iFood apoia XPRIZE na realização de um prêmio para embalagens sustentáveis

iFood apoia XPRIZE na realização de um prêmio de US$ 10 milhões para incentivar a criação de embalagem de alimentos sustentáveis; saiba como será esse desafio

O prêmio de US$ 10 milhões visa incentivar a criação de embalagem de alimentos sustentáveis. Saiba como será esse desafio.

Como resolver a questão do excesso de plástico envolvido na embalagem dos produtos que consumimos? Encontrar soluções inovadoras para esse problema é o desafio que o iFood quer resolver em parceria com a XPRIZE, líder em competições que buscam acelerar avanços que beneficiem a sociedade e as empresas no mundo.

A foodtech será uma das parceiras da competição de desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica, como sacolas plásticas e filmes de PVC. 

Em parceria com a XPRIZE, o iFood quer arrecadar US$ 20 milhões entre empresas para realizar essa competição e incentivar a criação de embalagens que sejam sustentáveis, produzidas ​​em grande escala e seguras para o consumo humano e para o meio ambiente. 

“A gente quer dar um grande prêmio para que empresas, governos, startups e universidades invistam em pesquisa e desenvolvimento para embalagens biodegradáveis, que possam reduzir a poluição causada e ligada às embalagens de plástico”, afirma Fabrício Bloisi, CEO do iFood e membro do conselho de inovação da XPRIZE.

O prêmio em jogo é de US$ 10 milhões —US$ 6 milhões para quem ficar na primeira colocação; US$ 2 milhões para o segundo lugar e US$ 1 milhão para o terceiro. Além disso, também será concedido US$ 1 milhão para os chamados Milestone Prizes, prêmios concedidos ao longo da competição para apoiar soluções de competidores que cumpram algumas metas. “Acho esse tipo de incentivo em prêmio maravilhoso, pois ajuda as startups a andar mais rápido e o mundo a melhorar pela inovação”, comenta Bloisi.

As regras do jogo

A competição deve durar 3 anos e será dividida em três fases: inscrição, semifinais e finais. Em cada etapa, as propostas serão avaliadas por jurados que vão avaliar os projetos de acordo com as diretrizes do prêmio:

  • Desenvolver embalagens de alimentos biodegradáveis, de base biológica e flexíveis;
  • A produção deve ser de forma sustentável e em escala (recursos e processo);
  • Embalagens devem ser seguras para os seres humanos e o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida;
  • As criações devem apoiar a vida útil de produtos frescos e alimentos secos;
  • Embalagens devem ser industrialmente compostáveis ou rapidamente biodegradáveis (em até 90 dias).

A parceria com a XPRIZE é um dos esforços do iFood Regenera, plano de impacto ambiental positivo da empresa, que busca erradicar a poluição plástica de suas operações de entrega e torná-la neutra em emissão de carbono até 2025

“A agenda ESG tem sido e será cada vez mais abordada. Precisamos estimular as empresas a investir no próximo desafio, além de incentivar universidades e startups brasileiras a se inscrever na competição, para o Brasil fazer parte da liderança no desenvolvimento de projetos de pesquisa que vão ajudar a reduzir o uso de plástico e a garantir um futuro mais promissor para o nosso meio ambiente”, finaliza Bloisi.

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