iFood consolida metas para reduzir uso de plástico descartável

Como parte do compromisso com a campanha #DeLivreDePlástico, empresa lista metas de redução até o final de 2022 e para 2025

Para reduzir o uso de plástico nas entregas, em julho de 2021 o iFood assinou o compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior ONG focada na proteção dos oceanos.

Pouco mais de um ano depois de firmado o compromisso, o iFood fez um estudo para quantificar as embalagens usadas nas entregas e, assim, entender quais seriam suas metas específicas para reduzir o uso de plástico no delivery e seguir com a próxima etapa do compromisso: a definição específica de metas para embalagens descartáveis, sachês e sacolas plásticas.

Usando metodologia própria, inédita, a empresa buscou dados com restaurantes e mercados parceiros para mensurar o uso de plástico — descobriu que 27% das embalagens usadas nas entregas são de plástico e 1,3% dos resíduos gerados por um pedido vem de sacolas plásticas.

Esse estudo foi fundamental para a consolidação das metas da campanha #DeLivreDePlástico, explica Fabiane Staschower, especialista em Sustentabilidade do iFood. Com base nesses resultados, os novos compromissos do iFood para 2025 são:

  • Ter 100% dos restaurantes na plataforma dando a opção para os usuários selecionarem se desejam ou não receber sachês de condimentos com o pedido;
  • Reduzir em 50% o percentual de embalagens plásticas de uso único na sua operação, de 27% para 13,5%, tendo como base o volume gerado em 2021.
  • Reduzir em 23% o percentual de sacolas plásticas de uso único na sua operação, de 1,3% para 1%, tendo como base o volume gerado em 2021.

Até o final de 2022, o iFood se compromete a:

  • Implementar uma solução para redução de envio de sachês de condimentos para 5% da base de restaurantes;
  • Ter 100% das lojas próprias de mercado realizando entregas sem plástico;
  • Garantir o uso de 500 mil embalagens sustentáveis por meio da venda direta via iFood Shop e/ou negociação direta com restaurantes parceiros, como piloto na implementação das embalagens livres de plástico no mercado

Segundo Fabiane, o compromisso com a redução de plástico descartável nas operações entra como um dos pilares do iFood em busca de contribuir com o meio ambiente, por meio de ações de sustentabilidade. “Entendemos que, hoje, existem muitos problemas com o plástico, especialmente a má utilização do material. Por isso, resolvemos fazer esse compromisso”, diz. “É bem audacioso, mas nos aliar ao PNUMA e Oceana é ter forças que contribuem para cumprirmos esse grande desafio.”

O que o iFood já fez  para zerar a poluição plástica nas entregas?

O iFood Regenera é o programa de metas ambientais do iFood que tem como objetivo reduzir a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025. Existem várias iniciativas promovidas pelo programa que buscam soluções para evitar o uso do plástico. São elas:

Amigos da Natureza

Com a campanha “Amigos da Natureza”, o aplicativo do iFood passou a dar aos clientes a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas e canudos plásticos ao fazer o pedido. Até agora, 40% dos restaurantes já aderiram à iniciativa, resultando em mais de 300 milhões de pedidos enviados sem itens de plástico e evitando o uso de 510 toneladas de talheres e canudos plásticos.

Embalagens sustentáveis 

Para acelerar a redução do uso de plástico descartável nas entregas e oferecer soluções sustentáveis para a substituição das embalagens, Fabiane explica que o iFood tem buscado alternativas com parceiros, como a Suzano, Klabin e a growPack

Em uma ação no Rock in Rio, em setembro de 2022, o iFood disponibilizou mais de 230 mil embalagens sustentáveis para restaurantes do festival de música, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico. As chamadas “Embalagens do Futuro” foram desenvolvidas em parceria com a Suzano e, depois do evento, 61 mil unidades do produto foram destinadas para alguns restaurantes, com o objetivo de ganhar aderência no mercado.

“Em breve, vamos lançar um piloto para testes com uma embalagem feita com palha de milho, desenvolvida em parceria com a growPack”, explica Fabiane. Além disso, o iFood também busca soluções de sacolas sem plástico resistentes à umidade, para produtos refrigerados.

Esses estudos são importantes por oferecer alternativas aos materiais plásticos —afinal, para eliminar o uso dessas embalagens poluentes, é preciso ter a possibilidade de substituí-las por opções sustentáveis.

E a reciclagem?

Com o objetivo de fortalecer a cadeia de reciclagem e dar o destino correto ao lixo, o iFood implantou 80 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Outra iniciativa é o Recicla Bot, uma ferramenta de educação ambiental que tira dúvidas sobre sustentabilidade pelo WhatsApp.

O projeto Já Fui Bag, em parceria com a Greening e a Retalhar, recolhe as mochilas do iFood que já não estão mais em condições de uso e transforma o material em novos produtos, como sacolas e pochetes, ou até em combustível para a indústria. Entre 2020 e 2021, 124 toneladas de bags já foram recuperadas em vez de ir para o aterro.

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