Já Fui Bag: iFood e GreenPlat reaproveitam 124 toneladas de mochilas térmicas dos entregadores e alcançam meta de Aterro Zero

Empresas usam software para rastrear, controlar, recuperar e dar destinações ambientalmente adequadas a 100% das mochilas recolhidas no país

Projeto confeccionou 8.4 mil novos produtos e destinou 115 toneladas de resíduos à valorização energética

São Paulo, abril de 2022 – A GreenPlat, startup de software responsável pela estruturação de projetos para melhores alternativas de valorização dos resíduos, se uniu ao iFood, maior foodtech da América Latina, e a Retalhar, empresa B especializada em logística reversa de materiais têxteis na criação do projeto de Logística Reversa para o projeto “Já Fui Bag”. O projeto consiste em dar destinação ambientalmente adequada a 100% das bags – as bolsas térmicas utilizadas pelos entregadores para transportar pedidos, a fim de alcançar a meta de Aterro Zero. 

“Parte do desafio desse projeto de logística reversa é oferecer o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, com destinação final ambientalmente adequada fechando o ciclo em uma economia circular. Com a nossa tecnologia, conseguimos mapear o destino das bags e consequentemente oferecer alternativas sustentáveis para as mochilas dos entregadores do aplicativo”, explica Chicko Sousa, fundador e CEO da GreenPlat.

“Depois de alguns anos de experiência com o reaproveitamento de uniformes profissionais, recebemos o desafio de propor alternativas para a circularidade das mochilas de delivery. Utilizando a técnica do upcycling e agregando mão de obra inclusiva conseguimos desenvolver uma série de produtos para a linha Já Fui Bag como sacolas e pochetes, que têm grande sinergia com outras iniciativas do iFood”, afirma Jonas Lessa, CEO da Retalhar.

O Já Fui Bag completa dois anos e três meses de vida com grandes ganhos operacionais, sendo o mais significativo o alcance da meta Aterro Zero. “Dar um destino adequado a 100% das bags da maior foodtech da América Latina em tão pouco tempo é um resultado muito expressivo, e que queremos levar a outros parceiros para juntos fazermos uma gestão automatizada dos resíduos com praticidade, reduzindo custos e priorizando a sustentabilidade”, conta Souza.

Até o momento, o Já Fui Bag recuperou 124 toneladas de mochilas, sendo que 4,5 toneladas foram recicladas ou remanufaturadas. Também foram confeccionados 8.488 novos produtos e destinadas 115 toneladas de resíduos à valorização energética.

“Unir o nosso objetivo de acelerar um estilo de produção mais limpa, gerenciando todas as etapas do processo produtivo, com o do iFood, que tem metas ambiciosas de zero impacto ambiental, traz muitos benefícios para a sociedade”, comenta Souza. 

André Borges, head de sustentabilidade do iFood, diz que a ação faz parte do iFood Regenera, um programa de metas da Foodtech. “Desta forma, atuamos em  duas frentes estratégicas que também são nossos compromissos públicos de  acabar com a poluição plástica no delivery e tornar nossa operação neutra na emissão de carbono até 2025”.

O que era para ser uma relação de cliente e fornecedor, se desenha como uma parceria promissora para revolucionar o mercado de gestão de resíduos no país. Chegar ao Aterro Zero em apenas três meses demonstrou como um projeto bem estruturado e com empresas preocupadas com a causa pode trazer retornos significativos. Outros parceiros, como franquias espalhadas por todo o país, já estão em contato com a GreenPlat para a implementação de projetos semelhantes. A empresa, inclusive, acaba de lançar o selo “Aterro Zero” que poderá ser utilizado pelas empresas que o atingirem.

“O iFood tem um compromisso firmado com a sustentabilidade, viabilizar a destinação correta das bags dos nossos parceiros é uma ação essencial para atingirmos nossos objetivos ambientais.  A parceria com a GreenPlat fomenta o desejo de entregar ao meio ambiente mais do que consumimos dele”, completa André.

Sobre a GreenPlat

A GreenPlat é uma startup brasileira de software SaaS (software como serviço) para gestão ambiental, responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos. A startup tem o objetivo de acelerar um estilo de produção mais limpa e sua solução gerencia todas as etapas do processo produtivo, além de licenças, certificados, transportes, matérias-primas, resíduos e indicadores ambientais como de consumo de água, energia e emissão de carbono. A startup completou cinco anos de atuação com importantes reconhecimentos mundiais: é a primeira startup na área ambiental a ser reconhecida como Technology Pioneer, concedido pelo World Economic Forum, além de ser membro integrante do Toilet Board Coalition. São cerca de 3 mil clientes no setor privado usando a PlataformaVerde, além de 700 mil usuários em sua solução freemium, direcionada ao setor público. www.greenplat.com

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, atende a 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

XCOM – Agência de Comunicação do Bob’s

Luana Pellizzer

Luana.pellizzer@xcom.net.br

11 91314-3456

Michelle Alessio

michelle.alessio@xcom.net.br

11 91314-3508

Fábio Chaves

fabio.chaves@xcom.net.br   

11 99616-4456

Informações

iFood: imprensa@ifood.com.br / ifood@agoracomunica.com.br

news.ifood.com.br / @ifoodnewsbrasil

Bruna Nascimentobruna.nascimento@agoracomunica.com.br | (11) 99171-6314

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas