iFood apresenta vencedores do Desafio Embalagem do Futuro

iFood apresenta os vencedores do Desafio Embalagem do Futuro, que teve como meta desenvolver invólucros sustentáveis para o setor de entrega de refeições.

A busca por um futuro – e até mesmo o presente – mais sustentável passa pelas escolhas que são feitas diariamente. É importante entender que o que é consumido e o como têm um impacto, tanto do ponto de vista do que foi gerado até que o bem ou produto chegasse ao consumidor final quanto do que será produzido com o fim do uso ou descarte deste item.

É a partir dessa premissa que o iFood, em parceria com a Suzano, lançou o Desafio Embalagem do Futuro. Sob o mote “Essa entrega é para o amanhã”, o objetivo era desenvolver embalagens de papel produzidas a partir de matéria-prima de fonte renovável e livres de plástico para transportar alimentos de forma prática, segura e sustentável.

Divididos nas categorias Profissional e Livre, os vencedores são Ricardo Marques Sastre e Vinícius Hernandez Lopes Ladivez, respectivamente. O iFood News conversou com os ganhadores, para saber mais sobre os projetos. Confira:

Categoria Profissional – Por uma sustentabilidade real

“Acreditamos que o propósito do concurso estava alinhado aos nossos anseios pessoais e profissionais. Decidimos participar do desafio porque atuamos no mercado de embalagens para fast food e fizemos pesquisas na área de sustentabilidade.”
Ricardo Marques Sastre
42 anos, Publicitário, da Mudrá Design; Em parceria com Cristiane Ferrari Zeni, 27 anos, Designer de produto

Da concepção à execução

“Utilizamos nossa metodologia de projeto sustentável desenvolvida em minha tese de doutorado e validada em nosso dia a dia no escritório. Percorremos todas as etapas de projeto, analisando sempre os anseios dos envolvidos no ciclo de vida da embalagem. Temos como foco em nossa empresa desenvolver embalagens sustentáveis: acreditamos que este é o melhor caminho a ser perseguido, incentivamos nossos clientes e parceiros a serem ecologicamente corretos.” – Ricardo Sastre

iFN: Como enxerga iniciativas que incentivam a desenhar um futuro mais sustentável?

RS: Toda a ação que promova a sustentabilidade é bem-vinda, desde que realmente seja sustentável. Em nosso método, observamos em cada etapa os pontos a serem considerados no projeto para a promoção efetiva da sustentabilidade. As embalagens representam um percentual significativo na geração de resíduos, e devem ser concebidas já considerando seu descarte ou reaproveitamento.

iFN: Que mensagem gostaria de deixar ao consumidor final, em relação ao uso de embalagens?

RS: Utilizem embalagens e descartáveis de maneira consciente, evitando desperdícios e descartando corretamente para reciclagem. Incentive seus restaurantes preferidos para a promoção da sustentabilidade na embalagem e seja flexível quanto ao possível aumento de custo para substituir as embalagens tradicionais por embalagens sustentáveis.

Categoria Livre – O origami como inspiração

“Decidi participar do Desafio porque, além de ter gostado muito da ideia de contribuir para a redução da quantidade de lixo plástico produzido, foi uma oportunidade de colocar em prática ideias que sempre tive para melhorar a experiência que eu tinha com as embalagens de delivery”
Vinícius Hernandez Lopes Ladivez
(36 anos, Designer)


Da concepção à execução

“A embalagem teria que ser fácil de abrir pelo usuário, porém resistir intacta e estanque durante o transporte. A divisão entre os alimentos dentro da embalagem foi outro ponto importante que surgiu nas conversas com usuários. Em seguida, revisitei algumas referências de origami, técnica milenar de dobra de papel que eu tenho como hobby desde a infância. Fiz alguns modelos de estudo em papel sulfite e, assim que eu encontrei uma forma satisfatória, desenhei a planificação no computador e construí o protótipo em papel cartão.” – Vinícius Lavidez

iFN: Como enxerga iniciativas que incentivam a desenhar um futuro mais sustentável?

VL: Acho fundamental. Um futuro sustentável só será alcançado com a ação conjunta de empresas, profissionais e consumidores.

iFN: Que mensagem gostaria de deixar ao consumidor, em relação ao uso de embalagens?

VL: Sempre que possível, optar por embalagens retornáveis ou biodegradáveis e priorizar empresas que se empenham em praticar a responsabilidade social. Quando for necessário o consumo de uma embalagem plástica, tentar reutilizar a embalagem para alguma outra função antes do descarte. E sempre destinar embalagens para reciclagem ao descartar.

Compromisso

No iFood, acabar com a poluição plástica das operações no delivery é uma das metas do iFood Regenera. Só no último ano, a FoodTech triplicou o número de fornecedores de embalagens sustentáveis.

“Ter um negócio que leva prosperidade e também regenera o meio ambiente é a nossa prioridade e também da Suzano. Para isso, precisamos criar uma cadeia de produção e consumo mais sustentável. Estamos unindo forças e somando expertises para promover transformação e trazer disrupção para reduzir o volume de plástico no país”, afirmou Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood, na ocasião do lançamento do Desafio Embalagem do Futuro. “Temos uma meta audaciosa de eliminar a poluição plástica das nossas entregas e essa parceria com a Suzano é um dos caminhos para que possamos ampliar o impacto positivo que buscamos”.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas