Novo programa do iFood abre 300 vagas para pessoas negras

Conheça o novo programa iFood Inclui Pessoas Negras, que oferece 300 vagas para profissionais negros --e outras iniciativas da empresa para promover a inclusão

Profissionais negros serão contratados em diversas áreas, com foco em tecnologia, até março de 2022


No Brasil, pessoas negras formam a maioria (55%) da força de trabalho, mas só a minoria (30%) ocupa cargos gerenciais, revela a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018. Além disso, durante a pandemia de Covid-19, a taxa de desemprego entre os trabalhadores negros foi 59% maior do que entre os brancos, segundo o instituto.

Para mudar essa realidade e promover uma inclusão real no mercado de trabalho, o iFood lançou, em novembro, o programa iFood Inclui Pessoas Negras, que vai contratar 300 profissionais negros de todo o país para diversas posições em diferentes áreas da empresa até março de 2022.

“Assumimos o compromisso público de sermos agentes de mudanças urgentes que favoreçam a diversidade e a inclusão e combatam uma sociedade desigual. Abraçar 300 brasileiros negros e negras que estão no mercado sonhando com a oportunidade de alimentar o futuro do mundo, representa muito para nós e faz parte desse movimento de inclusão que queremos promover cada vez mais”, afirma Gustavo Vitti, Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood.

Segundo Viviane Santos, líder do Pólen Orgulho Negro, grupo de afinidade de Raça e Etnia no iFood, o programa tem um potencial enorme de transformação social. “É uma ação no sentido de reparar um cenário histórico em que as pessoas negras foram privadas dessas oportunidades”, comenta Viviane Santos, líder do Pólen Orgulho Negro, grupo de afinidade de Raça e Etnia no iFood. “Como parte de um ecossistema social, as empresas têm a responsabilidade de fomentar essa discussão.”

A iniciativa está alinhada com a meta da empresa de ter 40% de pessoas negras entre seus funcionários e 30% em cargos de liderança até 2023. “Esse é um movimento que o iFood vem fazendo há algum tempo. Depois de fazer um recenseamento interno, entendemos que precisamos acelerar para ter mais pessoas negras e cumprir esse objetivo. O programa nasceu dessas discussões, e é um trabalho construído a várias mãos”, afirma Viviane.

Diversidade e Inclusão

O iFood Inclui Pessoas Negras foi elaborado por diversos times do iFood, com a colaboração de pessoas negras dos times de People Atraction, Comunicação Institucional, Branding e a liderança do grupo de afinidade de pessoas negras, o Orgulho Negro. A empresa contou também com a parceria de consultorias externas que a apoiaram no recrutamento e na seleção para vagas afirmativas.

Segundo Viviane, além das oportunidades para os profissionais mais jovens, a ideia é abrir mais espaços para profissionais seniores e com potencial de liderança. As inscrições para concorrer às vagas já estão abertas –para participar do processo seletivo, basta se inscrever no site.

O novo programa vem se somar a outras iniciativas da empresa em prol da inclusão de pessoas negras no mercado, como o Potência Tech –plataforma de cursos gratuitos e bolsas para quem quer aprender ou se especializar em tecnologia– e o Mentoria para Pessoas Negras, que acelera o desenvolvimento por meio de trocas, experiências e treinamentos práticos.

Compromissos globais

O iFood é, desde setembro de 2021, signatário do Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para que as empresas efetivamente combatam o racismo, revisando sua cultura interna e se reformulando para incluir mais pessoas negras em seus postos de trabalho e em cargos de liderança.

Quanto mais pessoas negras a empresa tiver, mais atrairá profissionais negros no futuro, aponta Viviane. “Queremos usar o viés de semelhança a nosso favor. Se tivermos mais profissionais negros como líderes e contratantes, teremos pessoas pretas olhando para pessoas pretas, com mais oportunidades não só de contratação, mas também de crescimento e desenvolvimento.”

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas