Gig Economy e trabalho em plataformas no Brasil

O que o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito entende por gig economy, com especial atenção ao contexto brasileiro

Gig economy é um conceito ainda em construção, em contínua transformação, que vem sendo formulado em face das novas dinâmicas de trabalho instituídas pelas plataformas digitais e sobre o qual não há consenso na literatura. O termo não encontra correspondência exata na língua portuguesa, sendo possível encontrar diversas traduções, como economia sob demanda, economia de bicos ou economia freelancer. Por isso, e por não nos identificarmos totalmente com as traduções existentes, preferimos utilizar a expressão gig economy, em inglês, neste documento. Ao lado da multiplicidade conceitual existente, observamos que a gig economy também é marcada por uma forte heterogeneidade de atividades econômicas, de serviços, de modelos de negócios, de trabalhadores etc. Diante desse cenário ainda pouco conhecido e marcado por questões abertas, o CEPI FGV Direito SP apresenta o que compreende por gig economy e como ela se apresenta no contexto brasileiro a partir de um levantamento não exaustivo desses aplicativos no Brasil.

Boa leitura!

BAIXE AQUI O POSITION PAPER

FORMATO
Position paper

REALIZAÇÃO
A pesquisa “Futuro do trabalho e gig economy: questões regulatórias sobre tecnologia e proteção social” é desenvolvida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) no âmbito da colaboração entre o CEPI e o iFood para fomentar o debate público sobre o futuro do trabalho. As atividades desenvolvidas no âmbito desta colaboração são desenvolvidas com total autonomia acadêmica, garantida contratualmente. A equipe agradece as revisões e valiosas contribuições dos pesquisadores do CEPI.

Coordenação Geral
Alexandre Pacheco da Silva e Marina Feferbaum

EQUIPE

Líder de pesquisa
Ana Paula Camelo

Co-líder de pesquisa
Guilherme Forma Klafke

Pesquisadores(as)
Ana Carolina Rodrigues Dias Silveira
Arthur Cassemiro Bispo
Bruno Ett Bícego
Gabriela Marcassa Thomaz de Aquino
Olívia Q. Figueiredo Pasqualeto

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas