Francês ou integral? Descubra os pães mais pedidos no iFood

Fresquinhos ou na chapa, os pães fazem sucesso no delivery: são, em média, 140 unidades entregues a cada minuto em 2022

O momento em que as pessoas mais pedem pão no iFood é… na hora do jantar! Será que finalmente padeiros e padeiras do Brasil podem começar a sonhar com umas horinhas a mais de sono?

Na verdade, não! 

Isso porque o café da manhã é o segundo horário com mais pedidos de pães — uma das raras vezes, aliás, em que esse momento do dia fica na vice-liderança de uma categoria no iFood. E o forno trabalha: em 2022, mais de 17 milhões de pedidos de pão foram feitos no app. Se marcássemos no relógio, a cada minuto seriam entregues cerca de 140 pães, em média, vindo das mais de 6 mil padarias cadastradas no iFood.

O preferido, claro, é o pão francês, também chamado de pãozinho, pão de trigo, cacetinho, média, filão, pão de sal, jacó, carioquinha, careca (confira no quadro abaixo quais são os outros tipos de pão mais pedidos no delivery do iFood). Apesar do nome, ele é bem brasileiro. Sua receita foi inspirada na baguete da França, mas recebeu um pouco de açúcar e gordura na massa antes de ir ao forno, como explica o site da Revista Galileu.

A liderança do pão francês não é surpresa, afinal ele é o quarto alimento mais consumido no Brasil (só perde para café, arroz e feijão), segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Você sabe identificar um bom pãozinho?

O pão está sempre na nossa mesa, mas você sabe como identificar um perfeitinho? A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) lista as cinco características que não podem faltar em um bom pão, de acordo com a norma técnica para a padronização da produção:

  1. A pestana (o corte superior na parte de cima do pão) deve estar presa ao pão e ser fina, regular e com bordas destacadas.
  2. A cor do pão deve ser amarelo-dourada, levemente brilhante.
  3. O pão deve ser crocante, mas não duro. Ao apertá-lo, o alimento deve voltar à forma original.
  4. Ao ser tocado, o pão não pode esfarelar nem ficar achatado.
  5. O miolo deve ser branco, sem estrias, manchas ou buracos.


O pãozinho que você comprou está assim? Então é só pegar a manteiga, o requeijão, os frios, a geleia e aproveitar!

Fonte: iFood

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas