iFood e CUFA doam 300 refeições por dia na favela de Heliópolis em São Paulo

A iniciativa conta com apoio dos clientes iFood e vai alimentar os moradores de uma das maiores favelas do país

São Paulo, 2021 – Atualmente, moradores de favelas de todo o Brasil estão vivenciando um momento muito crítico e de extrema necessidade. De acordo com a pesquisa do Instituto Data Favela, nessa fase mais crítica da pandemia, moradores de comunidades fazem, em média, menos de duas refeições por dia. O motivo é a falta de dinheiro, consequência da taxa de desemprego acima de 14% — 68% dos habitantes não conseguiram comprar comida em, pelo menos, um dia em duas semanas. Diante desse cenário, o iFood se juntou à CUFA (Central Única das Favelas) para doar mais de 300 refeições por dia na favela de Heliópolis.

O processo de doação impacta todo ecossistema do iFood e cria um círculo virtuoso que começa com a arrecadação de doações de consumidores e empresas a partir do aplicativo e se estende aos restaurantes parceiros que mais foram impactados pela crise, e agora podem redirecionar sua capacidade para produção de refeições balanceadas e de qualidade, que alimentam quem mais precisa. Por fim, as refeições são entregues pela CUFA, que direciona para as famílias que mais precisam. A iniciativa, que acontece até o dia 23 de abril, de segunda a sexta-feira, tem como objetivo minimizar os efeitos da pandemia doando 6.000 refeições para os moradores da favela de Heliópolis.

“Somos reconhecidos como a empresa que ‘leva comida’ para milhões de pessoas em todo o Brasil, com isso, entendemos que é nosso papel apoiar a população mais vulnerável levando comida também para quem mais precisa. A parceria com a CUFA colabora com o nosso compromisso de reduzir a insegurança alimentar de moradores de diversas comunidades espalhadas pelo País”, afirma Luanna Luna, Gerente de Projetos de Impacto Social no iFood.

“Esse é um momento em que toda a sociedade precisa se unir, porque a fome não espera. A parceria entre a CUFA e o IFood mostra como juntos podemos fazer a diferença e essa iniciativa vai salvar muitas vidas. O movimento de empresas como o IFood é essencial nesse período que estamos vivendo.”, comenta Preto Zezé, Presidente Nacional da CUFA.

Além disso, o iFood lançou em maio do ano passado um ambiente de doação de refeições que contempla diversas ONGs além da CUFA. Desde então, foram mais de 145 mil refeições doadas para comunidades de todo o Brasil, distribuídas em 17 estados do País e que somam mais de R$1 milhão arrecadados.

Como doar

A plataforma de doação do iFood é permanente e, quem quiser contribuir, basta abrir o app, ir até a aba ‘Perfil’, selecionar o campo de “Doações” e escolher uma das instituições parceiras. Depois, é possível escolher entre os valores fixos disponíveis. O pagamento é feito via cartão de crédito ou débito cadastrado no aplicativo, que deve estar atualizado. Para ajudar a CUFA, cada refeição pronta custa R$ 9,00, mas o cliente pode escolher quanto deseja doar.

Sobre o iFood

O iFood, líder em delivery online de comida na América Latina, tem 48 milhões de pedidos mensais. Há nove anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 236 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.

Informações para a imprensa: ifood@novapr.com.br.

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando de ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários. Desta forma, a CUFA promove a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA utilizou sua capilaridade para conectar a favela e o asfalto e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela a instituição entregou cestas básicas, física e digital, e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online.

Os benefícios são direcionados as mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto chegou a atingir mais de 5,8 milhões de pessoas.

CUFA – Assessoria de Imprensa – imprensa@cufa.org.br

Carolina Marciale

11 94133-5847 / carolmarciale@cufa.org.br

Isabella Winckler 11 99837-0017 / bellawinckler@cufa.org.br

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas