Direção defensiva salva vidas, evita multas e o desgaste do carro

Quem adota esse estilo de direção evita acidentes, tempo parado e gastos extras com multas e depreciação do veículo

Em maio de 2022, já haviam sido registrados no Brasil 43.292 acidentes de trânsito, com 69.871 vítimas (feridos e ilesos) e 716 óbitos, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito. Até a publicação deste texto, 529 pessoas se acidentaram e 5 pessoas morreram por dia em ruas e estradas do país.

Mas há solução para essa realidade? Sim e ela depende, em parte, da mudança de comportamento de motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres.

Assim, a mudança comportamental é o objetivo final da direção defensiva. Ao invés da rapidez e do espírito de competição, valoriza-se a segurança e harmonia do trânsito.

“A gente quer conscientizar o motorista para que ele saia do curso de direção defensiva não com medo de dirigir, mas sabendo que a próxima viagem não será a última. Se ele trabalha com isso, quanto mais viagens fizer, mais ele vai ganhar”, diz Gerson Vecchio, instrutor de direção defensiva do SEST SENAT.

Quais comportamentos devem ser evitados

A mudança comportamental passa pela conscientização de que o trânsito é composto por muitas pessoas e todas têm a sua parcela de responsabilidade para que ele seja mais seguro e menos hostil e pela quebra de padrões adquiridos ao longo do tempo.

Por exemplo: uma ultrapassagem em local proibido ou o zigue-zague em corredores. É realmente necessário tomar essa decisão que coloca a própria vida e a de outros em risco?

Por fim, vai se considerar comportamentos críticos para a segurança no trânsito a competitividade, o desrespeito às regras do trânsito, a falta de atenção e cuidado e a irresponsabilidade.

Direção defensiva faz bem para o bolso também

Por definição, direção defensiva é um estilo de direção em que o condutor de um veículo (qualquer um) dirige de modo a evitar acidentes apesar das ações de outros agentes do trânsito e das condições adversas, ou seja, tudo aquilo que pode dificultar a condução do veículo (motoristas, vias, o clima, carga, passageiros etc.).

Além de um trânsito mais seguro para todos e o aumento da possibilidade de voltar para casa do mesmo jeito que saiu, quem pratica a direção defensiva também colhe benefícios financeiros, uma vez que esse estilo de condução economiza no custo de combustível e de manutenção do veículo, evita multas, reduz os gastos com tratamento médico e elimina o tempo de inatividade para se recuperar de um acidente.

“Nem sempre o melhor caminho é o mais perto ou o mais rápido”, explica Vecchio. “Se você acelera muito forte, você freia forte. E quem faz isso, gasta mais pneu, mais pastilha de freio. É um gasto desnecessário. Se o seu planejamento prevê uma viagem de 10 minutos, por que você quer diminuir esse tempo?” questiona.

Os 5 elementos da direção defensiva

O princípio da direção defensiva é deixar o trânsito mais seguro, independentemente se os outros componentes desse ecossistema também pratiquem esse estilo de direção.

Importante frisar: esse estilo de direção pretende tornar o trânsito mais seguro e não mais lento. Até porque andar muito abaixo da velocidade permitida em uma via não é uma ação que irá promover a segurança.

São cinco os elementos que compõem a direção defensiva:

  1. Conhecimento: sobre informações sobre o veículo, o percurso e a capacidade em conduzir o veículo);
  2. Atenção: para zelar pela segurança de todos é preciso que ela seja difusa, ou seja, a tudo e todos ao redor);
  3. Previsão: capacidade de conseguir se antecipar a situações de perigo;
  4. Decisão: tomar a decisão correta para não se envolver em acidentes. A melhor decisão é aquela que vai se basear conhecimento, atenção e previsão;
  5. Habilidade: ter a habilidade e treinamento para conduzir um veículo.

7 dicas práticas de direção defensiva

Ao mesmo tempo em que existem ações que não contribuem para a segurança no trânsito, existem outras que sim. E acredite, dirigir muito devagar, não é uma delas. “A sua velocidade tem que ser no mínimo a metade da máxima permitida quando não se está na faixa da direita, senão provoca acidente. Inclusive há infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito”, diz Vecchio.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a melhorar a sua segurança e a segurança do trânsito.

1.      Ocupe o seu espaço na faixa, isso evita que outro veículo dispute espaço com você;

2.      Veja e seja visto. Posicione-se de uma maneira que todos no trânsito consigam visualizar o seu veículo. Motoqueiros devem estar na diagonal frontal ou traseira dos veículos, para fugir do ponto cego dos retrovisores;

3.      Outra dica para motoqueiros. Motos devem ficar alinhadas na direção das rodas do veículo à frente para poder desviar de algum obstáculo na via;

4.      Ao ultrapassar, sinalize, avalie a situação, aguarde e só então ganhe a frente do outro, sempre pela esquerda — e não pelo centro ou pela direita;

5.      Diminua a velocidade em cruzamentos, mesmo quando estiver na preferencial;

6.      Esteja atento ao que está a sua frente e ao seu redor;

7.      Mantenha distância segura (distância de segmento) do veículo a frente para uma frenagem segura (escolha um ponto fixo da via e quando o veículo da frente passar por ele conte quantos segundos você leva para passar pelo mesmo ponto. Ela será segura se o tempo for de 3 a 4 segundos, dependendo das condições climáticas)

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas