Negócios online: veja como montar um e lucrar com a internet

Negócios online são uma ótima oportunidade para empreender na internet. Além disso, é um mercado já consolidado e em franco crescimento.

O e-commerce, ou comércio eletrônico, são tipos de negócios online que cresceu 48% em 2021 em relação a 2020, movimentando R$ 2,3 bilhões. 

“Negócios online envolvem comprometimento do empresário e muito foco no cliente“, afirma a consultora de negócios do Sebrae Vanessa de Oliveira. 

A grande variedade de tipos de negócios oferece opções para diferentes especialidades, tipos de atividades, estrutura e rendimento. 

Portanto, entenda mais sobre negócios online, quais os tipos existentes e dicas para ter um negócio online lucrativo. 

O que são negócios online?

Negócios online são comércios e empresas conduzidos via internet, ou seja, no meio digital. Assim, eles envolvem a venda de bens, serviços e soluções, como softwares.

Portanto, todas as atividades em que produtos e serviços são negociados em plataformas digitais é considerado um negócio online. 

Além disso, também são chamados de e-business ( electronic business, em inglês), podem ser classificados em dois tipos: pure-play – somente eletrônicos – e brick and click – existem online e offline. 

Tipos de negócios online

Há vários tipos de negócios online, do e-commerce à mentoria e consultoria, que podem começar com pouco ou nenhum investimento financeiro. 

No entanto, alguns desses tipos exigem conhecimento específico sobre o nicho no qual está sendo direcionado. Dessa forma, para outros tipos de negócio, há necessidade de um produto físico. 

Portanto, entenda alguns dos tipos de negócios online abaixo: 

  • Prestação de serviço online – Diversas plataformas digitais podem ser usadas para encontrar empresas e pessoas físicas que precisam de serviços específicos, como design, produção de conteúdo, programação. Basta criar um perfil e ir em busca das oportunidades. 
  • Modelo de afiliados – Afiliado é a pessoa que faz a divulgação de produtos e serviços de outras pessoas na internet em troca de uma comissão. Em geral, é feita a venda de cursos online, ebooks, vídeo aulas etc. Existem diversas plataformas de marketing de afiliados.
  • Produtor digital –  É  alguém capaz de produzir conteúdo sobre determinado assunto de um nicho específico para diferentes plataformas como site, blog e canal do YouTube. 
  • Lançador de infoprodutos e produtos  – Ter conhecimento em marketing digital e dominar ferramentas de vendas  é fundamental para lançar infoprodutos e produtos em geral
  • Dropshipping – Modelo de e-commerce para atuar como intermediário entre fornecedores e consumidores. Nesse modelo, não é necessário ter estoque do produto vendido. 
  • Marketplace –  Sites onde é possível se cadastrar para usar a plataforma desses sites para vender os seus produtos.
  • E-commerce – Loja virtual para vender todo tipo de item, de roupas a comida. 
  • Dark kitchens e dark stores – Dark kitchens são cozinhas montadas para atender somente ao delivery de pedidos feitos pelos apps. As dark stores são locais de armazenamento, separação e envio de compras feitas exclusivamente online. 
  • Consultoria e mentoria – Especialistas em um determinado assunto podem prestar consultoria e mentoria a empresas, instituições de ensino e pessoas físicas. 

5 ideias de negócios online

Há diversas ideias para se começar um negócio online lucrativo. Para isso, é necessário focar em pesquisa, comportamentos e necessidades do cliente alvo.

O empreendedor iniciante pode pensar em áreas de seu interesse e ver se faz sentido com o mercado consumidor, pois o negócio é feito para o cliente e não para o empresário.

Nesse sentido, levar ao mercado algo que satisfaça uma necessidade do cliente ao mesmo tempo que dê lucro para a empresa configura um negócio lucrativo. 

“No início esse processo pode ser mais desafiador, então envolve comprometimento do empresário e muito foco no cliente”, explica a consultora de negócios do Sebrae Vanessa Helena de Oliveira. 

Por fim, confira as ideias que são mais rápidas para ser lucrativas geralmente acompanham tendências de comportamento de compra. 

Selecionamos 5 ideias para começar um negócio online. São elas: 

  1. loja online ou e-commerce; 
  1. vender por dropshipping;
  1. desenvolver APPs;
  1.  fazer podcast;
  1. levar um negócio físico para venda online através de redes sociais e marketplaces.

Benefícios dos negócios online

São vários os benefícios dos negócios online, desde a disponibilidade para atender os clientes até os custos de manutenção. 

E diversos negócios online dispensam o uso de ferramentas complexas e difíceis. Em muitos casos basta ter um e-mail e site para se fazer a comunicação 

Veja abaixo alguns benefícios de um negócio online. 

  • Baixo custo de operação: comparado aos negócios tradicionais, os negócios online têm custos mais baixos de manutenção. Dependendo do negócio, não há estrutura física, o que ajuda eliminar gastos com aluguel, luz, água.
  • Para alguns negócios, pouco investimento inicial: alguns negócios requerem apenas um dispositivo, como celular, computador ou tablet,  conectado à internet.
  • Disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana: por ser online é possível atender os clientes todos os dias da semana e em qualquer horário. 
  • Alcance global: negócios online podem atender públicos em diferentes locais. 
  • Operação remota: o negócio online pode ser operado de qualquer lugar com acesso à internet;  
  • Abundância de informação: tudo o que se faz num negócio online pode ser mensurado por meio de dados, que são uma poderosa ferramenta. 

Como montar negócios online? 

Para montar um negócio online o primeiro passo é entender o público-alvo, ou seja, buscar informações sobre esse público, suas necessidades e gostos. 

“A internet é muito ampla com diversas possibilidades, então não tente vender ‘tudo’ para todos”, aconselha Vanessa. 

Uma  estratégia básica e eficaz para começar o negócio é focar em um público específico. Daí, direcione o mix de produtos, a precificação e estratégia comercial que atenda esse público. 

Em seguida, deve-se focar na busca de fornecedores de qualidade e uma análise da concorrência que existe no nicho escolhido para desenvolver o negócio.

O próximo passo é definir quais são os canais que melhor atende essa ideia: será redes sociais, loja online, marketplaces? 

Cada canal tem um jeito de funcionar e atende uma jornada de compra do cliente de maneira diferente. “Vale lembrar a importância em investir na capacitação do investidor nesses canais”, ressalta a consultora do Sebrae.

A escolha está voltada de acordo com o modelo de negócio que se está criando e que faça sentido para o mercado consumidor. 

Plano de negócios online: como fazer?

O Plano de Negócios online é uma forma do empreendedor se planejar e até errar antes de investir seus recursos no negócio. Vai servir de parâmetro para tomada de decisões. 

A etapa inicial do plano de negócio é a análise de mercado: cliente, fornecedor e concorrentes. Além disso, também passa por estrutura de negócio, análise financeira para ver a viabilidade da ideia até o plano de implementação.

Em um negócio digital o plano terá de conter características como: 

  • os meios de pagamentos digitais;  
  • as plataformas de venda;
  • plataformas de divulgação; 
  • logística de entrega;
  •  atendimento digital, que precisa ter agilidade e levar uma melhor experiência de compra ao cliente.

5 dicas para gerir negócios online

A consultora de negócios do Sebrae Vanessa Helena de Oliveira dá cinco dicas para gerir um negócio online. 

Veja abaixo quais são elas: 

  1. Estude as plataformas e como elas funcionam;
  2. Observe as métricas do comportamento do cliente na hora da compra;
  3. Atenda lembrando que do outro lado tem pessoas;
  4. As máquinas e a internet não vendem sozinhas;
  5. Negócios online precisam de cuidados e gestão constante.
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas