Fórum de Entregadores do Brasil resulta em carta-compromisso para a categoria

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, 23 líderes-entregadores de 14 cidades se reuniram com o iFood para apresentar os principais desafios da categoria no 1º Fórum dos Entregadores do Brasil.

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, 23 líderes-entregadores de 14 cidades se reuniram com o iFood para apresentar os principais desafios da categoria no 1º Fórum dos Entregadores do Brasil. A pluralidade de ideias entre os participantes, que atuam nos diferentes modelos (Nuvem e Operador Logístico) e modais (moto e bicicleta) coexistiu com o uníssono esforço das partes para encontrar caminhos possíveis para as principais demandas dos entregadores.

Todos os representantes da categoria tiveram a oportunidade de se expressar e apresentar as dificuldades que vivenciam no dia a dia – por exemplo, questionamentos sobre razões de bloqueios e inativações de conta, migração do entregador do modelo Operador Logístico para Nuvem, busca por mais respeito e valorização do trabalho, ajustes no modelo operado nos pontos de apoio, possibilidade de reajuste anual das taxas, considerações sobre agendamento e entregas duplas, entre outros. Os debates foram mediados pelos facilitadores da Consultoria Enraize.

O iFood ouviu abertamente todas as demandas, com empatia. “O diálogo aberto abriu caminho para oportunidades de se promover melhorias, bem como dar mais visibilidade e transparência sobre o modelo operado pela plataforma e sua relação com os entregadores ”, avalia João Sabino, Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do iFood. “ e também pôde dar mais.

A partir do encontro, foi firmada uma carta-compromisso entre os entregadores e representantes da empresa. “Trata-se de um pacto para garantir mais transparência na relação e a busca por melhorias, com soluções viáveis e que beneficiam todos os entregadores no curto e médio prazos”, explica Sabino.

“Estamos aqui representando os milhares de jovens e pais de família que dependem da plataforma. Nós, da linha de frente, tínhamos a visão de que havia coisas que poderiam melhorar. Esperamos que essas melhorias sejam implantadas para os profissionais”, comenta Ferrugem, líder-entregador em Goiânia.

“Quando a gente ouve, de perto, as histórias desses profissionais, entendemos que precisamos ir além de pesquisas e dados de resultados operacionais e somar às análises os impactos da atuação do entregador e como ele sente tudo isso na ponta”, afirma João Sabino, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais no iFood.

Pontos de convergência

Entre as conquistas do Fórum, estão regras e modelos de operação mais claros, bem como a comunicação mais transparente, com direito à contestação nas desativações. Para Vanessa Barbosa, líder-entregadora de Belo Horizonte, o mais importante do Fórum foi ser ouvida e o iFood ter conhecimento das demandas apresentadas. “Levei para discussão as dificuldades que passamos na rua. Acho que só o fato de chegarmos aqui, eles terem nos ouvido e encaminharem o que queríamos já foi uma grande vitória”, avalia ela.

Outro ponto importante discutido foi a antecipação da migração do entregador que trabalha no Operador Logístico – empresa contratada pelo iFood para operar em algumas praças, com definição de horários por turnos e agendamentos – para o modelo Nuvem – entregador cadastrado diretamente na plataforma do iFood.

“O encontro foi importante para ouvir, aprender ainda mais sobre o dia a dia dos entregadores e entregadoras, ter a oportunidade de tirar dúvidas, explicar a necessidade de alguns processos e, ainda, trazer soluções para melhorar a experiência com a plataforma”, comenta Claudia Storch, diretora de operações do iFood. “Ouvir os apontamentos das realidades dos entregadores nas diferentes regiões foi essencial para definir prioridades para execução. Essa escuta precisa ser contínua e se soma às demais iniciativas para promover um modelo positivo para todas partes do nosso ecossistema”

Marcel Alonso, diretor de operações do iFood, o Fórum também serviu de termômetro para ambos os lados da mesa de discussão. “Pudemos apresentar, com mais profundidade, o funcionamento e a dinâmica da plataforma e a complexidade da operação. “Isso nos permite imprimir mais clareza e transparência na relação com o entregador.”

Próximos passos

O 1º Fórum de Entregadores foi resultado de mais de 50 encontros prévios com lideranças da categoria ao longo de 2021. “Foi um evento desafiador de se realizar e do qual saímos felizes pela conquista de unir múltiplas visões em busca de soluções conjuntas”, avalia Johnny Borges, gerente de Comunidades no iFood.

Para o próximo ano, estão previstos outros Fóruns regionais com entregadores ativos na plataforma, a fim de dar continuidade ao processo de escuta, transparência e melhorias. “Agora temos a missão de rodar os estados do Brasil, dialogando com o maior número de entregadores”, diz Borges.

Vozes de lideranças-entregadoras sobre a importância do evento

Vitor Cachorro Loco, Porto Alegre (RS)

“Foi uma conquista que tivemos nas ruas para continuar buscando melhorias para a categoria. São avanços que conseguimos. Não foram todos, mas já é significativo. O iFood tem uma oportunidade de fazer história, e, para que possa fazer a diferença e se consolidar como a melhor plataforma do Brasil.”

Alanderson Baião, Rio de Janeiro

“O Fórum foi essencial, uma conquista para a categoria. Fomos reconhecidos como serviço essencial na pandemia, o que fez muita coisa evoluir tanto no pensamento quanto no trabalho. O Fórum também mostrou que essa conquista está sendo vista pelo iFood, ao mesmo tempo em que mostrou a importância da empresa para a vida do entregador. Foi uma evolução, algo grande para nós. Foi impactante esse momento de poder ouvir uns aos outros”.

André Mendonça, São Paulo

“Isso representa a abertura de portas e de diálogo Foi importante ouvir e absorver para se buscar uma solução.”

Príncipe das entregas, São Paulo (SP)

“Foi importante ver a atitude do iFood com os entregadores e vice-versa, entendendo não a visão do motoboy, mas com o olhar de como a empresa trabalha. Foi importante a gente saber como funciona tudo.”

Alessandro da Conceição (Sorriso), Brasília (DF)

“Esse fórum foi muito importante para a nossa categoria. Era algo pelo qual vínhamos lutando há anos. Buscamos um diálogo concreto e pessoalmente com a empresa para que a gente possa passar as demandas e que ela ouça isso direto dos representantes que estão nas ruas, trabalhando, e tenha um melhor entendimento do nosso dia a dia.”

Wal, Salvador (BA)

“Essa troca de experiência super importante não só para o iFood como para o entregadores., . É uma vivência que só nós, os entregadores, têm e que precisamos trazer para a empresa melhorar. Depois, vamos levar para as cidades de todos os estados do Brasil.”

Wagner Eufrazio, (RO)

“Esperamos que isso traga resultado para Rondônia e para todo o Brasil e que os próximos fóruns tenham representantes de outros estados”.

Assista, abaixo, como foi esse encontro:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas