Entrega por drones: saiba tudo sobre esse serviço em ascensão

Receber encomendas vindas do céu já é uma realidade para consumidores de várias partes do mundo. Agora a entrega por drones ganha espaço no Brasil com o delivery do iFood. Saiba tudo sobre o serviço de entrega por drones, como vai funcionar por aqui, quais são os benefícios para empresas e consumidores.

“Chega voando” não será mais apenas uma figura de linguagem quando se tratar de delivery.

Receber encomendas vindas do céu já é uma realidade para consumidores de várias partes do mundo. Agora a entrega por drones ganha espaço no Brasil com o delivery do iFood.

Saiba tudo sobre o serviço de entrega por drones, como vai funcionar por aqui, quais são os benefícios para empresas e consumidores.

O que é entrega por drones?

O serviço de entrega por drones consiste no uso de aeronaves não tripuladas para operações comerciais que envolvem busca e entrega de itens diversos, inclusive alimentos.

Os drones são automatizados para percorrer rotas predefinidas na coleta e entrega de cargas e serviços de delivery.

A entrega por drones complementa a entrega tradicional, feita pelo entregador, uma vez que o drone não chegará à porta do cliente, mas vai realizar a primeira parte da entrega.

O mercado de entrega por drones deve movimentar 18,65 bilhões de dólares até 2028 mundialmente, de acordo com dados da Emerg Research. Em 2020, esse mercado foi avaliado em 553,6 milhões de dólares.

Origem da entrega por drones

Em 2013, a Amazon anunciou o plano para começar a entrega de produtos leves por drones.

Em dezembro daquele ano, a empresa de logística alemã DHL fez a entrega de medicamentos usando um protótipo de drone chamado parcelcopter.

O voo de dois minutos percorreu o trecho entre uma farmácia e o centro da cidade de Bonn.

Já em 2014, empresas como Google e FedEx anunciaram testes de entregas com drone.

No ano seguinte, a empresa chinesa de e-commerce Alibaba começou a fazer entregas por drones em cidades da China.

Em 2016, a empresa Flirtey fez o primeiro voo autônomo de entrega por drone aprovado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

E a primeira entrega da Amazon com drone aconteceu em 2016 no Reino Unido.


Como funciona a entrega por drones?

O cliente faz o pedido pelo aplicativo ou site do iFood. O item então é acondicionado em uma caixa de transporte desenvolvida especificamente para o drone que é acoplada nele.

O pedido então é levado pelo drone de um droneport até outro droneport (área para pouso e decolagem de drones), onde é desacoplado automaticamente e deixado na área de entrega.

Uma vez coletado por um parceiro entregador do iFood, o pedido é levado até o endereço indicado pelo cliente na hora do pedido, por moto ou bicicleta.

A entrega por drones vai substituir os entregadores?

Não. O drone realiza apenas uma parte da entrega, em geral a parte mais complicada para ser percorrida por via terrestre, por causa dos tráfego e condições urbanas.

O entregador será fundamental para completar o processo de entrega.

Quais são os benefícios da entrega por drones?

Receber uma encomenda em um tempo duas ou três vezes menor do que seria em uma entrega tradicional é um dos benefícios da entrega por drones.

Em uma pesquisa com consumidores, a empresa de entregas Clutch descobriu que entregas mais rápidas eram o que mais animavam os entrevistados sobre a entrega por drones.

Outros benefícios da entrega por drone são:

  • Diminuição do tráfego e dos engarrafamentos em centros urbanos;
  • Redução da emissão de CO2 na atmosfera;
  • Alcance de lugares com pouco em nenhum acesso via terrestre;
  • Ser ambientalmente sustentável.

5 dúvidas sobre entrega por drones

Por ser uma nova modalidade de delivery, a entrega por drones pode levantar dúvidas tanto para empresas como para o consumidor final.

Veja abaixo cinco perguntas que podem surgir sobre a entrega por drones.

Pode haver danos às encomendas?

Há mais estabilidade no ar que nas próprias entregas por moto.

A entrega por drones pode substituir empregos?

No iFood, a entrega por drone sempre é complementar a outras formas de entrega. Não há autorização, no Brasil, para entregas diretamente por drones nas casas das pessoas. Sempre haverá um ponto de distribuição de pedidos, onde eles serão coletados por entregadores. O objetivo é conectar regiões antes não atendidas pelo iFood, gerando novas oportunidades.

Pode ocorrer danos à propriedade?

Todas as entregas serão feitas obrigatoriamente em droneports autorizados.

Pode acontecer congestionamento de drones?

O controle do espaço aéreo funciona da mesma maneira que para aeronaves tripuladas, apenas em camadas diferentes do espaço aéreo. Todas as rotas são automatizadas e todos os pilotos são informados da operação (procedimento padrão).

A entrega por drones pode gerar menos privacidade?

As câmeras dos drones de delivery são de baixa resolução, apenas para transmissão de imagens em tempo real, não havendo filmagem. Elas servem somente para navegação e apoio em procedimento de pouso.

Cuidados especiais na entrega por drones

Alguns cuidados especiais são necessários na entrega por drone. São eles:

  • Garantir que o pedido é apropriado para a entrega por drone, ou seja, que obedece a capacidade máxima permitida pela ANAC, que é de 2,5kg;
  • Respeitar as dimensões da caixa de transporte;
  • Ter checklists rigorosos de segurança dos equipamentos;
  • Fazer leituras meteorológicas, medição de ventos e tomar decisões rápidas.

Quais são os tipos de entregas por drones?

Os tipos de entregas por drones podem variar de teste de Covid-19 a encomendas diversas.

Veja abaixo os tipos de entregas feitas por drones.

Medicamento

Em 2020, a empresa Zipline fez a entrega de testes da Covid-19 em duas grandes cidades de Gana. O serviço coletou 51 amostras de testes de pacientes de áreas rurais que foram entregues no centro de distribuição da empresa e posteriormente levados ao hospital local.

A entrega por drones de medicamentos que podem salvar vidas também já é uma realidade na África.

Na remota ilha da Tanzânia, drones foram usados para a entrega de medicamentos para combater a malária, febre tifóide, doenças parasitárias entre outras.

Alimentos

Entrega de alimentos – de cafés a pizzas – por drone já é uma realidade em diversos países como Estados Unidos, Austrália, Islândia. Irlanda entre outros.

No Brasil, o iFood é o pioneiro na entrega de alimentos, sendo a primeira empresa da América Latina a receber autorização para usar drones nas entregas.

Itens postais

Amazon, Wing, UPS, FedEx, Fli Drone, Skycart, Workhorse, DHL são algumas das maiores empresas que realizam entregas de compras feitas pela internet, encomendas postais, como cartas e outros documentos em países da América do Norte, Ásia, África e Europa.

Entrega por drones no Brasil

O iFood é a primeira empresa brasileira autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a utilizar drones no delivery de alimentos e produtos desde janeiro de 2022. 

A entrega por drones no Brasil teve início com a licença dada à empresa Speedbird, em agosto de 2020, para operar drones em caráter experimental para o iFood.

Naquele ano, o iFood realizou, em parceria com o Shopping Iguatemi Campinas, o primeiro teste de entregas por drone, que percorreu cerca de 400m, de um extremo a outro do shopping.

Em dois meses de teste, o iFood realizou mais de 300 entregas de pedidos para consumidores com o apoio de 20 restaurantes parceiros.

Hoje o iFood realiza entregas intermunicipais entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe, e já acumula mais de 100 pedidos na região, antes não atendida pelo iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas