Educação no iFood: entregadora volta às aulas após 38 anos

Em novo vídeo da série “Abrindo a Bag”, Elaine Zulato tira dúvidas de colegas sobre como fazer cursos na plataforma da empresa

“Há muito tempo eu queria voltar a estudar”, conta a entregadora Elaine, que trabalha com delivery no iFood há quatro anos. Aos 17, ela deixou a escola ao reprovar um ano do ensino médio. Depois, começou a namorar, casou, teve dois filhos —e o retorno aos estudos foi ficando mais distante.

Aos 55 anos, ela descobriu as oportunidades do iFood Decola, plataforma de educação que traz cursos gratuitos em diversas áreas, como capacitação em segurança no trânsito, finanças pessoais e empreendedorismo, além de vídeos que explicam como entregadores e entregadoras podem voltar aos estudos.

“Depois de mais de 30 anos, resolvi voltar a estudar”, revela Elaine no terceiro vídeo da série “Abrindo a Bag”, da campanha Muito Mais Que Um Pedido, no qual ela fala sobre a importância da educação e tira dúvidas de seus colegas (os vídeos podem ser vistos no canal da empresa no YouTube e em suas plataformas digitais).

Hoje, Elaine faz parte do grupo de 5.000 entregadores e entregadoras que ganharam bolsa do iFood no programa Meu Diploma do Ensino Médio para fazer o curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em agosto de 2022. Quem passa na prova ganha um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Em um curso de seis meses, ela se prepara para receber seu diploma. “Eu não pretendo parar só no Ensino Médio”, revela a entregadora aos colegas no vídeo. Quer saber qual é seu sonho grande? Ela conta aqui, na seção Histórias Reais do iFood News, toda a sua trajetória.

Facilidade para estudar

Ao ouvir Elaine falar animadamente sobre os estudos, os entregadores e as entregadoras do iFood presentes no vídeo começam a fazer perguntas. “Mas nesses seis meses você faz o Ensino Médio inteirinho?”, quer saber Agnaldo. “Isso, inteirinho”, responde Elaine, acrescentando que foi só mandar seus dados para começar o curso em janeiro, sem burocracia.

Ela explica aos colegas da roda que o curso preparatório para o Encceja é à distância e que todas as aulas ficam gravadas na plataforma, portanto os entregadores e as entregadoras podem estudar quando tiverem tempo disponível. “Eu assisto às aulas no celular”, explica. 

A quem se preocupa com a quantidade de horas dedicadas por dia aos estudos, Elaine diz: “Você que faz [a carga horária por dia], porque as aulas ficam gravadas. Você acessa, vai estudando e pode procurar o suporte para eles te darem uma revisão. Tem muito exercício para fazer”.

A volta às aulas trouxe a ela novas perspectivas. “Eu sou péssima em Química e Física. Teve uma aula de Física sobre Joules [unidade de energia], e nesse dia eu me achei a pessoa mais inteligente do mundo! Eu adorei a aula. Passei a adorar Física.”

Por isso, Elaine deixa um recado a seus colegas do delivery: “Para os meus parceiros, gostaria de falar que, se tiverem oportunidade de voltar a estudar, agarrem. O estudo ninguém tira de você. Depois de tanto tempo, voltar a estudar, para mim, é uma satisfação enorme”.

As iniciativas do iFood na área de educação

Além do programa Meu Diploma do Ensino Médio, iniciado em janeiro de 2022, o iFood tem outras iniciativas em educação para entregadores e entregadoras, como:

  • Cursos online gratuitos ou com bolsa no iFood Decola; mais de 192 mil entregadores e entregadoras já se inscreveram nos cursos e mais de 71 mil certificados já foram emitidos;
  • Preparação para trabalhar com delivery: mais de 35 mil parceiros já se inscreveram no curso profissionalizante do Sesi (gratuito);
  • Capacitações gratuitas que vão desde orientações para pilotagem segura até treinamento em primeiros socorros e segurança no trânsito, como os Anjos de Capacete;
  • Pedal Responsa, curso online realizado por meio do WhatsApp no iFood Pedal, traz conteúdo sobre direitos e deveres ao pedalar e já foi concluído por 5.654 pessoas.

Conheça, aqui os programas de educação do iFood para os entregadores parceiros. E acompanhe todas as iniciativas para a categoria no Portal do Entregador.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas