O beabá da inovação: conheça as palavras-chave desse universo

Beabá da inovação: um guia para tirar todas as dúvidas sobre as palavras mais populares desse universo.

Quando se fala em inovação, a própria palavra já vem com um monte de significados acoplados. Afinal, a inovação pode ser, por exemplo, disruptiva (algo totalmente novo que rompe com os padrões), incremental (melhoria no que já existe) ou aberta (troca de ideias até com um concorrente).

Mas esse é apenas o começo. Existe uma série de palavras ligadas a esse universo que fazem as pessoas franzirem a testa. Se você já recebeu um convite para um hackathon ou um brainstorming e pensou em procurar um dicionário, aqui vai uma lista com os principais termos ligados à inovação para não fazer feio nesse ecossistema tão criativo.

A

Abertura de capital – processo em que uma empresa transfere sua propriedade para um grande número de pessoas que desejam participar do negócio comprando ações.

Aceleradora – empresa que investe em startups com soluções inovadoras para ajudar a captar investimento e desenvolver clientes.

Agência de fomento – entidade de apoio a pesquisa que oferece linhas de crédito para financiar a implementação de projetos de desenvolvimento industrial.

Assessment – avaliação de pessoas para executar determinado desafio.

B

Big Data – base de dados captados na interação com usuários, computadores, máquinas e equipamentos e que pode gerar inteligência para prever comportamentos e outros fenômenos.

Blockchain – rede interligada em blocos na qual os usuários validam as informações entre si, possibilitando maior segurança dos dados e validação das informações autenticadas.

Bootcamp – pré-evento de imersão para preparar os participantes ao modelo mental de um desafio proposto.

Bootstrap – começar a empreender com recursos próprios e gastando o menos possível.

Brainstorming – sessão em grupo para dar ideias de como resolver um problema ou atingir uma meta de maneira inovadora.

C

Capital de risco – recursos financeiros aplicados para capitalizar empresas que estão no estágio inicial de desenvolvimento.

Capital Semente – recurso captado para um negócio que está em fase inicial –um investimento para dar os primeiros passos.

Certificação – procedimento para atestar, em documento formal, que a empresa tem qualificações de pessoal, processos, procedimentos ou itens que estão de acordo com as necessidades específicas aplicáveis.

Chamada pública – competição na qual se selecionam empresas para promover um projeto cooperativo em determinada área do conhecimento ou atividades consorciadas entre empresas e instituições de pesquisa para desenvolver uma inovação.

Cientista de dados – ou data scientist; profissional que trabalha com tecnologias e projetos relacionados à Inteligência Artificial.

Cluster – conjunto de empresas e organizações que se unem e interagem entre si para potencializar benefícios como atrair mais capital, ganhar dinamismo ou inovar em grupo.

Criptomoeda – moeda digital cujo valor é definido com base na oferta e demanda, regido pelo mercado, não por governos.

Crowdfunding – financiamento coletivo de um projeto ou protótipo, que pode ser em forma de doação plena ou ter participação no negócio como contrapartida ao investimento.

D

Design thinking – é um tipo de desenvolvimento de projetos que busca resolver problemas de forma interdisciplinar e colaborativa (e não só a partir do ponto de vista do consumidor).

Difusão tecnológica – propagar uma inovação entre usuários potenciais para fazer melhorias e adaptar a tecnologia ao comportamento do usuário.

E

Economia colaborativa – atividades baseadas no uso compartilhado de bens, espaços e instrumentos, que privilegiam o uso à propriedade.

Effectuation – processo dinâmico e criativo para desenvolver novas ideias em um ambiente empreendedor.

Escalabilidade – capacidade de replicar um produto ou serviço com facilidade, para atender a um grande mercado.

F

Fomento direto – ação sistemática de agências de fomento científico e tecnológico na busca de oportunidades para promover a inovação em empresas e organizações de pesquisa.

Front-end – parte de um site que é visível pelo usuário.

Fundo mútuo de participação – fundo que destina recursos captados com investidores institucionais para capitalizar empresas emergentes.

G

Gamificação – uso de elementos de jogos em atividades não-lúdicas para aumentar o engajamento das pessoas com determinada atividade.

Growth Hacking – modelo de trabalho que procura oportunidades ou brechas (hacks) para o sucesso e cria estratégias visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.

H

Hackathon – maratona que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de software para criar soluções específicas e criativas para um ou vários desafios.

HCD – Human-Centered Design, um processo de design e gestão para incluir a perspectiva humana em todos os processos de resolução de um problema.

I

Ideação – processo estruturado para gerar muitas ideias em um curto espaço de tempo, usando técnicas como o brainstorm e os mapas de empatia.

Incubadora de empresas – ambiente que abriga empresas nascentes e oferece assessoria em gestão e a infraestrutura e serviços necessários para desenvolver um novo negócio.

Inovação aberta – busca de novas ideias e tecnologias fora do ambiente da empresa, em cooperação com instituições de pesquisa, fornecedores e até concorrentes.

Inteligência artificial – inteligência demonstrada pelas máquinas, especialmente em análise de dados.

IoT – internet das coisas, ou seja, a conexão de objetos usando sensores para que eles troquem informações entre si.

Iteração – repetição de um processo para se aproximar do objetivo desejado.

J

Jornada do usuário – representação das experiências que o consumidor tem com os pontos de contato de uma empresa ou as interfaces de uma tecnologia.

L

Lean Canvas – quadro resumido de apresentação de um negócio com pontos para entender se vale a pena desenvolver uma ideia.

M

Maker – pessoa que tem capacidade técnica e executa com destreza a materialização de soluções (hardware e software).

Meetup – encontro temático para compartilhar conhecimento, compartilhar ideias e socializar com pessoas novas.

Mock Up – modelo visual de como vai ficar uma solução digital que está sendo desenvolvida (muito usado no desenvolvimento de aplicativos).

MVP – sigla, em inglês, para “produto mínimo viável”, é a versão mais simples de um produto ou serviço que pode ser lançada no mercado.

N

NDA – ou Non-Disclosure Agreement, é um acordo de confidencialidade na relação com parceiros para que informações sigilosas de uma inovação não venham a público.

Networking – rede de contatos.

O

Onboarding – técnicas para ambientar o usuário de uma nova plataforma.

Open Source – projeto com código aberto, que pode ser alterado por qualquer usuário que crie outros programas ou softwares.

P

Parque tecnológico – espaços que criam condições favoráveis para que as tecnologias desenvolvidas nas universidades e institutos de pesquisa sejam transferidas para o setor de produção, com o nascimento de empresas de tecnologia.

Patente – documento oficial que descreve uma invenção e define como ela pode ser explorada com a autorização de seu titular.

Peer to peer (ou P2P) – relação entre os pares dentro de uma rede (seguindo a lógica colaborativa).

Persona – perfil de usuário desenvolvido para ter uma ideia de quem é o público-alvo de um novo produto ou serviço.

P&D – sigla para Pesquisa e Desenvolvimento, uma pesquisa científica que deriva em desenvolvimento para uma indústria ou segmento específico.

Protótipo – modelo original representativo de alguma criação nova, que possui as características essenciais do produto e ainda será testado pela empresa.

Q

Quick Win – momento em que o cliente obtém rapidamente um sucesso na execução de uma ou mais ações-chave.

R

Realidade aumentada – integração entre o mundo físico e virtual mostrando algo virtual em um local existente ou vice-versa.

Roadmap – “mapa do caminho” em inglês; é a evolução projetada pelas empresas em seu produto/funcionalidade ao longo do tempo.

S

Scrum – metodologia visual para acompanhar projetos em 3 fases: base de atividades, o que está por fazer e o que já foi realizado.

Serendipidade – momento em que uma pessoa, por acaso, realiza uma descoberta ou encontra a solução para o que estava pesquisando.

Spin-in – criação de produtos e serviços que podem ser absorvidos por uma empresa-mãe, um negócio que já existe.

Spin-off – criação de uma nova empresa de produtos ou serviços inovadores, criados inicialmente a partir de um projeto inovador iniciado em uma “empresa-mãe”.

T

Transferência de tecnologia – processo de comprar tecnologias nacionais ou estrangeiras consideradas de interesse para a capacitação tecnológica de uma empresa e que contribua para o desenvolvimento econômico e social do país.

U

UX – sigla em inglês para experiência do usuário, um trabalho que mapeia a experiência do usuário com o produto ou serviço para avaliar se é fácil e agradável de usar.

V

Validação – processo de confirmação das hipóteses do negócio por meio de entrevistas diretas, interação com cliente e usuário.

Z

Zone to win – metodologia usada por empresas tradicionais para implementar uma inovação.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas