iFood é o app de delivery mais conhecido e usado do país

Pesquisa da Opinion Box revela também os hábitos de quem pede delivery

O iFood é o app de delivery mais utilizado (com 94% de preferência) e o mais conhecido do país (96% das respostas), aponta uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2023 e baseada em mais de 2.000 entrevistas com pessoas que fazem compras por meio de aplicativos de entrega.

Entre os aplicativos mais utilizados, na sequência vêm Rappi (24%), Zé Delivery (23%), Aiqfome (7%) e Cornershop (6%). “O iFood é, de longe, o app mais popular entre os consumidores brasileiros”, relata a Opinion Box no estudo. 

A pesquisa mostra que o iFood foi considerado o app preferido para pedir refeições (85%), itens de mercado (50%) e de farmácia (34%). Para pedir bebidas, o favorito foi o Zé Delivery (63%).

Quanto aos hábitos de consumo, o estudo mostra que a maior parte das pessoas (47%) pede algo via delivery com frequência de uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias —e uma boa fatia (18%) pede de duas a três vezes por semana. A maior parte das pessoas entrevistadas (30%) contou que gasta de R$ 51 a R$ 100 por mês com apps de delivery. 

Por que as pessoas pedem delivery?

A conveniência é a maior motivação para fazer compras via delivery: a facilidade de não ter que sair de casa foi citada por 69% dos entrevistados. 

Mas a curiosidade gastronômica também move boa parte das pessoas: 38% disseram que recorrem ao delivery pela possibilidade de comer algo que não sabem preparar e 37% mencionaram a oportunidade de experimentar pratos que nunca provaram.

É claro que tem também a turma que não quer conversa com as panelas: 23% disseram que não curtem cozinhar aos finais de semana e 16% afirmaram ter preguiça de cozinhar, enquanto 10% gostam de pedir as refeições porque não sabem cozinhar.

Talvez por isso sábado seja, disparado, o dia em que as pessoas mais pedem delivery, com 41% da preferência (e seguido pela sexta, com 24%, e pelo domingo, com 21%). E a noite é o horário favorito de 74% dos entrevistados, com o almoço em segundo lugar (21%).

Quais são as comidas mais pedidas no delivery

Os lanches e comidas para outras refeições são os mais pedidos, com 73% de preferência —no iFood, o hambúrguer, o refrigerante e os sanduíches reinaram absolutos em 2022. Depois vêm o jantar (51%), o almoço (33%), itens de farmácia (28%), compras de mercado (20%) e bebidas alcoólicas (17%).

Segundo a pesquisa, os maiores atrativos para escolher um aplicativo de delivery são entregas grátis (resposta de 57%), cupons de desconto (51%) e facilidade de uso (40%), além das lojas disponíveis. 

Só que o custo da entrega pode afastar as pessoas se for muito alto: 79% disseram que já desistiram de uma compra por causa da taxa de entrega. Outros 52% afirmaram que desistem de comprar em restaurantes ou lojas que têm avaliações ruins nos aplicativos.

“Restaurantes e lojas com avaliações ruins, por exemplo, espantam clientes que ainda não os conhecem”, aponta a pesquisa. “Já uma experiência de compra ou entrega ruim pode fazer com que o cliente deixe de usar o próprio aplicativo.”

Por fim, quando perguntadas sobre como está a frequência com que pedem delivery em relação a 12 meses antes, 39% disseram que estava igual, 34% responderam que era maior e 27%, menor.

Nos 12 meses seguintes, 50% acham que a frequência de consumo será igual, 34% consideram que será maior e  16% pensam que será menor.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas