iFood reúne parceiros e promove o 1° encontro do programa Fórum de Restaurantes

Com o intuito de potencializar a experiência dos restaurantes na plataforma, o iFood iniciou um projeto para aproximação, diálogo e transparência com parceiros de todo o Brasil.

Com o intuito de potencializar a experiência dos restaurantes na plataforma, o iFood iniciou um projeto para aproximação, diálogo e transparência com parceiros de todo o Brasil. Nos dias 8 e 9 de março de 2022, o iFood reuniu restaurantes de características diversas para promover seu 1° Encontro do Fórum de Restaurantes. A iniciativa busca estabelecer uma jornada de escuta ativa, de modo a priorizar e promover melhorias contínuas para os restaurantes parceiros.

Para Roberto Gandolfo, vice-presidente de logística e restaurantes do iFood, promover o encontro é de suma importância, pois a empresa está abrindo um canal adicional de comunicação. “Fazemos muitas pesquisas com os parceiros e conversas no pós-venda e atendimento, mas hoje marcamos uma abertura muito maior e realista, com empatia de ambos os lados. De um lado, o iFood contextualiza o porquê das decisões e fala sobre os desafios; do outro, os restaurantes trazem suas dores e as oportunidades de melhorias no ecossistema”, afirma Roberto. “Não queremos ficar sentados no escritório desenvolvendo uma sequência de produtos que podem não servir para quem está na ponta. Queremos construir juntos, e estamos muito animados com isso”.

O 1° Encontro do Fórum de Restaurantes reuniu 20 estabelecimentos de sete cidades e quatro estados, incluindo Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Campinas (SP), Hortolândia (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Para criar um grupo heterogêneo, foram convidados restaurantes que contemplam diversas culinárias, como brasileira, chinesa, açaí, italiana, carnes, hambúrgueres, doces e japonesa, aderentes dos planos básico (restaurantes com entregadores próprios) e entrega (que utilizam logística iFood).

A dinâmica proposta foi a divisão do grupo em mesas de debates, para falar sobre quatro frentes de atuação, que foram selecionadas pelos próprios restaurantes parceiros: processos de cancelamento, logística, experiência financeira e atendimento/comunicação. Em um primeiro momento, os grupos levantaram as principais dificuldades dentro dos temas propostos e, em seguida, sugeriram melhorias para cada cenário.

“Dentro da nossa missão de melhorar a experiência com os parceiros, um bloco importante é o de conexão e transparência. O Fórum de Restaurantes está totalmente conectado a esse objetivo. O iFood abre um canal de interações com a possibilidade de construir um plano com os parceiros para que a gente entenda da voz dos restaurantes, quais são as dores que eles têm, o que podemos fazer por eles e abrir um canal de transparência para dizer o que de fato, vamos fazer”, comenta Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência dos restaurantes do iFood.

O programa acontecerá mensalmente, por um período de 12 meses, com o mesmo grupo de restaurantes convidados, levando devolutivas sobre os assuntos conversados e promovendo novas discussões.

Compromisso firmado

Como medidas de próximos passos, o iFood se compromete a levar feedbacks, projetos de melhorias e prazos de implementação a cada encontro realizado. A proposta é que em cada encontro mensal a empresa traga um retorno aos restaurantes parceiros sobre os temas que foram discutidos no fórum anterior.

“Nossa missão agora é canalizar e sintetizar tudo o que foi levantado nesses dois dias de encontro e utilizar esse processo como um input — uma informação de entrada— no desenvolvimento dos nossos produtos. Os restaurantes trouxeram muitas ideias e sugestões de fluxos. Agora, a missão é colocar isso na prancheta, discutir e ver onde essas informações podem agregar ao que o iFood já vem criando. Feito isso, trazer a devolutiva no encontro seguinte”, conclui Gandolfo.

Restaurantes participantes

Marina Paysan, Namajô Veg

“Eu estou até agora impactada porque vi o quanto nós fomos bem recebidos. Toda a equipe do iFood estava disposta a ouvir as nossas questões e animada em ouvir todos, mesmo que fossem problemas, questões a serem melhoradas, estavam todos recebendo muito bem essas informações. Então ficamos todos muito à vontade e muito felizes de poder agregar isso junto ao iFood para que a gente possa crescer juntos”, comenta Marina Paysan, do restaurante Namajô Veg de Niterói (RJ).

Helena El Horr, Matula Marmitaria

“Achei a iniciativa do Fórum muito boa. Antes de vir, eu já tinha uma expectativa de poder falar das coisas que me incomodam, que sentimos que poderia ser diferente. E de repente falar direto com as pessoas que trabalham no iFood e que podem fazer a mudança acontecer, com receptividade, é maravilhoso. Estou feliz e confiante de que as coisas vão melhorar”, comenta Helena El Horr, do restaurante Matula Marmitaria, de Curitiba (PR).

Felipe, Meatz Burger N’Beer

“Do lado do restaurante eu acho que além de ser ouvido – que às vezes a gente tem muita dificuldade de ser ouvido pelos players -, também traz essa aproximação e esse carinho diferenciado. Quando a gente tem contato com as pessoas a gente se relaciona de outra forma com a ferramenta. Não é só uma ferramenta agora, são pessoas.” comenta Felipe, do restaurante Meatz Burger N’ Beer – Buritis, de Belo Horizonte (MG).

Aline Souza, Maranata Confeitaria Artesanal

“Com essa interação que estamos tendo e melhorando os processos, eu creio que é só crescimento. Não só para o meu restaurante, para o iFood, mas com os outros também, porque as nossas experiências são dores dos outros restaurantes que não puderam estar aqui”, comenta Aline Souza, do restaurante Maranata Confeitaria Artesanal, de São Paulo (SP).

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