iFood lança guia para melhoria na gestão de resíduos e estímulo à reciclagem em Fortaleza

Iniciativa é lançada em parceria com a prefeitura de Fortaleza e faz parte das ações para geração de impacto positivo ao meio ambiente, sociedade e parceiros da empresa. O evento também marca a expansão do projeto Re-ciclo, que utiliza triciclos elétricos para a coleta seletiva na cidade

São Paulo, agosto de 2022 – Ciente da importância da realização de ações que gerem impacto positivo e sustentável em todo o seu ecossistema, o iFood lança, no dia 01/09, em Fortaleza, o “Guia para cidade modelo em gestão de resíduos e reciclagem”, elaborado com base na política e no plano nacionais de resíduos sólidos. O município será o primeiro a participar da metodologia criada, tornando o iFood um de seus parceiros estratégicos no Programa Mais Fortaleza , que tem como um dos pilares a reciclagem, com ações para conscientizar a população e, assim, aumentar o volume de resíduos recicláveis coletados na cidade.

O Guia, desenvolvido em conjunto com a Manuia Consultoria, tem como objetivo direcionar as cidades para que sejam modelo em reciclagem e gestão de resíduos, apresentando e direcionando as melhores práticas em municípios brasileiros no manejo de materiais recicláveis que podem ser recuperados para serem transformados em novos produtos, por exemplo, gerando trabalho e renda, além de diminuir a necessidade de uso de novos recursos naturais e de aterros sanitários. 

O Guia para cidade modelo em gestão de resíduos e reciclagem” está disponível para a adesão de outras prefeituras no país e faz parte do iFood Regenera, programa que tem o compromisso de zerar a poluição plástica nas operações do iFood até 2025, promover o incentivo à cadeia de reciclagem e estimular a mudança de hábito dos consumidores para o descarte correto dos resíduos. Para isso, em junho de 2021, a empresa iniciou a implantação dos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Hoje, já são 81 pontos.

Por mês, o iFood destina de forma correta aproximadamente 400 toneladas de resíduos recicláveis. Todos estes materiais são destinados para cooperativas ou diretamente para a indústria, que faz a reutilização dos resíduos no desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a economia circular.

Projeto Re-ciclo

Além da parceria com o guia, o iFood apoia e patrocina o Projeto Re-ciclo, que também será lançado na data. Ele faz parte do Programa Mais Fortaleza  e é conduzido pela SOLOS, startup de impacto. O objetivo é que, em 12 meses, tenha coleta porta a porta em cinco bairros, contemplando mais de 22 mil estabelecimentos comerciais e gerando uma coleta estimada de 350 toneladas de resíduos. Além disso, os bairros também contarão com uma infraestrutura de ecopontos, lixeiras subterrâneas e ilhas ecológicas para atender os mais 90 mil habitantes da região e, assim, incentivar que façam o descarte correto de recicláveis.

A primeira fase será iniciada com o cadastramento de residências e estabelecimentos comerciais da região, especialmente restaurantes e bares, da região da orla de Fortaleza que tenham interesse de participar do projeto, com seus resíduos sendo recolhidos por triciclos elétricos conduzidos pelas associações de catadores cadastradas na Prefeitura Municipal de Fortaleza, fomentando a mobilidade urbana sustentável, além da manutenção e instalação de ecopontos.

Serão coletados materiais como plásticos, garrafas de vidro, papel, papelão, eletrodomésticos, embalagem longa vida, metais e óleo de cozinha, que serão destinados para indústrias recicladoras, tornando-se matéria-prima para novos produtos. Os interessados em participar devem fazer o agendamento gratuito por meio do site reciclofortaleza.com.br e acompanhar as novidades do projeto no Instagram @reciclofortaleza.

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destaca a importância dessas iniciativas para a cidade. “Sustentabilidade ambiental, coleta seletiva, reciclagem, tudo isso é determinante para o tipo de meio ambiente que deixaremos para as futuras gerações. Nesse sentido, Fortaleza sai na frente e, numa parceria inovadora com o setor privado, Fortaleza ousa e tem como meta ser uma cidade de referência para o Brasil em relação à coleta seletiva”, afirma. 

“A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Ifood e com a startup Solos, inicia agora esse importante projeto-piloto de coleta seletiva. É mais uma ação, entre os nossos esforços para avançar na reciclagem na nossa cidade. Este é um olhar necessário, que vai muito além do lixo. É uma discussão sobre vidas, sobre saúde pública, sobre compromisso com o meio ambiente, sobre dignidade de quem trabalha com coleta seletiva”, afirmou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Citação SOLOS

“Essa é a primeira iniciativa de inovação aberta estruturada entre Prefeitura, Setor privado e startup no Brasil com o objetivo claro de gerar um política pública que dê acesso democrático e amplo  à coleta seletiva e promova a inclusão socioeconômica dos catadores. Nosso papel é fazer isso, por meio de nossa metodologia de engajamento do cidadão para que o descarte correto aconteça”, destaca Saville Alves, cofundadora da SOLOS.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online,  que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência completa a cada um deles, a entrega vai além do delivery. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com cerca de 65 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de  300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, atua também em frentes de negócios complementares à sua cadeia, como mercado, fintech e benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.  Por meio do portal de notícias da empresa, o iFood News, são repercutidos os principais temas da atualidade e da Nova Economia, conteúdos sobre negócios, cases e tendências sobre inovações no país e no mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas