iFood agora faz entrega de alimentos frescos da fazenda

Cestas de frutas, legumes e verduras vindos diretamente do campo já estão disponíveis na cidade de São Paulo

O iFood embarcou no modelo farm to table, ou do campo à mesa, que leva frutas, legumes e verduras diretamente dos produtores rurais para a casa dos consumidores. Em maio, o app ganhou uma nova loja, o iFood Cestas by Frexco, disponível para quem mora na cidade de São Paulo.

Agora os paulistanos podem receber em casa produtos vindos diretamente da fazenda e selecionados pela parceira Frexco (startup especializada na entrega de alimentos in natura), que faz uma curadoria do que está mais fresco para compor cestas de frutas, de temperos, de legumes e verduras. 

Os clientes podem também pedir os itens avulsos ou complementar a cesta com mais frutas, vegetais ou outros produtos, como café artesanal, geleia, mel e cogumelos. Por enquanto, o iFood Cestas by Frexco tem cinco lojas  que cobrem toda a capital paulista. O próximo passo é a expansão para outras regiões de São Paulo.

“Nosso foco é a qualidade das frutas, dos legumes e das verduras que vendemos na plataforma. Estamos muito atentos aos processos de curadoria, separação e transporte dos itens, desde o recebimento dos alimentos pela Frexco até a entrega para os nossos clientes”, explica Andreza Zacharias, head de Business Development do iFood.

Por isso, a nova loja foi criada com todo o cuidado para trazer para o app aqueles consumidores que têm receio de comprar online os itens de hortifruti. “Vimos que muita gente não migrou o hábito de comprar frutas, verduras e legumes do offline para o online por medo de receber um produto verde, passado ou amassado”, conta Andreza.

Cuidado especial com os alimentos

Para encarar o desafio de melhorar a entrega de itens frescos, o iFood buscou um parceiro especializado: a Frexco, que já tinha experiência em levar a produção agrícola da fazenda para as casas das pessoas.

Juntos, o iFood e a Frexco desenvolveram um processo de controle de qualidade só para essa frente e criaram caixas reforçadas para o transporte de alimentos frescos, que também foi customizado —as cestas são entregues por pequenas vans ou scooters equipadas com um baú especial, pois não cabem na bag dos entregadores parceiros.

“A Frexco faz a primeira curadoria dos itens: se algum estiver feio, eles enviam outro da mesma categoria, em uma troca que é combinada com os clientes”, explica Andreza. “Antes de mandar as cestas para quem pediu, o iFood faz uma última inspeção para garantir que está tudo bem.”

Como funciona a loja?

Quem mora em São Paulo pode selecionar o iFood Cestas by Frexco na aba de Mercados do app do iFood. Nessa área, os clientes têm duas opções: podem fazer sua própria cesta com os produtos preferidos ou escolher entre diferentes tipos de cesta, como a de frutas ou a de temperos (ambas com seis unidades) ou a completa, com frutas, legumes e verduras —e que pode ser pequena, média ou grande. No segundo caso, também dá para adicionar outros alimentos à cesta.

Os pedidos são fechados diariamente às 18h, a partir daí se inicia a separação e montagem dos pedidos. No dia seguinte, pela manhã, as cestas são enviadas para a casa dos clientes. . Todo esse cuidado já deu resultado, conta Andreza. “Hoje, cerca de de 50%das pessoas que pedem a cesta são clientes recorrentes, ou seja, que estão criando o hábito de comprar frutas, legumes e verduras online.”

A satisfação dos consumidores também melhorou, aumentando o NPS na entrega de frutas, verduras e legumes feita pelo iFood. “Os clientes elogiam dizendo que parece que compraram na feira. É essa a sensação que a gente quer atingir”, afirma Andreza.

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