Como o iFood envia rotas para os entregadores?

O funcionamento e os critérios para a rota de entrega iFood suscitam algumas dúvidas em clientes e nos entregadores parceiros da plataforma. 

Portanto, neste conteúdo, vamos esclarecer algumas dessas dúvidas e explicar como a plataforma seleciona os entregadores para entregar cada pedido. 

Como funciona a rota de entrega iFood?

Vamos definir a rota de entrega iFood a partir do momento que cliente fazer um pedido pelo app

Após essa etapa, o restaurante aceita e começa a preparar o pedido do consumidor. Enquanto isso, vamos enviar a rota para os entregadores disponíveis que queiram fazer a coleta e entregar o pedido ao cliente. 

Caso vários parceiros estejam disponíveis, o iFood utiliza alguns critérios para enviar a rota de entrega para os entregadores.

Como o iFood envia a rota de entrega para os entregadores?

Após o pedido ser feito pelo cliente e aprovado pelo restaurante, o iFood começa a selecionar entregadores disponíveis em um raio de até 5km do local.

Muitas vezes, o pedido pode cair para um entregador que está longe do restaurante. Isso ocorre quando o estabelecimento recebe um grande volume de pedidos. 

Por fim, outro fator que vai influenciar é a disponibilidade do entregador no momento em que o pedido é feito no aplicativo do iFood. Por exemplo, ele pode até aparecer como disponível, no entanto, se o parceiro já tiver outras entregas programas, o app procurará outros entregadores. 

Como o iFood separa as rotas de entrega entre bike, moto, drone e carro?

O iFood possui uma série de modalidades para realizar e enviar uma rota de entrega a um parceiro da plataforma. 

No entanto, a separação de rotas para bike, moto, carro e drone não é feita de maneira aleatória. Portanto, confira alguns critérios utilizados: 

  • Para rotas mais curtas e pedidos mais leves, o iFood geralmente seleciona os entregadores que estão de bike.
  • Pedidos com rotas mais longas, e que cabem na bag, vão para entregadores com moto.
  • Já aqueles pedidos mais pesados ou volumosos, como compras grandes de supermercado, são direcionados para entregadores que estão de carro.

Como receber mais pedidos de entrega pelo iFood?

Além da avaliação dos clientes, os entregadores também vamos avaliar de acordo com sua performance na plataforma. O objetivo é que a experiência do consumidor seja a melhor possível.

Mas, se você é um parceiro e não está recebendo um volume consistente de pedidos, confira algumas dicas para receber mais rota de entrega:

  • Seja gentil e simpático com os clientes: isso atrai mais joinhas, melhora a avaliação e pode até render mais gorjetas.
  • Fique online só quando realmente puder fazer entregas: o entregador tem total autonomia para aceitar os pedidos que quiser. No entanto, se um pedido for rejeitado por 3 vezes consecutivas, o sistema do iFood entende que aquele entregador não está disponível e deixa de acioná-lo para as entregas por 15 minutos.
  • Evite que a rota seja cancelada automaticamente:  A gente sabe que imprevistos acontecem. Por isso, caso você não possa fazer uma entrega que já tenha aceitado, é aconselhável que faça o cancelamento e fique indisponível no app. Evite cancelar e continuar disponível. Sucessivos cancelamentos de entregas podem resultar em cancelamento de rota.

Confira algumas ações do iFood em prol da segurança dos entregadores

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