Maioria dos brasileiros aceitaria usar uma moeda digital

Estudo do PayPal revela que a maioria dos brasileiros adotaria uma moeda digital —saiba como elas estão despertando o interesse das maiores economias do mundo.

Aceitação de uma versão digital do real emitida pelo Banco Central chega a 93%, aponta um estudo realizado pelo PayPal

Em 2021, a metade dos brasileiros queria usar menos dinheiro em espécie —e 57% já estavam usando menos cédulas e moedas desde o início da pandemia de Covid-19, segundo um estudo realizado pelo PayPal em quatro países.

Pensando em novas tecnologias, a maioria absoluta (93%) dos entrevistados no Brasil disse que toparia usar uma moeda digital emitida pelo nosso Banco Central —um alto índice, que só perdeu para o da China (99%), que já começou a testar a adoção do yuan digital. Segundo a pesquisa, os maiores entusiastas das moedas digitais são as pessoas mais jovens, especialmente os millenials (nascidos entre 1981 e 1996).

Além disso, a ideia de não ter mais que usar o dinheiro físico agradou a 79% dos respondentes brasileiros, uma taxa superior à dos outros países que participaram da pesquisa: a China (72%), os Estados Unidos (58%) e a Alemanha (40%).

A moeda digital, ou CBDC (Central Bank Digital Currency), é uma versão digitalizada do dinheiro que já usamos: ela também é emitida por um Banco Central e está ligada à política monetária do país. Ela é diferente da criptomoeda, que não é controlada por uma autoridade nem está ligada às flutuações da moeda de um país —seu valor é estabelecido de acordo com a oferta e a demanda.

Para quem gostou da ideia, uma boa notícia: o Banco Central do Brasil está discutindo a criação de uma moeda digital como mais uma opção de meio de pagamento e pretende começar a testá-la até o final de 2022.

Essa nova moeda seria emitida pelo BC e poderia ser usada para realizar pagamentos no varejo online e físico ou até mesmo em modelos inovadores, como contratos inteligentes e IoT (internet das coisas).

As Bahamas foram o primeiro país a lançar uma CBDC no mundo, em outubro de 2020, e a China estuda fazer um teste com o yuan digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022. Estados Unidos, Coreia, Japão e Suécia são outros países que estão pesquisando a adoção da moeda digital.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas