O que significam todas as letras da sigla LGBTQIAP+?

Você sabe quais comunidades cada letra representa? A gente explica todas aqui

A sigla LGBTQIAP+ representa as pessoas que de alguma forma não se identificam com a heterossexualidade ou com o conceito de que só existem dois gêneros (masculino e feminino), explica a historiadora e professora Chelsea Del Rio ao The Skimm.

Nos anos 1970, quando começaram os maiores movimentos pelos direitos de pessoas homossexuais e transexuais nos Estados Unidos, os ativistas geralmente usavam a palavra gay para definir homens e mulheres homossexuais. Nos anos 1980, os eventos e as organizações passaram a usar gays e lésbicas, segundo a professora.

No final dos anos 1980 é que começaram a surgir as letras B (para bissexuais) e T (para pessoas transgênero). Assim, ao longo dos anos 1990, essas organizações passaram a usar a sigla LGBT. No Brasil também era comum dizer GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) e, entre os ativistas, GLBT, já contemplando as novas letras. 

Pouco mais tarde, o L veio para o início da sigla, para reconhecer a luta das mulheres lésbicas e feministas. Por aqui, o LGBT vai se tornar popular depois de 2008, ao adotar oficialmente pela primeira vez na 1ª Conferência Nacional GLBT, explica ao UOL Fábio Mariano Borges, doutor em sociologia pela PUC-SP e consultor de Inclusão da Diversidade.

Ao mesmo tempo, começam a surgir novas denominações para incluir mais comunidades, até chegarmos a LGBTQIAP+. “A sigla reflete um maior reconhecimento de gênero e diversidade sexual —e uma melhor consciência dessa diversidade”, comenta Chelsea.

Portanto, entenda a sigla:

O que significa cada letra de LGBTQIAP+

Lésbica: mulheres que são romanticamente ou sexualmente atraídas por outras mulheres. 

Gay: homens que sentem atração romântica ou sexual por outros homens (também pode ser usado para falar de todas as pessoas homossexuais, independentemente do gênero).

Bissexual: pessoa que sente atração romântica ou sexual por mais de um gênero. 

Transgênero, Travesti e Transexuais: pessoas cuja expressão ou identidade de gênero é diferente do sexo biológico que foi atribuído no nascimento. 

Queer: termo que indica qualquer pessoa que não é heterossexual ou cuja sexualidade ou identidade de gênero muda com o tempo. Além disso, pode significar “questionando”, ou seja, alguém que está explorando sua sexualidade ou gênero.

Intersexual: pessoa que nasceu com características sexuais (como genitais ou cromossomos) que não se enquadram nas categorias binárias masculinas ou femininas. 

Assexual: quem sente pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas.

Pansexual: pessoas que se sentem atraídas por todos os gêneros; tem quem não coloque a letra P na sigla por entender que essa classificação já está contemplada pelo “B” de bissexuais.

+: o sinal de mais está aqui para indicar que a comunidade inclui mais expressões de gênero e de sexualidade, como o arromantismo (não ter desejo de viver um romance) e o poliamor (cultivar vários relacionamentos amorosos ao mesmo tempo).

Sem o sinal de mais, a sigla vai longe: existem versões com até 52 letras. “Ela carrega todas as possíveis manifestações de sexualidade e dá importância para a inclusão das diferentes letras e indivíduos que elas representam”, comenta Fábio no UOL.  

“A maternidade para lésbicas, a paternidade para gays, o acesso a tratamento clínicos e nomes sociais para transexuais. A sigla é fundamental para lembrar que, embora todos eles sejam do universo LGBTQIA+, cada uma dessas pessoas sofre preconceitos e tem demandas específicas.”

Conheça a nova bandeira LGBTQIAP+

A bandeira LGBTQIAP+ foi atualizada com o objetivo de demonstrar ainda mais a diversidade e inclusão.  Assim, a mudança vai refletir as diferentes orientações dentro da comunidade.

Portanto, além das cores do tradicional arco-íris, as cores rosa claro, azul claro, roxo, preto, marrom e branco foram incorporadas.

Além das cores, o formato da bandeira também mudou. As novas cores estão listadas formando uma seta para o lado direito, representando o progresso da causa LGBTQIAP+.

Já o círculo roxo sobre o fundo amarelo, vai simbolizar o orgulho intersexo.

A alteração é um fato muito importante dentro da comunidade LGBTQIAP+, especialmente para reconhecer e celebrar toda a diversidade. Além disso, outra meta importante é ser ainda mais inclusivo e promover um ambiente de igualdade e aceitação. 

Confira o significado das cores LGBTQIAP+

Atualmente, a bandeira LGBTQIAP+ é representada por 13 cores. Veja o significado de cada uma delas: 

  • Amarelo e roxo: orgulho das pessoas intersexo
  • Branco, rosa e azul: comunidade trans
  • Marrom e preto: luta antirracista
  • Amarelo: luz do sol
  • Verde: representação da natureza
  • Turquesa: arte e magia
  • Violeta: todo o espírito humano
  • Vermelho: vida
  • Laranja: cura

Entenda como o iFood contribui para a comunidade LGBTQIAP+

Ao usar o app do iFood, você apoia diretamente a inclusão da comunidade LGBTQIAP+. 

Nosso aplicativo oferece recursos de filtro para encontrar estabelecimentos LGBTQIAP+-friendly, permitindo que a comunidade encontre lugares acolhedores e seguros para fazer seus pedidos. 

Dessa forma, você pode se sentir parte de uma comunidade que valoriza e respeita as diferentes identidades e orientações. 

Além disso, a empresa forma parcerias com estabelecimentos da comunidade LGBTQIAP+, impulsionando seus negócios e promovendo a visibilidade desses locais. 

Por fim, o iFood patrocina eventos e campanhas que celebram a diversidade e promovem a igualdade de direitos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas