digitalização da sociedade.

Lançada em Junho deste ano, a ferramenta permite ao restaurante digitalizar e divulgar seu cardápio, com link próprio, a ser divulgado em aplicativos de mensagens ou perfis nas redes sociais. “Dessa forma, o estabelecimento aumenta suas chances de prospectar e converter pedidos”, afirma Luiza Aly, especialista em Estratégia e Novos Negócios no iFood. A novidade tem sido bem recebida: até agosto de 2021, a foodtech registrou 14 mil parceiros em todo o Brasil utilizando o recurso.

Não restrito ao aplicativo do iFood, o Cardápio Digital funciona da seguinte forma: com o link do menu digital, os clientes fazem o pedido diretamente ao estabelecimento, que fica responsável por todo o processo de divulgação, entrega e suporte. A funcionalidade é isenta de comissões e taxas. Apenas após passar de 100 pedidos dentro do mês, feitos via Cardápio Digital, a mensalidade é de R$24,90.

Para o influenciador e especialista em delivery João Barcelos – mais conhecido como “João do Delivery” -, o Cardápio Digital do iFood é um meio de democratizar o acesso online aos restaurantes, ampliando também o público-alvo dos negócios. “Ele possibilita que pessoas de todas as idades e com diferentes realidades de contato tecnológico possam acessar e pedir seus produtos. O cliente ganha e o empreendedor também, pois não precisa passar o dia respondendo os consumidores no aplicativo de mensagens”, comentou, durante a live “Webinar Cardápio Digital – O iFood além do app”, promovida pelo iFood.

Assista à live na íntegra.

De olho na experiência do consumidor

“Os processos de compras devem ser simplificados: o consumidor é sensível demais a questões que dificultam o aprendizado e finalização de pedidos. É preciso, a partir dos recursos disponíveis, ser criativo na hora de comunicar e engajar o público”, explica Mezzalira, da MarketingChef.

A importância de estar atento ao público-alvo e ao contexto em que o restaurante está inserido também são apontados como fundamentais por Micha Menezes, CEO da agência de marketing digital Pinguim. “O empreendedor precisa estar atento ao entorno. Pode haver muitos restaurantes no bairro, mas são poucos os que fazem marketing bem feito. Quando você aprende a usar o cardápio do iFood, você sai na frente”, diz ele.

Novas funcionalidades

Até os primeiros meses de 2022, o Cardápio Digital do iFood disponibilizará novos recursos. De acordo com Luiza Aly, especialista em Strategy & New Ventures do iFood, itens como pagamento online e Pixel estão em fases de testes para lançamento. “Para quem tanto pediu, o Pixel, ferramenta que permite que o empreendedor encontre mais pessoas que consomem determinado produto, estará disponível”, afirma ela.

Para saber mais, acesse aqui a página do portal iFood para Parceiros.

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