Inovações do iFood resultaram em 430k toneladas de CO2 a menos no meio ambiente 

Resultados em modais não poluentes e embalagens biodegradáveis reforçam compromissos e metas públicos para o ecossistema firmados no ano passado

O iFood – empresa brasileira de delivery – faz balanço de suas ações positivas para redução de carbono e plástico.

“Temos como propósito alimentar o futuro e, para isso, contamos com a tecnologia e importantes parceiros para materializar nossos objetivos a partir de iniciativas que impactam positivamente todo o nosso ecossistema”, afirma André Borges, Head de sustentabilidade do iFood 

Os resultados alcançados reforçam os compromissos e metas públicos firmados em 2020 de neutralizar a emissão de carbono até 2025 e zerar a poluição plástica em suas operações de delivery.

Investimento em Modais não poluentes

iFood Pedal – Midori de Lucca 

Desde o ano passado, o iFood tem investido para redução de carbono no delivery, através do iFood Pedal – primeiro serviço de aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores do mundo – a modalidade completou dois anos com 7 milhões de entregas nas seis cidades que oferecem essa opção (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre). Em outubro deste ano, a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a alcançar o recorde de 50% dos pedidos feitos por modais não poluentes previstos até 2025.

“Foi aí que entendemos que era um modal diferente. Muitos entregadores já procuravam a bike compartilhada, pois a maioria morava em zonas distantes da cidade. Ou seja, para além do impacto ambiental, que é uma preocupação constante do iFood, queríamos também cuidar do nosso entregador, com ferramentas que fizessem sentido no dia a dia. Foi assim que nasceu o iFood Pedal”, explica Fabiane Carrijo, da área de Inovações e Logística do iFood.

Em 2022, o iFood fechou parceria com a Speedbird Aero e foi a primeira empresa da América Latina autorizada a realizar entregas usando drones, ou RPAs (Aeronave Remotamente Pilotada), em todo o território brasileiro. O modal vem sendo utilizado no Nordeste para complemento de rotas. 

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação e no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Drone do iFood em parceria com a a Speedbird Aero utilizado para entregas pelo modal não poluente

Explorando novos meios de transporte, em junho de 2022, a companhia lançou mais uma opção de veículo não poluente: a moto elétrica para entregadores. 

Bicicletas eléctricas iFood Pedal

O conjunto destas ações, que resultaram em 430k toneladas de CO2 a menos no meio ambiente, fazem parte do compromisso firmado pela companhia em 2021, em zerar a poluição plástica em suas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025, com o objetivo de impactar de forma positiva por meio da tecnologia na construção de um futuro mais próspero para todos.

Embalagens amigas do meio ambiente

Embalagem disponibilizada pelo iFood no Rock in Rio em parceria com Suzano 

Como delivery oficial do Rock in Rio Brasil 2022, a empresa de delivery brasileira e a fabricante de papel e celulose Suzano disponibilizaram mais de 230 mil embalagens amigas do meio ambiente, sustentáveis, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico.

“Ter um negócio que leva prosperidade e também regenera o meio ambiente é prioridade do iFood e também da Suzano. Para isso, precisamos criar uma cadeia de produção e consumo mais sustentável. Estamos unindo forças e somando expertises para promover transformação e trazer disrupção para reduzir o volume de plástico no país”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood

A empresa de delivery brasileira já realizou 290 milhões de pedidos sem envio de itens plásticos em suas entregas por meio  dos 125 mil restaurantes participantes do Amigos da Natureza e, com isso, reduziu 600 toneladas de plástico desde o início da campanha.

Sobre o iFood 

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência completa a cada um deles, a entrega vai além do delivery. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 65 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, atua também em frentes de negócios complementares à sua cadeia, como mercado, fintech e benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, um investidor de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e que pretende ser o maior ‘fabricante de tese’ da região, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Por meio do portal de notícias da empresa, o iFood News, são repercutidos os principais temas da atualidade e da Nova Economia, conteúdos sobre negócios, cases e tendências sobre inovações no país e no mundo.

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