iFood investe na formação de pessoas para ensinar tecnologia

Em parceria com a Resilia, iniciativa vai capacitar professores e profissionais de qualquer área para serem facilitadoras do aprendizado

Muito se fala, hoje, na ameaça de um apagão tecnológico devido à falta de profissionais de tecnologia para preencher as vagas abertas no mercado. Isso acontece, em grande parte, porque existe uma diferença substancial entre o número de pessoas formadas em cursos de tecnologia (53 mil por ano) e a demanda por profissionais no mercado (159 mil por ano), de acordo com o último levantamento feito pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), no final de 2021.

Um aspecto pouco debatido dessa questão é que também faltam profissionais qualificados para formar mais pessoas em tecnologia. A escassez de professores neste mercado é também uma barreira no objetivo de aumentar o número de gente qualificada para ficar com essas vagas na área de tecnologia.

Na busca de soluções para esse problema, o iFood lança, em parceria com a escola de formação em tecnologia Resilia, uma iniciativa para formar facilitadores e professores na área de tecnologia e em soft skills (competências pessoais, como habilidades de comunicação e de liderança).

Até o dia 20 de abril de 2022, estão abertas as inscrições para a formação de futuros facilitadores e facilitadoras nessas duas áreas. Não é preciso ter conhecimento prévio do tema: para se inscrever, é só ter vontade de aprender, ensinar e gerar um impacto positivo na sociedade. E quem já trabalha com educação ou com tecnologia também pode participar —basta se inscrever no site.

Como é o curso

O curso, batizado de Escola de Facilitação Resilia, será uma formação gratuita, com 60 horas de duração, entre aulas gravadas e encontros presenciais. Os participantes vão poder escolher entre dois caminhos na formação: aprender a ser um facilitador ou uma facilitadora de hard skills ou de soft skills.

A trilha de hard skills é voltada para o ensino de tecnologia, e a de soft skills abordará as habilidades socioemocionais e comportamentais. Em ambos os casos, os participantes terão aulas sobre temas como ensino de adultos, facilitação, lifelong learning e como conduzir um grupo e aplicar a jornada de aprendizagem da Resilia. 

A primeira fase do curso será realizada entre 2 e 20 de maio, com aulas gravadas e dois encontros ao vivo. Depois disso, haverá uma seleção dos 50 melhores alunos para trabalhar facilitando uma turma na Resilia na fase 2, que vai de 23 de maio a 10 de junho. 

Nesse caso, serão selecionadas as pessoas facilitadoras que demonstrarem compromisso com seu desenvolvimento e que aprenderam em comunidade com os demais participantes. Ao final, todos os participantes receberão um certificado, tanto ao concluir a primeira fase como a segunda.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas