Inteligência emocional: o que é, seus pilares e importância

Você precisa de inteligência emocional. Na discussão de trânsito, na reunião de trabalho, no desentendimento com amigos e familiares. Saber reconhecer as emoções e o que fazer com elas é uma habilidade essencial.

Nunca houve tantas pessoas ansiosas no Brasil e no mundo. Se o nosso país já era líder nesse ranking em todo o planeta, segundo a OMS, a prevalência global de depressão e ansiedade cresceu 25% com a pandemia.

Há motivos para que as pessoas se sintam em desalinho, é inegável. Só que isso não significa chutar tudo para o alto. Portanto, é sobre a capacidade de gerenciar os sentimentos em meio a tudo que vivemos que surge a inteligência emocional.

Saiba mais sobre o termo, qual o seu principal teórico e qual a sua importância a seguir. 

O que é inteligência emocional?

Primeiramente, a inteligência emocional é uma área de estudo dentro da psicologia que examina a capacidade humana de lidar com as próprias emoções. Assim, são elas que guiam as decisões que tomamos e a forma como passamos pelos desafios diários.

O livro Emotional Intelligence, do escritor, psicólogo e jornalista Daniel Goleman,é a principal referência sobre o assunto. Com a publicação em 1995, o autor cita a existência de duas mentes – a racional e a emocional.

Goleman acredita que o Quociente Emocional (QE) é mais importante do que o QI para uma pessoa ser bem sucedida. 

Dessa forma, ao passo que o QI se desenvolve constantemente com o acesso à informação, o QE precisa de estímulos diferentes.

Ainda que alguns pesquisadores sugiram que a Inteligência emocional é uma habilidade inata, Goleman e os que seguem sua linha, creem no oposto. 

Ela seria, portanto, uma característica a ser aprendida e fortalecida no dia a dia.

Exemplo de inteligência emocional

Não conseguimos ligar e desligar o botão das nossas emoções. Assim, a inteligência emocional pode ser importante em tantos exemplos quanto as experiências possíveis das nossas vidas. 

No entanto, vamos imaginar um cenário a partir do ponto de vista do leitor deste texto.

Você está aqui no nosso blog, lendo um pouco sobre este assunto, mas tem um monte de coisas para fazer. Logo, pode surgir um sentimento de culpa, talvez uma voz dizendo “feche essa aba e faça suas coisas”.

Esse é o momento em que as emoções aparecem. Será que esses 10 ou 15 minutos de leitura seriam procrastinação? Será que não é um conhecimento importante e uma pausa saudável na sua rotina? Você resolveria todos os seus afazeres em pouco tempo?

O reconhecimento das emoções durante a execução de uma tarefa é apenas uma parte da inteligência emocional. 

O exemplo da leitura deste texto é soft, mas durante a jornada profissional, as relações sociais e dilemas éticos, os passos são muito mais difíceis.

Frases de inteligência emocional

Portanto, utilizando a obra de Daniel Goleman como referência, vamos citar abaixo cinco frases de inteligência emocional:

  1. Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir emoções é o que torna nossa vida rica.
  2. As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal.
  3. A tarefa fundamental dos líderes é instalar bons sentimentos naqueles que lidera.
  4. Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.
  5. Controlar os impulsos ou lidar com a mágoa é tão importante para a prevenção da violência quanto para o controle da raiva.

Os 5 pilares da inteligência emocional

No livro Emotional Intelligence, o autor cita 5 pilares fundamentais da habilidade que podem ser desenvolvidos. 

Assim, estes seriam os primeiros passos para começar a praticá-la. Os pilares são:

Autoconsciência

O primeiro passo é conhecer a si mesmo. Você costuma pensar sobre as suas reações aos acontecimentos do dia a dia?

Vale a pena se permitir refletir sobre as próprias emoções pouco a pouco. Perceba, em situações de estresse, quais são as sensações causadas e como sua mente e corpo reagem a elas.

Controle das emoções

Depois de reconhecer as emoções, você consegue ter mais habilidade para, quando possível e for da sua vontade, controlá-las.

É claro que isso não é uma tarefa fácil e, repetindo a metáfora, não temos um botão de liga e desliga das emoções. Mas há momentos da vida em que precisamos barrar impulsos e ter clareza nos pensamentos.

Automotivação

É um processo interno. É a busca pelo alinhamento dos sentimentos com as suas metas pessoais. Encarar os tropeços de maneira positiva, como algo a se tirar uma lição, é uma característica das pessoas motivadas.

Empatia: reconhecer a emoção do outro

Nem sempre dá para abraçar o mundo e se colocar no lugar de todas as outras pessoas. Mas é possível reconhecer as emoções do outro e buscar entender o porquê de seus comportamentos.

Quando praticamos a empatia, nos tornamos mais compreensíveis e sensíveis e as nossas emoções e impulsos ficam em segundo plano. 

Relacionamentos interpessoais

O mundo é feito de pessoas. 7 bilhões de pessoas. E interagir nos ambientes sociais, ainda que hoje em dia seja possível somente por telas, é muito importante. 

Na jornada profissional, aprimorar relações interpessoais é uma soft skill que pode fazer toda a diferença.

Qual a importância da inteligência emocional?

A importância de desenvolver inteligência emocional é a de melhorar as relações interpessoais e alavancar o sucesso profissional. Pessoas que conseguem ter mais percepção das suas emoções têm mais controle de suas vidas.

A inteligência emocional vai fazer com que as metas estabelecidas sejam alcançadas com mais consistência. Saber lidar com as emoções é algo que afeta todas as esferas das nossas vidas.

Autoconfiança e autoestima. Duas características importantes para a maioria das pessoas e que estão inteiramente ligadas, como citamos nos 5 pilares, à inteligência emocional. 

Elas trazem melhora na comunicação, na performance, o que resulta em um profissional mais qualificado. 

Inteligência emocional no trabalho

É o perfil técnico que faz com que pessoas sejam contratadas, mas é o comportamento que as mantém empregadas. É isso que um levantamento da Page Personnel mostrou.

A consultoria global de recrutamento levou em conta a resposta de 1.400 executivos de recursos humanos. No levantamento, 9 em cada 10 pessoas são desligadas por problemas comportamentais.

Saber gerir emoções pode garantir uma carreira mais bem sucedida e longeva. 

Você pode ter um episódio de descontrole na sua casa, ou com um amigo, mas e com o empregador, isso seria aceitável?

Funcionários equilibrados tendem a tomar melhores decisões mesmo em ambientes conturbados. Consequentemente, são eles que podem virar o clima e tornar o local mais agradável.

Inteligência emocional está entre as soft skills mais valorizadas pelos grandes líderes na América Latina, de acordo com pesquisa Habilidades 360. O estudo da PageGroup mostra que 33,8% das respostas citaram o termo.

Quais os benefícios da inteligência emocional?

Em meio a uma rotina cheia de demandas, compromissos e pitadas de stress, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio. 

Se você ainda tem dúvidas de que vale a pena pensar desenvolver esta habilidade, vamos citar a seguir uma lista dos benefícios da inteligência emocional.

  • redução da ansiedade;
  • relacionamentos mais saudáveis;
  • mais empatia;
  • melhor tomada de decisão;
  • maior senso de comprometimento e responsabilidade;
  • foco em soluções;
  • capacidade de ouvir críticas;
  • saber lidar com crises; 
  • aumento da produtividade;
  • melhor administração do tempo.

Autoconhecimento e inteligência emocional: entenda a relação

Saber o que estamos sentindo. Porque estamos sentindo. O que é a base de boa intuição e boa tomada de decisão. 

Tentar melhorar suas habilidades referentes à inteligência emocional sem autoconhecimento é como tentar montar um quebra-cabeça sem saber o paradeiro das peças.

Como poderíamos administrar emoções se não soubermos reconhecê-las em nós mesmos? Apontar no outro geralmente é mais fácil. 

É preciso criar um processo de autorreflexão para descobrir o que é necessário mudar em si mesmo.

Mais do que tudo, como todo tipo de conhecimento e inteligência, o caminho é contínuo. Nem o mais sábio especialista em uma matéria sabe tudo sobre ela e, quando se trata das próprias emoções, você nunca alcançará 100% delas. 

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como uma habilidade que pode ser desenvolvida, existem uma gama de livros e conteúdos multimídia sobre inteligência emocional. 

No Brasil, o foco no assunto é tamanho que existe uma agência dedicada a isso: a SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional).

Além de ser uma regulamentadora moral para essa soft skill, a entidade também oferece várias dicas para desenvolver essa competência. Uma visita ao site da Sociedade é recomendada.

Além disso, você pode ainda assistir a palestras e consultar materiais gratuitos no Google no Youtube. 

Na plataforma de vídeos, encontramos inúmeras falas do autor do livro Emotional Intelligence, Daniel Goleman.

No LinkedIn Learning, por exemplo, está disponibilizado um curso sobre como desenvolver sua inteligência emocional. As aulas são divididas em 5 módulos com vídeos curtos guiados pela psicóloga Gemma Leigh Roberts.

Como desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho?

A partir do momento em que você desenvolve a inteligência emocional, consequentemente verá como ela afeta o ambiente de trabalho. Você pode evitar grandes estresses que atrapalham na sua produtividade e da sua equipe.

Portanto, aprender a dominar as emoções e impulsos antes de tomar decisões ou de falar sobre o core da empresa, é uma forma de aperfeiçoar habilidades. 

Como dito anteriormente, esse “talento” passou a ser tão admirado nos profissionais quanto às capacidades técnicas.

Para focar a inteligência emocional no trabalho, você pode: analisar seus próprios comportamentos durante o serviço, testar-se em momentos de pressão, tentar se expressar mais (nos momentos certos) e desenvolver empatia.

Como estimular a inteligência emocional?

Há maneiras diretas e indiretas de estimular a inteligência emocional. Diretamente, cuidar da saúde emocional é um caminho. 

Você pode praticar mindfulness e meditação, aliados à terapia com um psicólogo.

Pensando em um foco mais direcionado ao mundo do trabalho, muitas pessoas gostam da metodologia coach. Assim, existem diversos profissionais formados que oferecem mentorias para quem busca maior controle da vida profissional.

Além disso, os estímulos indiretos estão por todo lugar. Seja em livros ou em filmes, muitas personagens da ficção podem servir como inspiração para aprendermos a lidar com situações adversas. 

Teste de inteligência emocional

Os testes de inteligência emocional servem para que as pessoas possam analisar em si as habilidades já existentes e aquelas a serem desenvolvidas. Você pode gerenciar melhor suas emoções e ler o sentimento dos outros com mais facilidade.

Você já deve ter feito um teste de QI, pode-se imaginar. O teste de QE pode trazer algumas respostas importantes. 

Por fim, encontre um teste de inteligência emocional online e tente descobrir mais sobre você.

Recomendamos dois testes de inteligência emocional online:

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