Hortas do iFood em escolas produzem 17 toneladas de alimentos

O projeto de hortas urbanas do iFood já produziu 17 toneladas de alimentos em três escolas públicas de São Paulo; conheça essa iniciativa e mais resultados.

Em oito meses, projeto beneficiou 12 mil pessoas em três unidades da rede pública em São Paulo

As hortas urbanas apoiadas pelo iFood começam a dar seus primeiros frutos. Em menos de oito meses de projeto, as plantações cultivadas em três escolas públicas de São Paulo renderam 17 toneladas de alimentos (com mais de 25 tipos de hortaliças e legumes), que beneficiaram 12 mil pessoas. 

Em uma área de 2.300 m2, foram colhidos mais de 25 tipos de hortaliças e legumes. A produção é utilizada no preparo da merenda escolar, e o excedente é doado para os pais das crianças. “Atualmente, 61% dos pais ouvidos dizem que o projeto da horta ajudou na melhoria da dieta da família”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

As hortas urbanas são uma solução para promover a alimentação saudável e diversificada —uma ação relevante no enfrentamento da insegurança alimentar (dificuldade de acesso a alimentos de boa qualidade e na quantidade necessária) e dos desertos alimentares (áreas onde há pouco acesso a alimentos frescos). As primeiras hortas implantadas pelo iFood e por seus parceiros ficam em São Paulo, nos bairros Aricanduva e São Mateus, e em Ferraz de Vasconcelos.

“Entregar segurança alimentar nas favelas brasileiras é também promover o combate à pobreza e a redução da desigualdade”, comentou Edu Lyra, fundador da Gerando Falcões, parceira da iniciativa na horta urbana de Ferraz de Vasconcelos. As outras instituições envolvidas no projeto são a ONG Cidades Sem Fome, a Pé de Feijão e a Prato Verde Sustentável. 

Outros dois projetos de hortas em escolas estão em fase de implementação em Osasco (SP), em parceria com a secretaria de segurança alimentar do município, o Banco de Alimentos e a Secretaria de Educação, e estarão produzindo alimentos até o final do mês de maio de 2022.

A iniciativa também alimenta novos hábitos em quem participa. “Quando a criança conhece o processo do plantio, acaba tomando gosto e aceitando melhor a alimentação de verduras e legumes”, conta Fabíola Lisboa, diretora de uma escola participante do projeto.

No vídeo abaixo, a aluna Maytê Santos narra como está sendo a experiência de ter uma horta urbana em sua escola —e as crianças contam quais são seus alimentos preferidos entre os que já experimentaram. Dá o play para conferir!

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