A moto elétrica do iFood em detalhes: exclusiva, menos poluente e mais acessível

Moto elétrica do iFood chega para os entregadores parceiros da empresa com desconto, facilidade de financiamento e gera economia, em média, de 70% em custo de manutenção e rodagem

A inovação em modal sustentável, implementada em São Paulo, contará com 100 estações de baterias em postos Ipiranga

Quando a moto elétrica do iFood foi lançada?

São Paulo, maio de 2022

O iFood anuncia o lançamento oficial da primeira moto elétrica, a EVS Work iFood. Dessa forma, voltada aos entregadores no Brasil como uma nova opção de mobilidade que traz economia, em média, de 70% aos parceiros. Além disso, também é uma solução menos poluente.

Como a moto elétrica do iFood foi desenvolvida?

O projeto foi desenvolvido pelo iFood, em conjunto com vários parceiros no último ano. O objetivo era viabilizar uma solução acessível e com toda a estrutura necessária para o seu funcionamento.

A parceria com a montadora das motos permitiu que os entregadores tenham um valor diferenciado e menor que o praticado no mercado: R$ 9.999,90. A solução implementada de modal sustentável será aperfeiçoada continuamente para uma futura expansão a outras cidades.

O banco BV e a Ipiranga também participam do projeto para oferecer esta solução de mobilidade mais econômica e sustentável para os entregadores.

Enquanto isso, o iFood e o banco BV formalizaram uma parceria oferecendo acesso a uma linha de financiamento com condições diferenciadas para viabilizar a aquisição das motos elétricas.

Além disso, o BV oferece um subsídio de R$ 2 mil para as 300 primeiras motos que forem financiadas – mediante aprovação de crédito e usuário.

“Nossa iniciativa tem como base pensar em vantagens para o entregador e ao meio ambiente. É de extrema importância que as empresas com propósitos comuns, promovam a sustentabilidade nos negócios e no ecossistema. Esse tipo de união, de fato, viabiliza as mudanças necessárias para uma sociedade melhor”. André Borges, head de sustentabilidade do iFood. 

“Fomos pioneiros entre os bancos brasileiros a compensar 100% da emissão de CO2 e da nossa frota financiada e agora, com essa importante parceria com o iFood, queremos viabilizar essa alternativa para os entregadores, que traz uma grande contribuição para o meio ambiente e mais tranquilidade para suas vidas financeiras. Inovação sustentável, por exemplo, é algo que o BV trará cada vez mais ao mercado de veículos”, afirma Flávio Suchek, diretor executivo de Varejo do banco BV.

Como funciona a moto elétrica do iFood?

As novas motos elétricas EVS Work iFood podem funcionar com o sistema de trocas de baterias, distribuídos em postos Ipiranga da cidade de São Paulo. Dessa forma, otimizando o tempo e a usabilidade do item em um sistema abrangente de recargas.

No entanto, o projeto está sendo implementado de forma piloto em São Paulo. Portanto, nessa primeira fase, serão instaladas 100 estações de troca rápida de bateria em bairros como Lapa, República Consolação, Pinheiros, Jardins, Paulista, Aclimação, Paulista, Moema, Itaim Bibi, entre outros.

Nesse conceito, o usuário não tem a posse da bateria, ele a usa como serviço (Battery as a Service) em uma rede de estações de troca rápida. Por fim, até o momento, a Ipiranga já tem 33 estações de troca em 19 postos na capital paulista.

“Esse é apenas o início de uma mudança efetiva no segmento de delivery. São mais de 200 mil entregadores ativos pela nossa plataforma, essa é uma oportunidade de ter acesso a uma moto elétrica com menor custo, mais econômica, gerando um impacto efetivo  na redução de emissão de carbono no meio ambiente”, destaca Claudia Storch, diretora de logística do iFood.

Benefícios da moto elétrica do iFood

São dois grandes beneficiados com a moto elétrica do iFood: os entregadores da plataforma e o planeta. 

Para os parceiros, o veículo sustentável reduz consideravelmente os custos com combustíveis e com a manutenção. Por ser elétrica, os entregadores vão economizar cerca de 60% para abastecer o modal. 

Já para o meio ambiente, a moto elétrica do iFood vai evitar o lançamento de mais de 30 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.

Junto com o iFood Pedal, o objetivo do iFood é fazer com que 50% das entregas sejam realizadas por veículos que não utilizam combustíveis fósseis, até 2025.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE DA MOTO ELÉTRICA

Após a realização de testes na cidade de São Paulo com 30 entregadores da plataforma, foi verificado que a troca de um modal a combustão por um elétrico gera uma redução real de custos para a realização das entregas.

Por exemplo, um entregador que percorre 3.000 km por mês tem custo mensal em torno de R$610 de combustível (considerando o litro a R$7,10). Assim, com a moto elétrica, esse custo vira um valor fixo, levando em conta o sistema de troca de bateria desenvolvido nesse projeto, gerando uma economia de mais de 60% para o entregador somente em combustível.

Além disso, considerando ainda a manutenção do veículo, o valor mensal de gastos com a moto chega a cair, em média, 70%.

“Uma moto que não tem relação [corrente, pinhão e coroa], não tem óleo, não tem filtro, não tem vela e não tem gasolina? Não tem como um negócio desse ser ruim. Eu economizo, com essa moto, referente à que eu tinha, uns 70% ou até 80%”, Bruno dos Santos, entregador.

SISTEMA DE TROCA DE BATERIAS

O sistema compartilhado de baterias é uma opção aos entregadores para que não se preocupem com a recarga. Com isso, estarão disponíveis planos de assinatura que variam de R$ 129,00 por mês para quem roda até 2 mil km a R$ 319,00 para quilometragem e trocas ilimitadas.

Assim, os entregadores fazem a troca de baterias descarregadas por outras carregadas de forma rápida e simples. Mas, a moto também vem com um carregador de bateria em que é possível recarregar em qualquer tomada.

Por fim, a autonomia da moto com duas baterias é de 100 até 180 quilômetros, o que dá para garantir uma ampla circulação. Além disso, os entregadores não precisam se preocupar com interrupções para recarga ao utilizarem os pontos de troca de bateria, que ficam em diversos postos Ipiranga em São Paulo.

ZERO EMISSÃO DE CO2

A iniciativa do iFood também busca incentivar, cada vez mais, o uso de modais não poluentes nos deslocamentos das cidades.

“Queremos mostrar que já é uma realidade realizar trajetos dentro de centros urbanos com veículos que geram baixo impacto no meio ambiente”, ressalta Borges.

Por fim, como parte do objetivo de tornar neutra a emissão de carbono das operações, o iFood está constantemente buscando soluções para o delivery. Além disso, conta com o apoio da moto elétrica do iFood, e a realização do iFood Pedal, projeto com planos acessíveis para o uso de bicicletas comuns e elétricas nas entregas.

“Nossa meta é fazer com que 50% das entregas do iFood sejam realizadas por veículos que não utilizam combustíveis fósseis, até 2025. É um ganho para o entregador, para o meio ambiente e toda a sociedade”, afirma André.

EVS WORK IFOOD – DADOS TÉCNICOS

  • 100 até 180 quilômetros com duas baterias
  • Até 85 km/h – restringido para maior autonomia
  • Garantia de 2 anos
  • Valor da moto iFood/Voltz – R$ 9.999,90
  • https://voltzmotors.com/ifood/

Como comprar a moto elétrica do iFood?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que os entregadores parceiros possuem descontos e condições especiais para a compra da moto elétrica do iFood. 

A aquisição do veículo pode ser feita através do site da Voltz, no entanto, o entregador precisa estar cadastrado na plataforma há pelo menos 3 meses. 

Além disso, é preciso ter no mínimo 1.767 rotas e receber acima de 92,64% de likes dos clientes.

Como funciona a manutenção da moto elétrica do iFood?

O site da Voltz oferece uma assistência técnica específica para a moto elétrica. Assim, é possível encontrar oficinas para manutenção ou falar diretamente com o suporte. 

Com a moto elétrica, a expectativa é reduzir em no mínimo 70% os gastos com manutenção em relação aos veículos tradicionais.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em um marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente ao lançar o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

CONFIRA O VÍDEO COMPLETO DE LANÇAMENTO DA MOTO ELÉTRICA

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