O que é um pitch deck (e como prepará-lo)

Com quase 200 investimentos em startups acontecendo por mês, em média, no Brasil (segundo dados da plataforma Sling Hub), ter um pitch deck afiado se torna uma importante ferramenta para conseguir concretizar uma rodada de investimentos.

O pitch deck é uma apresentação, geralmente em slides, feita em 5 minutos ou entregue para leitura e consulta. Existem até os formatos mais curtos, chamados de Pitch Elevator, de 1 minuto, em que você precisa apresentar sua ideia como se estivesse subindo em um elevador com um potencial investidor. 

Fato é que muitos associam o sucesso de um pitch deck a sua qualidade visual ou na própria oratória dos empreendedores das startups. No entanto, ter um negócio bem redondo pode ser bem mais relevante do que apenas ter uma boa apresentação e uma boa capacidade de oratória. 

Os principais erros cometidos na apresentação de um pitch deck são não respeitar o tempo disponível, querer falar tudo de uma vez, não conseguir despertar o interesse da outra parte e não ter avanços, tração e resultados concretos. Relacionado ao negócio, é basicamente a startup ter ficado apenas no campo das ideias e ter executado ou validado suas soluções com pouca interação com os usuários ou clientes.

Um pitch deck não precisa apresentar missão, visão e valores, histórico completo da empresa, muitos slides falando apenas do problema, e ter todas as informações na primeira vez. Lembre-se que o seu objetivo é conseguir uma próxima reunião; se despertar o interesse, você pode enviar a apresentação completa posteriormente. 

Uma sugestão de estrutura é não ultrapassar mais do que 15 slides, contendo as seguintes partes:

  • Capa com resumo em uma frase da startup;
  • Problema que está resolvendo;
  • Tamanho do mercado e potencial da oportunidade; 
  • Como funciona a solução;
  • Qual é o modelo de negócio e a forma de monetização;
  • Quais são as estratégias de crescimento e distribuição;
  • Os principais números, avanços e tração; 
  • Quem forma o time, se tem conselho ou outros investidores;
  • Quais são os próximos passos, roadmap, valor da rodada, e pedidos finais;

Algumas recomendações finais são: prefira enviar em documento fechado (PDF), usar menos de 10 MB de espaço, inserir fontes nos dados e informações quando necessário, inserir os seus contatos no final e treinar o máximo de vezes que for possível até você se sentir confortável e ter domínio.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas