Japoneses usam trocadilhos para homenagear comidas

Saiba como jogos de palavras são usados para definir datas especiais para a banana, o morango, o bolinho, a carne, o mel…

No Brasil, temos algumas datas comemorativas que são inspiradas nas comidas que mais amamos. Tem o dia do hambúrguer, da pizza, do café, da cerveja, do churrasco e muitos outros que ou pegam carona em celebrações internacionais ou são estabelecidos por lei. Mas, no Japão, o que define essas datas especiais são trocadilhos e sacadas geniais.

O site Atlas Obscura traz alguns desses primores da criatividade nipônica. O dia da banana, por exemplo, nada tem a ver com a história do alimento no país. Separando todas as sílabas da palavra “banana”, chegamos aos números oito (ba) e sete (nana). É por isso que em 7 de agosto se celebra a fruta rica em potássio —no Japão, o mês vem antes do dia.

Os trocadilhos numéricos são usados no Japão há muito tempo, antes mesmo de o calendário que a gente segue ganhar uma casa de milhar. “O idioma é naturalmente adequado para trocadilhos, já que a língua tem poucos fonemas”, explica a publicação. Segundo o linguista Heiyo Nagashima, citado pelo site, 111 fonemas dão origem a pelo menos 450 mil palavras. Tantas possibilidades de homônimos são um prato cheio (desculpe o trocadilho) para quem gosta do jogo de palavras.

O dia do morango é outro que bebe dessa fonte. O termo japonês para a frutinha é ichigo; quando os fonemas são separados, viram os números um (ichi) e cingo (go). Daí eles definiram que a efeméride acontece em 15 de janeiro ou em todo dia 15.

Simples, né? Até você conhecer toda a engenharia para celebrar o dia do shortcake (um bolinho geralmente recheado com morango). Eles celebram a sobremesa todo dia 22. Sabe por quê? Porque, no calendário, o dia 22 fica imediatamente abaixo do dia 15 (o dia do morango). Pode abrir o calendário do seu computador ou celular para ver!

Outra data curiosa dedicada à comida é o dia 11 de novembro, também representado por 11/11. Essa data foi escolhida para celebrar o pocky, um tradicional biscoito japonês em forma de palito, bem fininho, como a sequência de números 1 que representa o dia.

A carne e o mel também recebem atenção dos consumidores, restaurantes e mercados em suas datas especiais graças ao saudável hábito de pensar em uma sacada genial. Carne (niku) corresponde ao número dois (ni) e nove (ku), por isso sempre tem promoção em todo dia 29 ou no dia 9 de fevereiro. Já o dia do mel (hani) cai em agosto (ha) no segundo dia do mês (ni).

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas