iFood Pedal, maior projeto de bicicletas elétricas para delivery da América Latina, chega a Brasília

Fruto da parceria entre o iFood e a Tembici, o projeto contempla a oferta de plano especial, acesso às bikes elétricas e convencionais e curso formativo para a segurança e capacitação de entregadores


Fevereiro de 2022 – Com mais de 1 milhão de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera e mais de 13 mil entregadores cadastrados, o iFood Pedal – primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores, chega a Brasília. Os profissionais cadastrados contam com um plano especial, pensado e desenvolvido para esse público, além de acesso a bikes elétricas e convencionais e um conteúdo com foco em segurança e capacitação.

“A expansão do iFood Pedal, que conta com bikes elétricas, além de bikes convencionais, é mais um grande e importante passo do iFood rumo ao seu compromisso de sustentabilidade. Até 2025, nos comprometemos com pelo menos 50% das entregas feitas por modais não-poluentes”, diz Fernando Martins, head de logística no iFood.

A iniciativa criada pelos parceiros iFood e Tembici – líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina – possui pouco mais de um ano e também está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife. O projeto disponibilizará 2.500 bikes elétricas em todo o país, até o final de 2022.

“Com a pandemia, o serviço que já era extremamente necessário, passou a ser essencial e a demanda por delivery cresceu exponencialmente. Investir neste modal e fomentar a cicloentrega é contribuir diretamente para cidades mais inteligentes e sustentáveis. Acreditamos que, assim como nas praças em que o projeto já acontece, em Brasília as bikes elétricas chegam para tornar a mobilidade da cidade mais eficiente e, principalmente, proporcionar melhoras no dia a dia dos entregadores parceiros”, explica Maurício Villar, cofundador e COO da Tembici.

O projeto, que está temporariamente isento de pagamento para que mais pessoas possam ter acesso e conhecer a iniciativa, busca incentivar entregas sem emissões de CO2. Além disso, com foco na experiência dos entregadores, o iFood investe constantemente em tecnologia e outros mecanismos que delimitam o raio de entrega para cada restaurante e identificam quem estiver mais próximo, enviando para os entregadores bikers rotas mais curtas, otimizando seus ganhos e tempo de deslocamento.

Bike elétrica

As bicicletas elétricas trazem um grande facilitador no dia a dia, uma vez que o modal possui pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve. Com velocidade limitada a 25 km/h e bateria com autonomia de 60km, seus freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança.

“Estamos focados em alinhar nossa governança cada vez mais com a agenda ESG. Além da contribuição para diminuir impactos ambientais na redução de emissão de carbono, a bicicleta tem um enorme poder de transformação social. A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala, por isso é tão aguardada pelos usuários”, explica Villar.

Proteção e cuidados com quem é essencial para a cidade

As e-bikes, que estão disponíveis para o projeto, podem ser encontradas no ponto provisório de Brasília (Av. Parque Águas Claras, 625 – Norte – Águas Claras). No local, os entregadores e entregadoras também recebem equipamentos de proteção e suporte, como capacetes e bags, além de máscara e álcool gel. Quando o projeto estiver totalmente implementado, a estrutura será substituída por pontos de apoio equipados com filtros de água, banheiros, mesas, microondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso.

No ato da inscrição, todos os usuários recebem um conteúdo informativo e online de Segurança Viária, que orienta sobre boas práticas para pedalar na cidade e também aborda direitos e deveres dos ciclistas.

Aqueles que utilizam o modal também contam com seguro para acidentes pessoais, oferecido gratuitamente pelo iFood em parceria com a seguradora MetLife e a farmacêutica MDS, que fornece descontos na compra de medicamentos. A iniciativa cobre despesas médicas e odontológicas e oferece uma garantia financeira para a família, em caso de acidentes. O seguro vale durante o período em que os parceiros estiverem logados na plataforma e também no “retorno para casa”, válido por duas horas ou num trajeto de até 30 quilômetros do local da última entrega.

Serviço

Os interessados devem acessar a seção “iFood Pedal” no app iFood para Entregador. Lá, encontrarão mais detalhes sobre o projeto, poderão realizar o cadastro e escolher um plano.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

Informações para a imprensa: imprensa@ifood.com.br / news.ifood.com.br / @ifoodnewsbrasil

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 60 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

Informações para a imprensa: imprensa@tembici.com / ariane@vcrpbrasil.com

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas